A proposta curricular de Santa Catarina/1998
apresenta a seguinte afirmação:
“A realidade contemporânea rompe o currículo departamentalizado,
de domínio exclusivo de alguns professores
e a privatização do saber. Na Escola tradicional
os professores se sentem donos de uma área do conhecimento.
Daí prevalecer a relação magister dixit: o
que o professor fala é a única verdade! Pela cópia do
quadro negro ou pelo ditado do professor se cultiva a
ilusão de assimilar o conhecimento do mestre. No processo
aberto de ensino-aprendizagem, prevalece o interacionismo
entre professor-aluno e outros agentes da
educação, como os pais, a direção da escola e as pessoas
que vivem na comunidade ou no mundo do trabalho.
O que se deve buscar é criar condições que favore-
çam o aprendizado. Todos são percebidos como sujeitos
de aprendizagem porque se comunicam num processo
de geração de conhecimento, subjetivo e coletivo
ao mesmo tempo. São as pessoas que aprendem e
aprendem individualmente; porém o esforço interativo
de aprendizagem confere caráter social à educação. O
conhecimento se dá em benefício de todos”.
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular acesso
em 15/08/2012
Analise as afirmações a seguir.
l O texto propõe que a dialogia seja estabelecida no
processo de ensino-aprendizagem, superando
aquilo que Paulo Freire chamou de Educação Bancária.
ll Pelo texto depreende-se que atualmente o educando
também participa da construção do seu
conhecimento, mesmo individualmente, sem a
presença do professor.
lll A expressão “magister dixit” está afirmando a necessidade
da interdisciplinaridade como princípio
norteador do processo educativo, onde o professor
detém o conhecimento a ser repassado para o
aluno.
lV A escola é o lugar privilegiado da aprendizagem,
apesar de não ser o único. Esta pode ocorrer em
outros espaços educativos, como a cidade, por
exemplo.
Todas as afirmações corretas estão em:
Para mostrar a relação entre o aumento de
velocidade de um automóvel e o gasto de energia,
um professor fornece um exemplo onde um mesmo
automóvel em duas situações sofre a mesma
variação de velocidade. Na situação 1 o automóvel
é acelerado do repouso até 72 km/h, gastando
uma certa energia, cedida pelo motor. Na situação
2, o automóvel é acelerado de 72 km/h até 144
km/h, gastando uma outra energia.
Para essas situações, assinale a alternativa
correta que completa a lacuna da frase a seguir.
A energia gasta na situação 2 é _________, que
na situação 1
O estudo da termodinâmica é essencial para
entendermos processos que envolvam a relação
entre calor e trabalho. Neste sentido, temos abaixo
um esquema de uma máquina térmica.
Sabendo que essa máquina térmica obedece as
leis da termodinâmica, seu rendimento é de 20% e
recebe 1800J da fonte quente.
A alternativa correta que apresenta respectivamente
os módulos do trabalho realizado, em
joules, e a quantidade de calor, em joules, que a
máquina rejeita para a fonte fria é:
No laboratório, um aluno observa um segmento de fio condutor Δl percorrido por uma corrente de intensidade i, numa região do espaço onde existe um campo magnético Br. Nessa situação, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir. A força magnética exercida sobre Δl (...)
Em uma aula sobre ondas estacionárias foi
utilizado como exemplo o violão, pois vários alu
nos possuíam o instrumento e sabiam tocar. A
figura abaixo representa a configuração de uma
corda vista imediatamente após ser tocada, criando
uma onda estacionária.
Considerando a figura e os conhecimentos de
ondulatória e analise as afirmações a seguir.
l A onda estacionária representada vibra no primeiro
harmônico ou harmônico fundamental.
ll As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de reflexão e interferência de ondas.
lll A onda estacionária representada vibra no segundo
harmônico, pois temos dois nós e um ventre.
lV As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de refração e superposição de ondas.
V As ondas estacionárias são formadas por interferências
construtivas e destrutivas de ondas superpostas,
onde, nas construtivas teremos os nós e
nas destrutivas os ventres.
