A Lei nº 8.987/1995 considera encampação
Para Barroco e Terra (2012), a emancipação é o valor de caráter humano-genérico mais central do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, indicando sua finalidade ético-política mais genérica. Os demais princípios (valores) essenciais: a liberdade, a justiça social, a equidade e a democracia são simultaneamente valores e formas de viabilização da emancipação humana. Esses valores foram situados entre os princípios fundamentais do Código de Ética da seguinte forma:
I. reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
II. defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;
III. posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
IV. articulação com os movimentos de outras categorias profissionais, ainda que não partilhem dos princípios desse Código.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
Dadas as afirmativas sobre a gênese do Serviço Social e sua relação com a questão social e as políticas sociais, de acordo com Netto (2001),
I. A questão social dá base para a emergência da profissão quando se transforma em objeto de intervenção do Estado.
II. Há uma mediação política entre questão social e Estado, instrumentalizada pelas políticas sociais.
III. A questão social, por si só, determina o surgimento do Serviço Social.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Na gravura, alterando-se o sujeito dos verbos do período para “nós" (1ª pessoa do plural), tem-se a seguinte modificação das formas verbais:
Dadas as afirmativas a respeito do texto,
I. Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano.
II. O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa.
III. A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A conjunção em destaque já que estabelece o sentido de
Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,
I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.
II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros", os quais substituem “pessoas", baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).
III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Apesar de o personagem-narrador aparentar pedir desculpas ao leitor pela narrativa que apresentará, não desiste de escrever e atribui a necessidade de escrever
Em relação ao texto, chega-se à conclusão de que
Assinale a alternativa cujo fragmento extraído do texto apresenta um desvio da norma culta da língua quanto ao uso dos pronomes demonstrativos.
Dados os fragmentos do texto,
I. “levantou-se resolvido a entrar na rua assim mesmo"
II. “A carne comprimiu-se"
III. “rasgou-se a meia molhada"
IV. “e a gravata foi amarrada"
verifica-se que a voz passiva está presente apenas em
Dadas as igualdades, no contexto do texto,
I. [[2]] = 2.
II. [[3,1]] = 3.
III. [[-1,5]] = -1.
verifica-se que é(são) verdadeira(s)
Dadas as proposições quantificadas,
verifica-se que são verdadeiras apenas
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola oportuniza o esclarecimento do tipo de situação descrita no texto promovendo
Segundo o texto, o projeto de educação de um município deve se guiar pela