“‘Raça’ pensada como construto social, princípio de classificação
que ordena e regula comportamentos e relações sociais, tem
vinculação direta com a Geografia. [...] Quando falamos em
‘negros’, nos remetemos diretamente à ideia de uma
comunalidade de origem histórico-geográfica: África. Quando
falamos em ‘brancos’, uma origem que remete à Europa.”
(Adaptado de: SANTOS, Renato Emerson dos. Lei 10.639 e o Ensino de Geografia:
Construindo uma agenda de pesquisa-ação. Em
http://www.revistas.usp.br/article/view/102810)
As opções a seguir, apresentam argumentos corretos
relacionados ao fragmento acima, à exceção de uma. Assinale-a.
Milton Santos, em sua obra Pensando o Espaço do Homem,
analisa o “período técnico científico e a universalização da
sociedade”.
Com relação a essa análise, analise as afirmativas a seguir.
I. A técnica é um objeto de elaboração científica sofisticada e a
tecnologia e mass-media estão entre os pilares do atual
período tecnológico.
II. O Estado torna-se internacionalizado por suas funções
externas e internas, e para assegurar as condições do
crescimento econômico ao nível mundial.
III. Os mecanismos de dominação são sistematicamente
elaborados e os países subdesenvolvidos assistem à utilização
intensiva da sua força de trabalho.
Assinale:
“A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo
do processo de globalização tem levantado importantes questões
sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O
aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de
mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a
concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem
demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias
de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm
mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema
aberto para a pesquisa geográfica.”
(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos.
São Paulo: Contexto, 2011)
Considerando as relações entre os conceitos de rede e território,
analise as afirmativas a seguir.
I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade,
permanecendo muitos interstícios para outras formas de
organização do espaço.
II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as
redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um
processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.
III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e
territórios, enquanto as mais introvertidas acabam
estruturando novos territórios, fortalecendo processos
dentro dos limites de suas fronteiras.
Está correto o que se afirma em
Com relação aos efeitos da difusão das redes de
telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na
dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise
as afirmativas a seguir.
I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de
proximidade geográfica foram marginalizados.
II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das
novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.
III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas
quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.
Assinale:
“Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização
da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão
‘moderna’ participou das representações sobre o território e a
população brasileiros.”
(Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil:
meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná
Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
2012)
Com relação aos elementos que, no período citado,
sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista
de um destino de grande potência para o país, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de
desenvolvimento econômico.
( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como
referência para sua política externa.
( ) A dimensão territorial como expressão da sua força
geopolítica no cenário internacional.
“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral
e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas
sociais e de um projeto educacional para o país, a formação
inicial e continuada dos professores, a remuneração e as
condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de
estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de
ensino.”
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de
conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003)
As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam
a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a.
O documento “Programa Mais Educação” da rede municipal de ensino de São Paulo aborda a educação para as questões étnicoraciais, a partir da reflexão sobre a instituição das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Sobre essa temática, o documento “reconhece o papel fundamental da educação no que tange à eliminação das _____ e para a emancipação dos grupos historicamente discriminados. No entanto, ainda existe uma série de lacunas para que as instituições escolares possam cumprir este papel, entre os quais se destacam a _____ de educadores, ainda muito incipiente no trato com a diversidade, e a tímida implementação das leis que pautam a _____ da inclusão curricular de conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas, fazendo com que se reproduzam no espaço escolar preconceitos que, na realidade, deveriam ser _____”. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre as características da Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos. ( ) A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. ( ) O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita. As afirmativas são, respectivamente,
Leia a manchete a seguir

Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes
Curriculares Nacionais
As políticas de avaliação da aprendizagem devem ter, como finalidade essencial, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos. De acordo com BONAMINO e SOUZA, esta finalidade pode perder força quando passam a focalizar os resultados dessas avaliações como subsídio a políticas de
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I.O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II.O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III.O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir;

A imagem ilustra uma importante característica da Educação a
Distância.
Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.
I.A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e
comunicação.
II.Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas
em lugares ou tempos diversos.
III.É uma modalidade de ensino em que devem estar previstos
momentos presenciais para avaliação e estágios.
Está correto o que se afirma em
Em um laboratório de ciências de uma escola pública de São Paulo, o professor colocou algumas folhas de espinafre para ferver em água com bicarbonato e, depois, mergulhou-as em um pouco de metanol. Passados alguns instantes, foi decantado um líquido verde transparente. Os alunos logo perguntaram se aquilo era a clorofila. Para mostrar o que havia naquele líquido, o professor mergulhou a extremidade de uma tira de papel de um coador de café verticalmente sobre o extrato e, após alguns instantes, formaram-se quatro faixas coloridas no papel: ? uma alaranjada – correspondente aos carotenóides; ? uma amarelada – correspondente às xantofilas; ? duas verdes – uma correspondente à clorofila a e outra à b. A finalidade dessa experiência foi fazer com que os alunos percebessem que o líquido esverdeado era uma
O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução
dos seres vivos.
Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do
gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três
ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,
conforme as propostas a seguir.
I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a
ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.
II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os
seres vivos se modificam ao longo do tempo.
III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de
Lamarck quanto a de Darwin.
Assinale:
Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir. I.A ciência começa com a observação. II.A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento. III.A teoria precede a observação. Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado