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No âmbito do AEE são desenvolvidas atividades de acordo com as necessidades educacionais específicas dos estudantes, tais 
como:

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é construída por diferentes atores e marcos 
normativos, dentre eles o Decreto nº 7.611/2011, que dispõe, dentre outras providências, da educação especial e do atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa que descreve corretamente todos os sujeitos que o Decreto nº 
7.611/2011 define como Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).

Na organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a equipe pedagógica envolvida é responsável por organizar 
o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando as orientações da Instrução Normativa nº 003/2024 –
DEDUC/SEED do estado do Paraná, qual a organização possível?

Podem ser consideradas, ao menos, três tendências sobre o modo de pensar e praticar a inclusão, atualmente, nos sistemas 
educacionais, as quais diferem em natureza, princípios e formas de concretização, em sala de aula. Uma delas é considerada 
a forma mais conservadora de todos os conceitos. Dos partidários desse posicionamento, ouvem-se afirmações do tipo “se 
todos os professores forem capacitados antes”, “quando todas as escolas estiverem adaptadas”, “apenas se diminuírem o 
número de alunos por turma”, “se eu tiver um especialista como auxiliar...” ou seja, são afirmações que remetem a um futuro 
incerto e que, pela impossibilidade de concretizarem-se a curto prazo, inviabilizam o direito de acesso e permanência dos 
alunos público-alvo da inclusão à escola, no momento atual, descumprindo o preceito assegurado na Constituição Federal. 
As informações mencionadas harmonizam-se com a inclusão:

A tecnologia assistiva é o termo usado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar 
ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. 
Assim, a tecnologia assistiva inclui ampla gama de equipamentos, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os 
problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências, caracterizando-se, desse modo, fundamentalmente, por seu caráter:

A Lei Municipal nº 2.378/1992 aduz que, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, poderão ser efetuadas contratações de pessoal por tempo determinado, mediante contrato de locação de serviços. Consideram-se como de necessidade temporária de excepcional interesse público as contratações que visem:

A alfabetização promove ao indivíduo a capacidade de ler e escrever, sendo um processo pelo qual a pessoa adquire o conhecimento de um código e habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, domina técnicas para exercer a arte e a ciência da escrita e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão, interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização deve seguir juntamente com o letramento, apesar de serem dois processos de significados diferentes. O letramento abrange o conjunto de habilidades relacionadas à leitura e escrita, como também reconhecimento de letras e palavras, compreensão de textos, habilidades gramaticais e ortográficas, dentre outros. Sobre as estratégias que possam ser utilizadas para estimular o letramento infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Usar livros é essencial para estimular a leitura. Permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler e reservar um lugar tranquilo destinado à leitura é fundamental para incentivar o letramento. É importante deixá-los ao alcance das crianças, sendo possível manuseá-los e explorá-los sempre que quiserem.

( ) A leitura é uma das atividades mais importantes para o incentivo do letramento infantil. Portanto, ler para as crianças todos os dias, torna-se uma maneira cansativa de estimular o interesse pela leitura e o vocabulário. Além disso, a leitura compartilhada pode tirar a independência e autonomia da criança.

( ) Além da leitura, a escrita é uma habilidade essencial do letramento. Estimular a criança escrever desde cedo, mesmo que 
seja apenas rabiscos ou letras soltas, se torna um método conjunto, auxilia o entendimento e desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, assim como o pensamento crítico e a interpretação de texto.

A sequência está correta em

Historicamente, desde o método científico até a quebra do seu paradigma, a pesquisa era considerada privilégio de poucos que detinham os saberes e procedimentos para a sua efetivação; esse pensamento hierárquico ainda tem grandes repercussões atualmente. Uma delas é mencionada por Tardif na valorização dos saberes universitários frente aos saberes dos professores. Acerca do exposto e considerando a pesquisa na prática docente, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Analise as situações hipotéticas a seguir considerando que todos os personagens são servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e regidos pela Lei Municipal nº 3.526/2003.

I. Berenice é professora II com regência em turmas do primeiro segmento (1ª a 4ª série do ensino fundamental); sua carga horária é de doze horas semanais.
II. Elizabeth é professora I com regência de turma de 5ª a 8ª série do ensino fundamental; sua carga horária é de doze horas semanais.
III. Cláudia é professora III; sua carga horária é de quarenta horas semanais. 


Considerando o Estatuto do Magistério Público Municipal, está INCORRETA a carga horária apenas de 

Durante uma viagem de férias, Michele resolveu experimentar uma pizza que vinha em um formato de um decágono regular. Para comer essa pizza, Michele a dividiu em 10 pedaços iguais, formando 10 triângulos isósceles idênticos. Sendo assim, o valor do maior ângulo interno do triângulo formado por cada pedaço é:

A professora mostra um livro de literatura infantil a Miguel, aluno autista com bom nível de expressão oral, e solicita a leitura 
do trecho: “o rato falou para a pata: o céu pegou fogo”. 

