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Os depoimentos reproduzidos a seguir foram obtidos numa pesquisa de análise de conflitos em duas instituições públicas.

(1) “Existem conflitos e conflitos, aquele conflito resultado do embate profissional, a forma como fazer pode ser questionada com embasamento, ajuda a crescer.”
(2) “As prioridades aqui na instituição são muito voláteis, a gente não sabe exatamente o conteúdo e os objetivos do trabalho que a gente deve fazer, porque as prioridades estão constantemente mudando.”
(3) “Não existe companheirismo ou boas relações interpessoais: cada um faz a sua parte, e muitos vigiam o que os outros fazem.” 
(4) “O administrador distribui as tarefas por competência ou por achar que alguém da equipe deve fazer, sem levar em conta a maneira como o trabalho deve ser realizado.”

Esses quatro depoimentos ilustram, respectivamente, conflitos:

Considere um líder de uma organização que opera num ambiente institucional de baixa incerteza e alta estabilidade, com relações de trabalho consistentes e uma cultura corporativa forte. Ao ser questionado sobre como influenciar seus funcionários com pouco tempo de empresa a desempenharem bem as suas funções, ele respondeu:

“Na minha área, é por confiança: confio no que eles fazem. Existe uma conexão emocional forte entre nós, uma compreensão mútua que se desenvolve até o ponto de uma parte agir em nome da outra. Não há necessidade de monitoramento porque existe uma lealdade inquestionável entre nós”.

Essa declaração ilustra um contexto no qual a liderança estabeleceu um tipo de confiança nas relações organizacionais baseada no(a) 

Com o objetivo de enriquecer o trabalho de um funcionário, um gerente buscou relacionar as experiências desse funcionário às dos clientes, compartilhando com ele e com seus colegas, em reuniões mensais, histórias de clientes que se beneficiaram dos produtos e serviços da organização, dando-lhes um lembrete poderoso do impacto de seu trabalho.

Essa ação desenvolvida pelo gerente está relacionada à seguinte dimensão essencial do trabalho:

    Determinada organização pública realizou em 2021 um mapeamento que elenca as competências profissionais necessárias para a realização das atividades do órgão. A partir desse mapeamento, foi elaborado um questionário para levantar quais competências os servidores consideravam que conseguiam desempenhar, por meio de uma escala de estrelas, em que 5 estrelas representavam o entendimento de que, para o funcionário, ele seria capaz de obter desempenho excelente naquela tarefa; enquanto 1 estrela representava o entendimento do funcionário de que seu desempenho naquela atividade seria medíocre.

Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue os itens subsequentes. 

As intervenções nas organizações devem ser fundamentadas em dados sistematizados que garantam sua demanda. 

Considerando as transformações no mundo do trabalho e as mudanças nas organizações e nos centros de serviços 
compartilhados, julgue os itens subsequentes. 

Em decorrência das mudanças rápidas e constantes impostas pela cultura digital, destaca-se a importância do desenvolvimento contínuo, representado pela expressão life long learning, uma estratégia de aprendizagem que se caracteriza pela educação linear e direcionada, com uma trilha comum a todos da organização. 

    Determinada organização pública realizou em 2021 um mapeamento que elenca as competências profissionais necessárias para a realização das atividades do órgão. A partir desse mapeamento, foi elaborado um questionário para levantar quais competências os servidores consideravam que conseguiam desempenhar, por meio de uma escala de estrelas, em que 5 estrelas representavam o entendimento de que, para o funcionário, ele seria capaz de obter desempenho excelente naquela tarefa; enquanto 1 estrela representava o entendimento do funcionário de que seu desempenho naquela atividade seria medíocre.

Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue os itens subsequentes. 

A escala de mensuração baseada em estrelas possui a vantagem de ser lúdica e válida para a avaliação de competências. 

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão da qualidade, gestão de mudanças, gestão por processos e cultura de inovação. 

O estrito cumprimento da lei é prescindível para a mudança organizacional no setor público. 

Um ministério decidiu capacitar seus colaboradores por meio de trilhas de conhecimento. No ambiente virtual de aprendizagem foram organizados tematicamente textos, vídeos e podcasts, em uma sequência de passos estruturados a serem seguidos pelo colaborador. Após o estudo do material, o participante responde a questões autoadministráveis e recebe feedback imediato de forma a permitir a reavaliação do aprendizado. 

A estratégia de capacitação desenvolvida pela empresa baseia-se na noção de

A respeito do dimensionamento, do provimento e da movimentação da força de trabalho, julgue os itens a seguir.

A contratação de estagiários na administração pública visa ao suprimento de carências temporárias de pessoal.

Acerca da gestão por competências, da readaptação profissional, da motivação e da qualidade de vida no trabalho, julgue os itens que se seguem. 

A readaptação profissional ocorre somente em casos de restrição de atividades comprovadas pela junta de saúde. 

Acerca de teorias de governança corporativa, julgue os itens a seguir. 

Os custos de transação são aqueles incorridos para planejar e monitorar as estruturas de governança.

Julgue os itens a seguir, acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional.

A fim de otimizar determinada área de resultado, uma organização deve trabalhar com a decomposição de objetivos, estratégias e políticas; para isso, a equipe de trabalho deve adotar a metodologia do planejamento operacional.

Em relação ao equilíbrio organizacional e à liderança, julgue os próximos itens.

Para que o equilíbrio organizacional seja mantido, a instituição oferece incentivos, tais como salários, benefícios, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento, ao mesmo tempo em que o trabalhador, em troca, oferece empenho e dedicação ao trabalho. 

No que se refere à gestão por processos, julgue os itens a seguir.

Os processos primários são processos ponta a ponta, multifuncionais, que direcionam as entregas de valor aos clientes.

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