Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:
Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo.
( ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação.
( ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade.
( ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS).
( ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva.
( ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
As adequações curriculares de que trata o artigo 2º da A RESOLUÇÃO ESTADUAL N. 112/2006/CEE/SC diz que: As escolas devem assegurar a terminalidade específica para os educandos que, em virtude de suas deficiências ou transtornos, não puderem atingir os níveis exigidos, mediante certificação, com relato descritivo das competências desenvolvidas durante sua permanência na educação básica, registradas no histórico escolar, para os que atingirem (...)
A alternativa correta que completa o enunciado acima é:
Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino.
( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.
( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O Estado de Santa Catarina registra em sua Política para a Educação Especial que a deficiência mental é O comprometimento cognitivo relacionado ao intelecto teórico (capacidade para utilização das formas lógicas de pensamento conceitual) que pode também se mani- festar no intelecto prático (capacidade para resolver problemas de ordem prática de modo racional) que ocorre no período de desenvolvimento, ou seja (...)
A alternativa correta que completa o enunciado acima é:
Na Declaração de Salamanca, os delegados afirmam que as escolas que possuem os meios mais eficazes para combater atitudes discriminatórias e construir comunidades acolhedoras que alcance a educação para todos são as:
Em seu artigo 4º, a RESOLUÇÃO ESTADUAL 112/2006/CEE/SC afirma que: A Educação Especial, no âmbito do sistema de ensino, deve ser compreendida como uma mo- dalidade transversalizada nos níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica, organizada para (...)
A alternativa correta que completa o enunciado acima é:
Segundo a CID 10, o Transtorno de Estresse Pós-traumático surge como resposta a um evento estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica, “por ex. desastre natural ou feito pelo homem, combate, acidente sério, testemunhar a morte violenta de outros ou ser vítima de tortura, terrorismo, estupro ou outro crime.”
Considerando as condições diagnósticas do Transtorno de Estresse pós-traumático é correto afirmar, exceto:
Sobre os principais sintomas que ocorrem na esquizofrenia, analise as afirmações a seguir.
l A presença de sintomas negativos podem ser decorrentes de depressão ou de medicação.
ll Discurso pode ser desorganizado, incoerente ou com neologismos.
lll Existe presença de delírio, eco de pensamento e irradiação de pensamento.
lV São alterações de volição possíveis de ocorrer: flexibilidade cérea e negativismo.
V As alucinações geralmente são persistentes.
Todas as afirmações corretas estão em:
Segundo Enrique Pichon Rivière (1998) “podemos resumir as finalidades e propósitos dos grupos operativos dizendo que a atividade está centrada na mobilização das estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagens e comunicação, devidas ao montante de ansiedade despertada por toda mudança”.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
l A ansiedade depressiva é criada pelo vínculo novo e pela consequente insegurança.
ll O esquema conceitual, referencial e operativo é instrumental e operacional, pois é aplicável em qualquer setor de tarefa e de investigação.
lll A unidade ‘ensinar e aprender’ caracterizase como uma contínua e dialética experiência de aprendizagem em espiral.
lV A ansiedade paranóide é consequência do abandono do vínculo anterior.
V A técnica desses grupos está centrada na tarefa.
Todas as afirmações corretas estão em:
Considerando pontos teóricos sobre o fenômeno de violência é correto afirmar, exceto:
Considerando os princípios norteadores da entrevista psicológica é correto afirmar, exceto:
Sobre alguns testes psicológicos, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Avaliação Clínica da Personalidade
( 2 ) Desenvolvimento de orientação direita e esquerda
( 3 ) Escala de Inteligência para Adultos
( 4 ) Escala de Inteligência para Crianças
( 5 ) Avaliação da percepção visual e memória imediata
( ) WAIS III
( ) Figuras Complexas de Rey
( ) PMK
( ) WISC III
( ) Bateria Piaget -Head
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Os Transtornos de Personalidade são geralmente descritos como de constituição caracteriológica e comprometem várias áreas da personalidade.
Em relação aos Transtornos de Personalidade, analise as afirmações a seguir.
l Rigidez e teimosia são sintomas característicos do TP Ansiosa.
ll No TP do tipo Borderline há uma propensão a culpar os outros pelo seu sofrimento.
lll No TP Histriônico aparecem comportamentos manipulativos para alcançar as próprias necessidades.
lV Pedantismo e aderência excessiva às convenções sociais aparecem no TP Anancástica.
V O sujeito com TP Dependente acredita ser socialmente inepto.
Todas as afirmações corretas estão em:
O psicodiagnóstico como uma avaliação psicológica clínica pode possuir vários objetivos.
Em relação aos objetivos do psicodiagnóstico, segundo Cunha (2002), é correto afirmar, exceto: