Acerca das competências e das habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de história, julgue o item seguinte.
Na perspectiva dos PCNEM, o ensino de história deve ampliar a noção de tempo histórico.
Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.
Pesquisadores especializados no passado da África destacam o protagonismo africano na construção do Egito Antigo e defendem a tese que considera a África um espaço civilizatório.
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
Uma das cidades mais conhecidas da marcante vida urbana dos Estados sudaneses foi Tombuctu, que chegou a ter milhares de habitantes, grandes mesquitas, bibliotecas, escolas e universidades islâmicas.
Considerando o texto apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história dos reinos africanos da região do Golfo da Guiné, julgue o item seguinte.
A arte da civilização Ifé-Benin destacou-se pela criação de estátuas de madeira, que tinham um uso marcadamente político na homenagem e no culto aos reis e mandatários locais.
A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue o item a seguir.
A concessão de alforria aos descendentes de africanos escravizados enfraqueceu as rebeliões escravas ao tornar-se mecanismo de distinção entre negros escravizados e negros e mulatos livres.
No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.
O governo de Floriano Peixoto conteve a Revolta da Armada por meio do apoio de navios de guerra estrangeiros atracados na Guanabara e das elites cafeeiras paulistas, para as quais a revolta punha em risco um futuro governo civil da República.
Tendo os trechos dos documentos históricos precedentes como referência inicial, julgue o seguinte item, acerca do período democrático (1946 – 1964) instituído ao fim do Estado Novo, do regime militar, e do processo de redemocratização do Brasil.
A política econômica instituída pelo regime militar manteve o Estado como condutor do desenvolvimento econômico, reduzindo a concentração de renda e as desigualdades sociais.
Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue o item seguinte.
A conquista do interior do estado de Alagoas consolidou-se a partir da guerra contra Palmares, na medida em que as terras tomadas foram distribuídas entre soldados, com destaque para a sesmaria recebida por Domingos Jorge Velho.
No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue o item seguinte.
No processo de independência do Brasil, violentos conflitos ocorreram nas regiões Norte e Sul do país, inclusive em Alagoas, que, ainda em 1822, foi palco da guerra de independência quando as tropas de Labatut, com destino a Salvador, desembarcaram em Maceió e estacionaram em Penedo.
No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue o item a seguir.
Devido à pequena densidade demográfica e às fugas de potenciais combatentes, Alagoas teve grande dificuldade para recrutar soldados para lutarem na guerra do Paraguai: ao longo de todo o conflito, o contingente alagoano na guerra não chegou a mil soldados.
Julgue o item a seguir, acerca da história republicana de Alagoas.
Nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, formou-se em Alagoas uma ampla e bem sucedida coalisão política, denominada Política do São Patriotismo, liderada por Góes Monteiro (Ministro da Guerra) e Osman Loureiro (interventor).
Based on the ideas and linguistic aspects of the text above, judge the item below.
In the fragment “a unique status" (R.25), the use of the article “a" can be explained by the sound of the semivowel at the beginning of “unique".
Based on the ideas and linguistic aspects of the text above, judge the item below.
In “Although some 380 million people speak it as a first language" (R. 28 and 29), the word “some" means more than.
Concerning the previous text and its linguistic aspects, judge the following item.
It can be concluded from the text that supporters of the linguistic imperialism view defend the dominant role English plays in the world nowadays.
Concerning the previous text and its linguistic aspects, judge the following item.
According to the text, it can be said that experts in language seem to hold differing views on the dissemination of English in many parts of the world.