O recalque de fundações, como no caso apresentado, é um vício classificado como decrepitude.
Ao realizar sondagens para investigação do subsolo e posterior elaboração do projeto de fundação de um prédio, um engenheiro projetista, no relatório de sondagem, tem condições de estimar a capacidade de suporte do solo. A respeito desse procedimento, julgue os próximos itens.
Uma vantagem da sondagem à percussão é permitir a coleta de amostras indeformadas do subsolo em diversas profundidades.
Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir.
A natureza e a composição da água presente no solo são alguns dos fatores que afetam a estrutura do solo.
Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir.
Os limites de liquidez e plasticidade de um solo são afetados pelo tipo de argilominerais que o compõem.
A licitação para a construção de determinado prédio público encontra-se na fase de divulgação. Faltando cinco dias úteis para findar o prazo de recebimento das propostas, que foi de cinquenta dias, uma licitante protocolou pedido de impugnação do edital. Quando do recebimento do pedido, a comissão de licitação observou que a licitante questiona a exigência de atestados emitidos no máximo há dez anos e por pessoas jurídicas para a comprovação de aptidão, assim como a proibição da utilização de atestados emitidos por pessoas físicas para tal fim.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, à luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993.
O edital não poderia restringir a aceitação de atestados emitidos no prazo máximo de dez anos, pois a legislação não permite limitações de tempo ou de época.
A empresa X foi contratada para executar uma obra de dez milhões de reais em dezembro, no final do exercício financeiro do ano anterior. A ordem de serviço emitida previu o início da obra no mês de janeiro do ano seguinte. Foram empenhados cinco milhões em dezembro, quando da assinatura do contrato, tendo o valor sido inscrito em restos a pagar. O restante do valor da obra, que estava previsto no orçamento do exercício financeiro seguinte, foi empenhado no início do ano. A empresa X executou um milhão de reais em serviços e abandonou a obra em março. A administração então convidou a segunda colocada no certame, a empresa Y, para concluir o objeto do contrato. A empresa Y prontamente aceitou.
A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.
Os cinco milhões de reais empenhados para a empresa X no exercício financeiro seguinte devem ser anulados, podendo ser novamente empenhados para a empresa Y executar a obra.
Os coeficientes da tabela representam o consumo previsto de cada insumo necessário para executar um metro quadrado de contrapiso.
A respeito de engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
As atividades de escavação de tubulões a ar comprimido são consideradas atividade insalubre de grau máximo.
Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens subsequentes.
Só poderão participar de licitações para a execução de obras públicas profissionais e pessoas jurídicas que apresentarem prova de quitação de débito ou visto do conselho regional da jurisdição onde a obra será executada.
No que se refere à teoria dos materiais semicondutores e aos componentes fabricados com o uso desses materiais, julgue os itens subsequentes.
Nos transistores do tipo PNP, os portadores majoritários no emissor e no coletor são as lacunas e, na base, são os elétrons.
O modelo de Norton equivalente ao circuito que se encontra à esquerda dos pontos A e B, ou seja, o circuito obtido pela retirada do resistor R4 e da fonte E2, é formado por uma fonte de corrente equivalente de Norton com corrente de 1,2 mA em paralelo com uma resistência equivalente de Norton de 4 kΩ.
Nesse circuito, a lei de Kirchoff aplicada na malha mais à esquerda, na qual passa a corrente I1, e que contêm a fonte E1 e os resistores R1 e R2, é a seguinte: E1 + R1I1 + R2(I1+I2) = 0.
Caso ocorra um aumento de 5% no valor de RC, sem que haja grande mudança na polarização do circuito ou no parâmetro h¬fe, ocorrerá, em consequência, uma diminuição no ganho de tensão do amplificar.
Em relação aos sistemas digitais, julgue os próximos itens.
Em um flip-flop JK, quando as entradas Preset e Clear estão ambas no valor lógico zero, o funcionamento desse circuito combinacional é normal.
Há diversos sistemas de medição e controle elétricos e eletrônicos. A respeito desses sistemas e dos conceitos teóricos a eles relacionados, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se um valor padrão de resistência de 1,000 Ω, se um instrumento A obtém como medida 1,010 Ω e um instrumento B, 1,100 Ω, então A é mais exato que B.