Um engenheiro realizou pesquisa em que analisou a relação entre a quantidade de curvas de um trecho de serra (X) e o tempo gasto em minutos (Y) por veículos de passeio — em que Y seja a variável resposta e X, a variável regressora —, com o objetivo de propor soluções que permitam diminuir o tempo gasto por esses veículos. A tabela abaixo apresenta os resultados da análise de variância (ANOVA) do modelo de regressão linear simples na forma Y = α + βX + g, em que α e β são os coeficientes do modelo e g representa o erro aleatório.
Considerando a situação hipotética e a tabela acima apresentadas, julgue os itens que se seguem
Em face dessa situação, é correto afirmar que o coeficiente de
determinação R² será superior a 50%.
Um engenheiro realizou pesquisa em que analisou a relação entre a quantidade de curvas de um trecho de serra (X) e o tempo gasto em minutos (Y) por veículos de passeio — em que Y seja a variável resposta e X, a variável regressora —, com o objetivo de propor soluções que permitam diminuir o tempo gasto por esses veículos. A tabela abaixo apresenta os resultados da análise de variância (ANOVA) do modelo de regressão linear simples na forma Y = α + βX + g, em que α e β são os coeficientes do modelo e g representa o erro aleatório.
Considerando a situação hipotética e a tabela acima apresentadas, julgue os itens que se seguem
Caso o engenheiro deseje saber se o gênero do motorista
exerce influência no tempo gasto no trecho, bastará incluir uma
variável dicotômica do tipo 0 e 1 ou 1 e 2.
Um engenheiro realizou pesquisa em que analisou a relação entre a quantidade de curvas de um trecho de serra (X) e o tempo gasto em minutos (Y) por veículos de passeio — em que Y seja a variável resposta e X, a variável regressora —, com o objetivo de propor soluções que permitam diminuir o tempo gasto por esses veículos. A tabela abaixo apresenta os resultados da análise de variância (ANOVA) do modelo de regressão linear simples na forma Y = α + βX + g, em que α e β são os coeficientes do modelo e g representa o erro aleatório.
Considerando a situação hipotética e a tabela acima apresentadas, julgue os itens que se seguem
A variância amostral de X poderá ser obtida dividindo-se a
soma de quadrados da regressão pelo quadrado da estimativa
do parâmetro β, e depois se dividindo esse resultado pelo
número de graus de liberdade total.
Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.
A avaliação diagnóstica é utilizada para identificar as patologias que impedem a criança de aprender na escola.
Acerca da relação educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
A visão sociológica de Durkheim se fundamenta em pressupostos progressistas que vêem na educação um fator de desenvolvimento e de superação de estruturas societárias arcaicas.
Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.
As tendências pedagógicas libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos são manifestações da pedagogia liberal.
Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue os seguintes itens.
A gestão democrática, como princípio norteador da gestão da escola pública, pressupõe o envolvimento da comunidade escolar interna na organização, execução e avaliação do trabalho ali desenvolvido, prescindindo da participação da família na vida escolar.
Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.
O planejamento, que pode ser de longo, médio ou curto prazo, tem como elementos de sua expressão, planos, programas, projetos, ações e eventos, entre outros.
Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.
O estabelecimento de objetivos e a definição de critérios de avaliação da aprendizagem são, entre outras, etapas básicas do planejamento de ensino.
Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue os itens subsequentes.
Na abordagem de Vygotsky, como em Piaget, as curvas do aprendizado coincidem com as do desenvolvimento, o que corresponde ao conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal objetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Indagações sobre currículo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007
Considerando o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, com relação ao currículo.
O currículo básico comum determina um conteúdo básico para cada disciplina, de maneira a propiciar a formação da cidadania a todos os alunos da educação básica.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116
O acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com alguma deficiência nas escolas regulares, fazem parte dos objetivos da educação inclusiva com a finalidade de atender às necessidades educacionais especiais.

A figura acima ilustra três superfícies equipotenciais de um campo elétrico uniforme. Essas superfícies são paralelas. A e B são pontos no interior desse campo. O potencial, em volts, no ponto B vale
Antonio Carlos, agente público pertencente aos quadros de uma agência reguladora federal, no exercício das atribuições de seu cargo, veio a causar dano a terceiro, em decorrência de conduta culposa comissiva. Nesse caso, responderá pelo dano causado a terceiro(a)
Assinale a opção correta quanto ao procedimento comum previsto no CPP.