O enfoque fenomenológico compreende o humano
enquanto ser no mundo, na situação de estar
lançado sendo presente e presença. A presente
abordagem possibilita-nos ser, no modo do crescimento
pessoal e profissional, sobretudo compreensão
do ser, em sua subjetividade enquanto ser
existencial, valorizando-o e se permitindo ser presença
no lidar com o outro, considerando-o em sua
vivência, a seu modo, o ser em si.
Oliveira e Silva JM, Lopes R, Diniz N. Rev Bras Enferm, Brasília
2008
Considerando o texto acima e os conhecimentos
sobre a linguagem da fenomenologia, traduzimos
os conceitos determinismo-liberdade como
sendo:
Sobre tipos de raciocínio, correlacione as colunas
a seguir.
( 1 ) Indução
( 2 ) Dedução
( 3 ) Abdução
( 4 ) Analogia
( ) De certos sinais aparentemente não relacionados,
chegamos a conclusões que fazem sentido
(novas hipóteses).
( ) Assim como um ser humano tem boa saúde
quando se alimenta bem, esses alimentos também
devem ser saudáveis.
( ) Procedimento raciocinativo em que incluímos
dados particulares num principio geral.
( ) De experiências parecidas e repetidas elaboramos
uma conclusão geral.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considere os símbolos lógicos e correlacione
as colunas a seguir.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
As sequências de nucleotídeos de DNA codificam toda a estrutura primária dos RNAs e proteínas de uma célula e, através das enzimas, afeta indiretamente a síntese dos demais constituintes celulares. O metabolismo do DNA envolve tanto os mecanismos de replicação, para que a molécula seja copiada fielmente a original, quanto os processos de reparo e recombinação, que afetam a estrutura inerente da informação. Sobre esse assunto, é correto afirmar:
Observe a tabela a seguir.
Considerando a tabela acima, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O cão, o rato e a cascavel pertencem ao mesmo filo.
( ) O rato e a cascavel são de reinos diferentes.
( ) O cão, o rato e a cascavel estão agrupados na mesma família.
( ) O cão e a cascavel são de classes distintas.
( ) O cão e o rato pertencem à mesma classe, mas não a mesma ordem.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O uso de animais no ensino e pesquisas é motivo
de polêmica há algum tempo. A questão dos
métodos apropriados para a utilização ética de
animais vivos em laboratórios é controversa.
Considere o que é consenso no Brasil em relação à bioética e analise as afirmações a seguir.
l A utilização de animais em atividades educacionais
fica restrita a estabelecimentos de ensino superior
de educação profissional técnica de nível médio da
área biomédica.
ll Experimentos que possam causar dor ou angústia
desenvolver-se-ão sob sedação, analgesia ou
anestesia adequadas.
lll A vivissecção é o método didático apropriado,
mesmo quando há métodos alternativos como
softwares que possam simular os experimentos.
lV Sempre que possível, as práticas de ensino deverão
ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de
forma a permitir sua reprodução para ilustração de
práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária
de procedimentos didáticos com animais.
Todas as afirmações corretas estão em:
Consolidada como um dos ramos das ciências humanas e dotada de instrumental metodológico é correto afirmar que a sociologia tem como temas de estudos, exceto:
“A novidade maior dos novos movimentos sociais – NMS, reside em que constituem uma crítica da regulação social capitalista, como uma crítica da emancipação social socialista, tal como ela foi definida pelo marxismo”. Sobre esta teoria é correto afirmar, exceto:
Para Marx, é na dimensão econômica da sociedade
que encontra-se a base das desigualdades
sociais.
Em relação ao conceito de desigualdades sociais
pensada por Weber é correto afirmar, exceto:
A estrutura social de uma dada sociedade fornece
a visão da coerência e da interdependência
entre os diversos elementos da vida social.
Sobre ela é correto afirmar, exceto:
Sistema organizado de relações sociais, as
instituições sociais formam a estrutura permanente
da sociedade.
Acerca das instituições sociais é correto afirmar,
exceto:
The phrasal verb “die out” (fifth paragraph) is best replaced by which of the alternatives below?
The part underlined of the sentence below is an
example of what kind of clause?
“When summer arrives, the school vacations
start.”
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir determinados princípios.
Assim, marque com V os princípios verdadeiros e com F os falsos.
( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado.
( ) Participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
( ) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais.
( ) Profissionais da educação para a inclusão escolar e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: