Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 101708 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Se considerarmos, para este problema, a relação entre letras e números: A=1; B=2; C=3; D=4; E=5; F=6; G=7; H=8; I=9; J=10; K=11; L=12; M=13; N=14; O=15; P=16; Q=17; R=18; S=19; T=20; U=21; V=22; W=23; X=24; Y=25; Z=26.

Podemos afirmar que, para uma função f escolhida convenientemente, temos f(A) = f(1), f(B) = f(2) e assim por diante. E, da mesma forma, por uma propriedade da igualdade, podemos afirmar que a imagem numérica da função pode ser associada a sua “letra equivalente”, segundo a relação apresentada (por exemplo: se f(B) = 11 e K = 11, inferimos que f(B) = K).

Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta um possível conjunto imagem para a função                                     f(a) = a + 4 em um domínio Df = {POL, ICE}.

 

Eratóstenes (século VII a.C.) observou que, durante o solstício de verão, na cidade de Siena, ao meio-dia, o Sol se posicionava exatamente no zênite, ou seja, os raios solares incidiam perpendicularmente ao solo. Ele observou também que, em Alexandria (ao norte e distante 800 km de Siena), no mesmo horário, a luz do Sol, ao incidir em um objeto, projetava uma sombra posicionada verticalmente ao solo, formando um ângulo de 7,2º, como ilustra a figura a seguir.

                                                               

Considerando essas informações e assumindo 3,14 como o valor de , julgue o item a seguir.

A partir do modelo de Eratóstenes, conclui-se que o raio da Terra é de aproximadamente 6.370 km.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.

Se o jovem partisse do ponto P com uma velocidade inicial nula, o seu movimento sobre a pista de treino seria do tipo movimento uniformemente variado.

A figura a seguir mostra um objeto O colocado a uma distância R à esquerda de um espelho esférico convexo que tem um raio de curvatura R. O ponto C é o centro de curvatura do espelho.

Nesse caso, a imagem formada pelo espelho está

Desde Aristóteles que se sabe que a Terra é redonda. O sábio grego havia, inclusive, estimado o valor da circunferência terrestre: cerca de 70 mil km. Muitos anos depois, Eratóstenes corrige a medida, observando o comportamento da sombra de um obelisco em Alexandria, na data de solstício (22/06), ao meio-dia local, e nenhuma sombra em Siena (hoje, Assuan), 800 km distante daquela cidade. Assim, a estimativa correta de Eratóstenes era de

Uma mola elástica de massa desprezível e constante k oscila com uma bola de massa m. Para que essa massa esférica atinja uma velocidade v, qual deveria ser o deslocamento s da mola ao ser comprimida?

O gráfico anterior apresenta a condutividade elétrica em função do tempo de sepultamento de um corpo em uma cova. A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a
facilidade que certos materiais possuem de transportar cargas elétricas ou correntes elétricas. No gráfico, os pontos referem-se aos dados experimentais de medição local e a curva em linha contínua expressa o ajuste de um modelo matemático expresso pela função σ. Com base nessas informações e acerca de eletricidade e magnetismo, assinale a opção correta.

Assinale a opção correta, considerando a relação dos mecanismos físicos da visão e dos defeitos visuais e a aplicação das leis da ótica geométrica.

No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.

                                                                             

Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.

Em funcionamento, a bateria gera 81 W e fornece ao circuito externo 72 W.

No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.

                                                                                           

Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.

A resistência equivalente vista dos pontos a e b (pontos externos da bateria) é igual a 8 Ω.

Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.

A tecnologia da educação conhecida como ensino por investigação preconiza que se deve sempre permitir aos estudantes a manipulação da situação experimental, sob o argumento de que isso induz à construção de hipóteses a serem testadas.

        Dois pêndulos simples têm fios de suspensão finos, com comprimentos iguais, e a massa de um deles é o dobro da massa do outro. Eles estão pendurados verticalmente em uma mesma corda esticada horizontalmente, um próximo ao outro.

A partir da situação apresentada, julgue o item que se segue.

Se um dos pêndulos for colocado para oscilar, o outro pêndulo também irá oscilar na mesma frequência do primeiro, mesmo que não haja contato entre eles.

Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.

Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

As raias formadas na tela são tais que os picos dos máximos estão separados uns dos outros por uma distância superior a 4 cm.

Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.

Alguns referenciais teóricos usados na construção de sequências didáticas possuem caráter normativo.

Observe o seguinte recorte de um relatório extraído do DataJud e um recorte do respectivo modelo multidimensional.

 

Quando a relação de hierarquia entre atributos de uma tabela dimensão é normalizada, os atributos de baixa cardinalidade são migrados para outra tabela, como exemplo: UF e Município.

Quando esse processo é repetido nas hierarquias de todas as dimensões de um modelo multidimensional, é criada a estrutura:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282