Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
A partir da premissa de que evento é uma atividade destinada a gerar lucros, por entregar valor agregado ao produto para determinado público, considera-se que evento seja uma ferramenta massiva de comunicação do marketing.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
Uma das propriedades principais da opinião pública é a direção, que diz respeito à forma como as opiniões pessoais sobre um assunto estão agrupadas.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
A população estatística denomina o total de pessoas que possuam determinada característica em comum que possa ser pesquisada, enquanto a amostra refere-se a uma parte específica de uma população. Para se obterem resultados corretos, é preciso que a amostra seja representativa da população e tenha as mesmas características.
No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.
Massa designa um número significativo de pessoas que são consideradas como um bloco homogêneo que é impactado pelos sistemas de comunicação que operam em larga escala, com um volume grande de mensagens e baixa velocidade, para atingir o sucesso na transmissão da mensagem.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.
Embora os estudos culturais possam desempenhar um importante papel para elucidar as alterações que têm ocorrido na cultura e na sociedade contemporânea, esse esclarecimento tem sido dificultado pelas novas tecnologias, pelos novos modos de produção cultural e pelas novas formas de vida social e política, que colocam os artefatos da cultura da mídia dentro do sistema de produção material, tornando invisíveis suas estruturas e significados.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
O profissional de relações públicas pode ser nomeado perito para esclarecer à justiça fatos que envolvam um cliente seu, do qual ele tenha amplo conhecimento.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Os MARS se aproximam da censura (proibição prévia) e autocensura jornalística (omissão), permitindo uma maior salvaguarda dos interesses do público consumidor de mídias jornalísticas.
Tendo em vista que a notícia é uma construção retórica referencial acerca das aparências do mundo, julgue o seguinte item, acerca da estrutura da notícia e do texto jornalístico.
Tempo, lugar, instrumento e causa são sintagmas nominais da notícia.
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
São atributos de relevância da notícia a sua atualidade, curiosidade e emoção e as suas consequências.
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
O direito social à informação sugere o dever de expressar a diversidade conceitual com a qual ela se forma cotidianamente.
Julgue o próximo item, acerca das relações entre a comunicação, a sociedade e a cultura.
Para a comunicação, os códigos terciários compõem a primeira existência.
Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
O espaço simbólico é construído de forma desigual pelas relações sociais, na medida em que cada indivíduo ocupa posições sociais diferentes.
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
São estratégias de ações de endomarketing® as campanhas publicitárias e a promoção de vendas de produtos ou serviços.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à teoria da imagem.
A partir da tipificação da mensagem visual, a mensagem icônica refere-se à imagem das palavras.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Entre os elementos que podem mudar a interpretação de uma informação, estão a falta de dados na mensagem; a falta de repertório do leitor e o contexto cultural/social diferente da mensagem vivenciada e experimentada por ele. Por isso, é necessária a realização de um estudo sobre o público-alvo, antes da produção das peças.