Nos termos da Lei nº 10.741/2003, ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita, EXCETO:
“Joãozinho, 10 anos, chega ao consultório odontológico acompanhado de seus pais que estão desesperados. O menino sofreu um acidente de bicicleta e o incisivo central superior direito ‘saiu inteiro’ da boca.” Como o dente em questão é representado no sistema de notação ISO/FDI?
A operação dos aparelhos de raios-x requer cuidados com a proteção dos pacientes e dos operadores. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
“A técnica _____________ é o método de escovação mais utilizado. A cabeça da escova fica posicionada perpendicularmente à superfície do dente e aplica-se o movimento horizontal. As superfícies oclusais, linguais e palatinas são escovadas com a boca aberta, enquanto a vestibular é limpa com a boca fechada para diminuir a pressão da bochecha sobre a escova.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
De acordo com a política nacional de saúde bucal a aplicação tópica de flúor visa a prevenção e controle da cárie, por meio da utilização de produtos fluorados em ações coletivas. São situações em que é indicada a aplicação tópica de flúor, EXCETO:
A boca é dividida em duas arcadas dentárias (superior e inferior). Cada arcada pode ser dividida em hemiarcadas ou sextantes. Considerando que todos os dentes estão presentes na boca, quantos dentes possui o sextante superior posterior direito?
Considerando alguns princípios ou critérios da textualidade tais como: situacionalidade, intencionalidade,
intertextualidade e informatividade; estabeleça adequadamente a relação com os aspectos por eles apresentados.
Dividindo-se a idade de Alexandre, que é um número natural, pela idade de seu irmão Bruno, que é sete anos mais novo, obtém-se como quociente 1,2 e como resto zero. A soma das idades desses dois irmãos é igual a:
Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado
contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de
suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados
evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque
um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo
contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada
sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de
desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar
corretamente que:
Cascavel é um município situado no oeste do Estado do Paraná, apresenta uma geografia física exclusiva. Sobre a geografia física de Cascavel, é correto afirmar que:
“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?
Leia o fragmento de texto.
“Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As
crianças acabam de almoçar. As crianças de 5 anos (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: ‘é hora de
dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos’. Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado. Alguns
tentam cumprir o ‘descanso compulsório’.” (Sanches, 2003, p. 160)
Considerando a rotina na hora do sono, a cena descrita retrata as seguintes situações:
I. Provoca uma sensação de bem-estar.
II. O ambiente é adequado e favorece o repouso.
III. As crianças são desrespeitadas em sua individualidade.
IV. Leva em consideração as necessidades biológicas e individuais das crianças.
Está(ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )
De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky
(1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva
interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou
tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação
com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de
instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a
ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se
independente.
IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem
como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.
V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no
desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são
individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos
seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).
Estão corretas apenas as afirmativas
A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta
por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se
integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o
jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a
sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à
sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção
por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que,
atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS
ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20
anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode
ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens
sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade
entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras
drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em
relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de
que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o
outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou
maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa
de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de
comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões
de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que
propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que "todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem".
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)
No trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de
comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente." (4º§), a expressão destacada exprime ideia de
Um produto em alta no mercado teve seu preço aumentado duas vezes em um período de duas semanas:
• na primeira semana, seu valor subiu 10%; e,
• na segunda semana, seu valor subiu 15% em relação ao valor da semana anterior.
Sabendo que o preço ao final dos aumentos citados foi de R$ 2.024,00, é correto afirmar que o valor inicial do produto é um preço compreendido entre