Professora: Leia Miguel.
Miguel: Rato. E este nome aqui é o pato. (aponta para a palavra pata)
Professora: Muito bem, é isso mesmo.
Miguel: Falou com a pata...
Professora: Falou o quê?
Miguel: Falou que o céu pegou fogo!
Professora: Quem disse isso?
Miguel: O rato falou para a pata que o céu pegou fogo.

A análise da interação permite afirmar que o aluno empregou estratégia de:

Gabriel está à procura de uma churrascaria para almoçar durante o final de semana e, depois de selecionar as melhores churrascarias da cidade, optou por duas que eram melhores avaliadas. As duas churrascarias tinham as mesmas opções de almoço e a mesma qualidade no atendimento; a diferença ficava por conta do valor cobrado pelo serviço, conforme tabela a seguir:

Como Gabriel sempre compra uma unidade de sobremesa após almoçar, é correto afirmar que a churrascaria A passará a ser financeiramente mais atrativa para quantidades de churrasco que pesem a partir de qual peso?

Sabemos que o referencial curricular da rede é o documento que define e estabelece, considerando a Base Nacional Comum 
Curricular (BNCC), os direitos de aprendizagem dos estudantes brasileiros para cada etapa/ano/série da educação básica 
por meio do desenvolvimento de competências e habilidades. É quase impossível, tendo em vista as dificuldades de aprendizagem, que todos avancem sem algum comprometimento; de outro lado, é importante compreender que não é possível 
que o estudante avance na escolaridade sem aprender e que, infelizmente, há um acúmulo de defasagens que precisará 
ser trabalhado. É preciso construir uma trajetória de aprendizagem que dê conta de recompor e interromper a produção 
de novas defasagens. Para que isso aconteça, a reorganização curricular é indispensável para que os estudantes avancem 
no desenvolvimento de outras habilidades, devendo ser orientada pelos critérios de:

Entenda a Lei Brasileira de Inclusão


A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.

A Lei foi editada em 06 de julho de 2015, mas entrou em vigor no dia 03 de janeiro de 2016, após cumprir um período de vacância de 180 dias, passando a beneficiar mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, de acordo com os dados do IBGE.

A Lei Brasileira de Inclusão foi criada a fim de dar efetividade à Convenção Internacional da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados pelo Brasil, em Nova York, no dia 30 de março de 2007.

A principal inovação da LBI foi a mudança no conceito jurídico de “deficiência”, que deixou de ser considerada como uma condição estática e biológica da pessoa, passando a ser tratada como o resultado da interação das barreiras impostas pelo meio com as limitações de natureza física, mental, intelectual e sensorial do indivíduo.

No entanto, mais do que o conceito de deficiência, a LBI trata de diversas ferramentas para garantir que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados, e para que possam se defender da exclusão, da discriminação, do preconceito e da ausência de acesso real a todos os setores da sociedade.

Tamanha a gama de ferramentas introduzidas pela LBI, que dentre o seu texto encontram-se dispositivos que alteraram normas estabelecidas no Código Eleitoral, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto das Cidades, Código Civil, Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, dentre outras.

A LBI assegura às pessoas com deficiência a oferta de sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, de acordo com suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Estabeleceu, ainda, o dever do poder público, dentre outros, de instituir projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

Importante destacar que a LBI estabelece que as instituições privadas, de qualquer nível ou modalidade, devem cumprir todas as políticas de inclusão e oferecimento de atendimento educacional especializado, sendo proibida a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas.


(Ivan Almeida. Disponível em: https://www.politize.com.br/lei-brasileira-de-inclusao/. Fragmento. Acesso em: 12/2002.)

Os conectivos são recursos utilizados para estabelecer a relação de sentido entre as palavras e entre as partes do texto. Assim, o texto se torna coeso. Analise o emprego do conectivo “mas” no seguinte trecho: “A Lei foi editada em 06 de julho de 2015, mas entrou em vigor no dia 03 de janeiro de 2016, [...]” (2º§) Assinale a alternativa que substitui o conectivo “mas” de modo que a relação expressa no trecho seja mantida.

O Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil) oferece tipos de alinhamento de texto, sendo eles: 
alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado. Em idiomas em que a escrita é da direita para a esquerda, como árabe ou hebraico, o alinhamento à direita é comum e natural. Para selecionar todo o texto e, em seguida, alinhá-lo à direita, quais teclas de atalho devem ser utilizadas pelo usuário, respectivamente?

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