Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.
Não há grandes oscilações de temperatura média do ar entre litoral e sertão no estado de Alagoas: as temperaturas, em média, se caracterizam pelo calor do clima tropical oceânico e semiárido ao longo de todo o ano.
A formação socioespacial da agropecuária de Alagoas é um processo histórico marcado por vários ciclos econômicos, iniciando-se com o pau-brasil, o algodão e passando pela pecuária e cana-de-açúcar. Considerando essas informações, julgue o item seguinte, referente à agroindústria alagoana.
O Nordeste brasileiro é uma das regiões mais competitivas para a produção de cana-de-açúcar no mundo, sendo entre setembro e março o período de safra da produção do setor sucroalcooleiro em Alagoas, com destaque para a produção dos derivados açúcar e álcool.
A respeito das formações vegetais do estado de Alagoas, julgue os item que se segue.
O sertão de Alagoas possui áreas com altitude superior a 1.000 metros que, por receberem ventos provenientes da bacia do São Francisco, são mais úmidas e apresentam uma vegetação de maior porte, com forte presença de palmeiras, que as demais regiões do sertão.
Considerando as informações apresentadas e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o item subsequente, relativos à economia do estado de Alagoas.
O desigual desenvolvimento industrial do estado de Alagoas decorre da ausência de complexos industriais no interior do estado e do fato de a indústria alagoana se concentrar em sua totalidade na região metropolitana de Maceió.
No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.
A memória é uma representação do passado e, como tal, pode servir de fonte histórica.
A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.
O antropocentrismo é um dos elementos caracterizadores do Renascimento.
As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue o seguinte item.
A descolonização foi um fenômeno iniciado após a Segunda Guerra Mundial e que se irradiou da Ásia para a África.
Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.
Os avanços nas investigações da história e da paleontologia concluíram que o homem anatomicamente moderno (Homo sapiens) surgiu na Europa, invalidando a tese de que a África seria o berço da humanidade atual.
Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.
O comércio exterior teve um papel relevante na política e na economia meroíta, pois o Estado de Kush foi um entreposto de grande importância para as rotas comerciais que se deslocavam entre o alto Nilo e o mar Vermelho.
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
O Islã tornou-se a religião oficial do Império do Mali, o que favoreceu o surgimento de uma classe de letrados e das conexões com o mundo árabe, marcadas pelas peregrinações à Meca realizadas por alguns de seus imperadores.
Considerando o texto apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história dos reinos africanos da região do Golfo da Guiné, julgue o item seguinte.
Os Estados de Oyo e do Benin, primeiro Estado do Golfo da Guiné a estabelecer relações com os portugueses tanto no campo comercial como político, tornaram-se reinos influentes na região.
Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.
No que se refere às regências, a estudante está equivocada, pois o período regencial foi de instabilidade política, evidenciada em rebeliões como a Sabinada, na Bahia, cujos líderes optaram por limitar a independência da região à menoridade de D. Pedro II.
Tendo os trechos dos documentos históricos precedentes como referência inicial, julgue o seguinte item, acerca do período democrático (1946 – 1964) instituído ao fim do Estado Novo, do regime militar, e do processo de redemocratização do Brasil.
O suicídio de Getúlio Vargas adiou a ditadura militar de 1964, pois a comoção nacional resultante de seu ato impediu que chegassem ao poder as forças políticas que eram contrárias ao trabalhismo e conspiravam pela queda do presidente.
Tendo os trechos dos documentos históricos precedentes como referência inicial, julgue o seguinte item, acerca do período democrático (1946 – 1964) instituído ao fim do Estado Novo, do regime militar, e do processo de redemocratização do Brasil.
Quando João Goulart afirmou, em seu discurso, que dispunha de apoio militar, ele se referia a grupos das Forças Armadas favoráveis ao seu projeto de reforma do Brasil por meio das reformas de base, demonstrando que, às vésperas do Golpe de 1964, havia uma clara cisão na instituição.
Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue o item seguinte.
O uso dos indígenas como mão de obra na produção açucareira foi rapidamente considerado inviável pelos portugueses e, por essa razão, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco.