Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a gestão de pessoas e gestão por competências.

Competência fundamental consiste na capacidade de assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.

Um órgão estatal brasileiro de médio porte tinha entre os seus objetivos criar um trabalho significativo que fosse visto pelos servidores como importante, valioso e recompensador. Ao realizar uma pesquisa para analisar a satisfação dos seus servidores, esse órgão identificou uma insatisfação quanto ao grau em que a tarefa requer a execução de um trabalho completo e identificável, ou seja, a realização de uma tarefa do início ao fim.

Os servidores estão insatisfeitos com a(o)

Em relação ao equilíbrio organizacional e à liderança, julgue os próximos itens.

Para que o equilíbrio organizacional seja mantido, a instituição oferece incentivos, tais como salários, benefícios, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento, ao mesmo tempo em que o trabalhador, em troca, oferece empenho e dedicação ao trabalho. 

No que se refere aos aspectos da teoria comportamental, julgue os itens a seguir. 

Uma das críticas à escola comportamentalista diz respeito ao fato de ela não considerar as individualidades de cada pessoa e se basear na análise do comportamento humano de forma padronizada, como se as ações implementadas pela organização para seus colaboradores possuíssem efeitos e reações semelhantes para todas as pessoas. 

Em relação ao equilíbrio organizacional e à liderança, julgue os próximos itens.

O equilíbrio organizacional é mantido de forma eficaz por meio da autoridade de quem possui o poder, uma vez que as relações de trabalho fluem de cima para baixo, e o consentimento a tal autoridade ou sua aceitação pelos trabalhadores ocorre pela legitimação do poder de comando.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282