Em relação aos institutos da recuperação judicial e da extrajudicial, assinale a afirmativa correta.
As alternativas a seguir apresentam objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito da Lei n. 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, estabelecendo critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação, assinale a afirmativa correta.
O § 6º, do art. 37, da CRFB, é considerado, por muitos, a regra geral, em nosso ordenamento, sobre a responsabilidade civil da Administração Pública.
Sobre esta disposição, assinale a afirmativa correta.
O Código Civil brasileiro regula, em sua Parte Geral, dentre outras matérias, os bens públicos, procurando identificá-los como bens de uso comum, bens de uso especial e bens dominicais.
Assim, ciente desta classificação, assinale a afirmativa correta.
O serviço social, no cenário histórico, surge com uma identidade atribuída pelo capitalismo. Considerando a afirmativa, julgue os itens a seguir.
A concepção de identidade atribuída ao serviço social fundamenta-se no entendimento¸ de viés determinista, de que identidade e consciência devem ser pensadas como abstrações.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Sob influência norte-americana, o serviço social brasileiro fundamentou seus primeiros objetivos políticosociais, orientando-se pelo ideário liberal e tecnicista da ação profissional em face da questão social.
No lapso das duas últimas décadas, a fecunda literatura
profissional, no âmbito da renovação crítica do serviço social,
voltada aos fundamentos do serviço social tratou, sob diferentes
ângulos, a natureza particular da profissão na divisão social e
técnica do trabalho.
Marilda Vilela Iamamoto. O serviço Social na Cena Contemporânea. In.
Programa de Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e
competências profissionais. Brasília, UnB/CEFSS, 2009, p. 37.
Considerando o tema abordado pelo fragmento de texto acima,
julgue os itens que se seguem.
Na ausência de referencial crítico-dialético, a tese do sincretismo e da prática indiferenciada acentua a análise de manutenção, quanto a sua operacionalidade, de uma mesma estrutura da prática interventiva.
Com relação aos fundamentos éticos do serviço social, julgue os itens a seguir.
A moral objetiva, um sistema normativo reprodutor dos costumes, em resposta a exigências de integração social, vincula-se ao indivíduo singular e à vida cotidiana, e estabelece conexão entre motivações do indivíduo singular e exigências éticas humano-genéricas, vinculadas a diferentes formas de práxis.
A respeito das diretrizes curriculares dos cursos de serviço social, julgue os itens subsequentes.
O núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social compreende um conjunto de fundamentos teóricometodológicos e ético-políticos para conhecer o ser enquanto totalidade histórica.
No que diz respeito à formulação de projeto de intervenção profissional, julgue os itens a seguir.
Ao realizar a leitura da realidade, o assistente social deve prescindir do conhecimento da tensão existente entre trabalho e capital, a fim de elaborar um conhecimento descritivo da sociedade, conforme preconiza o projeto ético-político de sua profissão.
Acerca da avaliação de planos, programas e projetos sociais, julgue os itens seguintes.
A avaliação por triangulação de métodos compreende a análise das estruturas, dos processos e dos resultados, bem como a compreensão das relações envolvidas na implementação das ações e a visão dos atores sobre o projeto.
No que diz respeito à assessoria e consultoria no serviço social, julgue os itens subsecutivos.
Cabe ao assistente social, antes de solicitar processo de consultoria, elaborar projeto de prática contendo as demandas por respostas pontuais a questões pendentes que estão dificultando o desenvolvimento do trabalho a ser realizado.
A respeito de estudo social, laudo social e parecer social, julgue os itens que se seguem.
Apesar de o laudo social ser um documento elaborado de modo detalhado, consistente e fundamentado, ele não pode ser usado como um meio de prova.
No que diz respeito à relação entre o Estado e sociedade e o neoliberalismo, julgue os itens seguintes.
Na literatura crítica é unânime o entendimento de que o neoliberalismo propõe um Estado que seja “menos Estado”, isto é, um Estado que não intervenha na regulação da vida social e econômica da sociedade.