Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 81352 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.

Pesquisadores que desejem acesso a documentos eletrônicos classificados como de uso restrito podem ter de assinar termo de compromisso assentindo disponibilizar os rascunhos dos estudos realizados, para análise da instituição arquivística, antes de sua publicação.

A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

Para a manutenção da saúde física dos documentos em suporte papel devem-se manter as seguintes condições ambientais: umidade relativa entre 58% e 68%, com variação de +/− 10%, e temperatura média de 23 ºC, com variação de +/− 2 ºC.

Com relação às boas práticas de preservação e de conservação de documentos de arquivo e às técnicas de acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.

Toda instituição arquivística deve observar o princípio da integridade, conforme o qual a informação e os documentos devem estar sempre protegidos de ameaças físicas, internas ou externas.

Julgue o próximo item, relativo ao acondicionamento de acervos documentais.

Caixas são uma excelente opção de embalagem, porque garantem economia de espaço no acervo, já que, em uma única caixa, é possível acondicionar um grande número de documentos sobrepostos diretamente uns aos outros.

Julgue o item subsecutivo, referente a conservação e restauro de papel.

Na higienização de documentos, duas técnicas bastante utilizadas são a limpeza com trincha e, para materiais muito frágeis, o pó de borracha.

Julgue o item subsecutivo, referente a conservação e restauro de papel.

Pequenos reparos podem interromper um processo de deterioração em andamento e auxiliar a prolongar a vida de documentos.

Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.

A ordem de prioridade para a adoção das medidas constantes na figura é a seguinte: D, A, B e C.

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

Roy Wagner formulou uma noção de cultura baseada na atividade criativa, pois, para ele, o ato de inventar constitui uma atividade dinâmica humana.

No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.

De acordo com Max Gluckman, um dos expoentes da Escola de Manchester, os rituais de rebelião ocorrem para mudar a estrutura do sistema social, que se caracteriza, na visão desse autor, como um campo de tensões permeado por ambivalências, cooperações e lutas contrastantes.

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

Os movimentos sociais urbanos brasileiros surgiram a partir de 1985, com o fim do regime militar.

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 – a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 – a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 – a confiança e as exigências da opinião coletiva.

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.

Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que se segue.

São considerados detentores de um bem cultural as coletividades e segmentos que mantêm relação direta com a produção e reprodução do bem, possuem conhecimentos específicos sobre ele e que têm, nesse bem, uma referência de memória e identidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282