Todas as afirmações corretas estão em:
A diferencia del texto informativo que trabaja
con los conceptos de verdadero (V ) y falso (F ), el
texto literario trabaja con los de verosímil (V ) e
inverosímil (I ).
De las cinco proposiciones que siguen, indica
cuáles con verosímiles (V ) y cuáles inverosímiles
(I ).
( ) Asaltar a alguien solamente para sacarle los ojos.
( ) Ser asaltado en un lugar oscuro y solitario.
( ) Un asaltante que trata con respeto y hasta le pide disculpa a la víctima.
( ) Novias que piden ramos de ojos en vez de ramos de flores.
( ) Cielo estrellado en un pueblo de provincia y una noche serena.
La secuencia con las correctas en orden es:
Al fin, el misterioso asaltante, en vez de ojos, le
da flores a su novia.
La alternativa correcta, en que las palabras
subrayadas son reemplazadas por pronombres, es:
La J es una letra que existe también en portugués, pero con sonido diferente. ¿Cómo se explica fonéticamente la pronunciación de la misma en cada lengua, en la palabra CANGREJO em espanhol e CARANGUEIJO em português?
Observa las frases a continuación y responde a
la pregunta:
“Por la mañana Mario acompaña a su hijo a la
escuela; por la tarde lleva su perro a pasear”.
¿Por qué en la primera frase la preposición “a”
precede al complemento (su hijo) y en la segunda
no?
As células eucariontes são aquelas que mantêm
seu DNA num compartimento interno separado,
o núcleo. Além disso, essas células são providas
de compartimentos internos membranosos,
cada qual com uma função específica.
Com relação a esse grupo de células, assinale a
alternativa correta.
O corpo humano é dotado de um sistema sensorial
eficaz que permite captar estímulos externos.
O corpo humano processa tais estímulos e é observada
uma reação fisiológica em resposta a esses
estímulos. A visão, a audição, o tato, o paladar
e o olfato são importantes estratégias do sistema
sensorial humano.
A alternativa correta relacionada a esse tema é:
Os seres vivos são caracterizados por uma
série de propriedades que os distinguem de outros
conjuntos de matéria. Uma dessas características
é um alto grau de complexidade química. Pode-se
dizer que a química dos seres vivos é organizada
em torno do átomo de carbono, que constitui mais
da metade do peso seco das células.
Sobre a composição química dos seres vivos,
assinale a alternativa correta.
A chuva ácida, formada por alguns gases que
reagem com a água na atmosfera, provoca danos
à florestas e, notadamente, às edificações e monumentos
históricos.
O tipo da chuva ácida que se forma através dos
óxidos de enxofre (SO2 e SO3), reagindo com a
água, produz:
Em relação a Parmênides (séc. V a.C.), marque
com V as afirmações verdadeiras e com F as
falsas.
( ) O ser, para este filósofo, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
( ) A continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) O ser é pensável e o não-ser é impensável.
( ) O ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) O ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A lógica tradicional distingue substancialmente
a filosofia, cujo objeto é o universal e o imutável,
da história, cujo objeto é o particular e o mutável,
ao passo que a lógica Hegeliana (do filósofo alemão
Hegel) assimila a filosofia com a história, enquanto
o ser é vir-a-ser.
Considere essa noção de Hegel e das noções
do não ser e do vir-a-ser, o que pensou este filósofo
ao ligar a filosofia e a história e analise as afirmações
a seguir.
l A lógica Hegeliana coincide com a ontologia, porquanto
a realidade é o desenvolvimento dialético
do próprio "logos" divino, que no espírito humano
adquire plena consciência de si mesmo.
ll Hegel julgou dever deduzir a priori o desenvolvimento
lógico da ideia e demonstrar a necessidade
racional da história natural e humana.
lll A lógica clássica considera falsa que uma proposição fica demonstrada quando é reduzida, identificada
a uma proposição já admitida.
lV Hegel concebe um processo racional original – o
processo dialético - no qual a contradição não
mais é o que deve ser evitado a qualquer preço.
V Para Hegel a lógica vai do idêntico ao idêntico.
A história, ao contrário, é o domínio do mutável. O
acontecimento de hoje é diferente do de ontem.
Todas as afirmações corretas estão em: