A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
Pesquisadores que desejem acesso a documentos eletrônicos classificados como de uso restrito podem ter de assinar termo de compromisso assentindo disponibilizar os rascunhos dos estudos realizados, para análise da instituição arquivística, antes de sua publicação.
A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.
Para a manutenção da saúde física dos documentos em suporte papel devem-se manter as seguintes condições ambientais: umidade relativa entre 58% e 68%, com variação de +/− 10%, e temperatura média de 23 ºC, com variação de +/− 2 ºC.
Com relação às boas práticas de preservação e de conservação de documentos de arquivo e às técnicas de acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
Toda instituição arquivística deve observar o princípio da integridade, conforme o qual a informação e os documentos devem estar sempre protegidos de ameaças físicas, internas ou externas.
Julgue o próximo item, relativo ao acondicionamento de acervos documentais.
Caixas são uma excelente opção de embalagem, porque garantem economia de espaço no acervo, já que, em uma única caixa, é possível acondicionar um grande número de documentos sobrepostos diretamente uns aos outros.
Julgue o item subsecutivo, referente a conservação e restauro de papel.
Na higienização de documentos, duas técnicas bastante utilizadas são a limpeza com trincha e, para materiais muito frágeis, o pó de borracha.
Julgue o item subsecutivo, referente a conservação e restauro de papel.
Pequenos reparos podem interromper um processo de deterioração em andamento e auxiliar a prolongar a vida de documentos.
Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.
A ordem de prioridade para a adoção das medidas constantes na figura é a seguinte: D, A, B e C.
Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.
Roy Wagner formulou uma noção de cultura baseada na atividade criativa, pois, para ele, o ato de inventar constitui uma atividade dinâmica humana.
No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.
De acordo com Max Gluckman, um dos expoentes da Escola de Manchester, os rituais de rebelião ocorrem para mudar a estrutura do sistema social, que se caracteriza, na visão desse autor, como um campo de tensões permeado por ambivalências, cooperações e lutas contrastantes.
Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.
Os movimentos sociais urbanos brasileiros surgiram a partir de 1985, com o fim do regime militar.
Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 – a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 – a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 – a confiança e as exigências da opinião coletiva.
Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.
Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.
Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.
A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.
Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.
Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.
Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que se segue.
São considerados detentores de um bem cultural as coletividades e segmentos que mantêm relação direta com a produção e reprodução do bem, possuem conhecimentos específicos sobre ele e que têm, nesse bem, uma referência de memória e identidade.