According to Jordão (2013), critical pedagogy differs from structuralist pedagogies because, among other reasons, it
Critical literacy emphasizes the need to use language as a vehicle for social change. One of the strategies a teacher may use for this purpose is
In a classroom situation in which the student asks the teacher if British or American pronunciation should be preferred, the most adequate answer the teacher should give, from a postcolonial orientation, is:
Duboc (2016, p. 65) mentions three generations of evaluation
practices.
Match the frameworks and the focus of their methods:
1- Behaviorism
2- Constructivism
3- Sociocultural theories
( ) Learner-centered methods
( ) Language-centered methods
( ) Learning-centered methods
Indicate the option that shows the correct matching, from top to
bottom.
Bohn (2013, p. 83 and 90) argues that in Brazil teacher identity has been strongly influenced by
Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
“Para muitas crianças, ao término da infância e da adolescência, a aula de Educação Física terá sido a única oportunidade de uma prática esportiva orientada e sistematizada. Todavia, desigualdades de gênero ali presentes ainda educam de formas distintas corpos de meninas e meninos.” (Altman, 2015) A esse respeito, analise as situações a seguir. I.Em uma turma mista de futebol, o treinamento é realizado seguindo o modelo profissional, com foco no desempenho, sem contemplar, em suas atividades, as diferenças de habilidades. II.Na escola, o professor conduz a aula de forma que os alunos apenas exibam as habilidades adquiridas em outros espaços, permitindo que joguem, dancem ou pratiquem o que desejarem, na forma como desejarem. III.Para um dia de lazer, o professor faz uma enquete e decide que os meninos farão um torneio de futebol e, as meninas, aula de maquiagem. Os momentos de distinção entre gêneros, durante uma aula de Educação Física, são representados
A proxêmica é definida como “o uso do espaço pessoal em um meio social enquanto produto cultural específico” (Hall. 1977, citado em Arroyo e Silva, 2012) Assinale a opção que apresenta as quatro categorias corretas para esse conceito.
Do ponto de vista sociológico, a criança é produtora de cultura e tem cidadania ativa, interpretando a sociedade de forma singular. Sobre as crianças no ambiente escolar, assinale a afirmativa incorreta.
Leia o fragmento a seguir. “Ano passado eu sempre brincava com as meninas. [Com] menino mesmo, eu nunca brincava. […] Os meninos ficavam entrando nas nossas brincadeiras com meninas e: ‘Ah, isso aí é brincadeira de muiezinha.’ ‘Tudo é brincadeira de muiezinha.’ E eu brincava só com as meninas mesmo assim.” (Altman. 2015) O trecho acima apresenta elementos de relação entre os gêneros na escola, à exceção de um. Assinale-o.
Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).” Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é
De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica
uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries
iniciais do Ensino Fundamental (até 3ª série).
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir;

A imagem ilustra uma importante característica da Educação a
Distância.
Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.
I. A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e
comunicação.
II. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas
em lugares ou tempos diversos.
III. É uma modalidade de ensino em que devem estar previstos
momentos presenciais para avaliação e estágios.
Está correto o que se afirma em