Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 687 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A proposta curricular de Santa Catarina/1998 apresenta a seguinte afirmação:
“A realidade contemporânea rompe o currículo departamentalizado, de domínio exclusivo de alguns professores e a privatização do saber. Na Escola tradicional os professores se sentem donos de uma área do conhecimento.
Daí prevalecer a relação magister dixit: o que o professor fala é a única verdade! Pela cópia do quadro negro ou pelo ditado do professor se cultiva a ilusão de assimilar o conhecimento do mestre. No processo aberto de ensino-aprendizagem, prevalece o interacionismo entre professor-aluno e outros agentes da educação, como os pais, a direção da escola e as pessoas que vivem na comunidade ou no mundo do trabalho. O que se deve buscar é criar condições que favore- çam o aprendizado. Todos são percebidos como sujeitos de aprendizagem porque se comunicam num processo de geração de conhecimento, subjetivo e coletivo ao mesmo tempo. São as pessoas que aprendem e aprendem individualmente; porém o esforço interativo de aprendizagem confere caráter social à educação. O conhecimento se dá em benefício de todos”. http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular acesso em 15/08/2012
Analise as afirmações a seguir.
l O texto propõe que a dialogia seja estabelecida no processo de ensino-aprendizagem, superando aquilo que Paulo Freire chamou de Educação Bancária.
ll Pelo texto depreende-se que atualmente o educando também participa da construção do seu conhecimento, mesmo individualmente, sem a presença do professor.
lll A expressão “magister dixit” está afirmando a necessidade da interdisciplinaridade como princípio norteador do processo educativo, onde o professor detém o conhecimento a ser repassado para o aluno.
lV A escola é o lugar privilegiado da aprendizagem, apesar de não ser o único. Esta pode ocorrer em outros espaços educativos, como a cidade, por exemplo.
Todas as afirmações corretas estão em:

Para mostrar a relação entre o aumento de velocidade de um automóvel e o gasto de energia, um professor fornece um exemplo onde um mesmo automóvel em duas situações sofre a mesma variação de velocidade. Na situação 1 o automóvel é acelerado do repouso até 72 km/h, gastando uma certa energia, cedida pelo motor. Na situação 2, o automóvel é acelerado de 72 km/h até 144 km/h, gastando uma outra energia.
Para essas situações, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir.
A energia gasta na situação 2 é _________, que na situação 1

O estudo da termodinâmica é essencial para

entendermos processos que envolvam a relação

entre calor e trabalho. Neste sentido, temos abaixo

um esquema de uma máquina térmica.


Sabendo que essa máquina térmica obedece as

leis da termodinâmica, seu rendimento é de 20% e

recebe 1800J da fonte quente.

A alternativa correta que apresenta respectivamente

os módulos do trabalho realizado, em

joules, e a quantidade de calor, em joules, que a

máquina rejeita para a fonte fria é:

No laboratório, um aluno observa um segmento de fio condutor Δl percorrido por uma corrente de intensidade i, numa região do espaço onde existe um campo magnético Br. Nessa situação, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir. A força magnética exercida sobre Δl (...)

Em uma aula sobre ondas estacionárias foi

utilizado como exemplo o violão, pois vários alu

nos possuíam o instrumento e sabiam tocar. A

figura abaixo representa a configuração de uma

corda vista imediatamente após ser tocada, criando

uma onda estacionária.


Considerando a figura e os conhecimentos de

ondulatória e analise as afirmações a seguir.

l A onda estacionária representada vibra no primeiro

harmônico ou harmônico fundamental.

ll As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de reflexão e interferência de ondas.

lll A onda estacionária representada vibra no segundo

harmônico, pois temos dois nós e um ventre.

lV As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de refração e superposição de ondas.

V As ondas estacionárias são formadas por interferências

construtivas e destrutivas de ondas superpostas,

onde, nas construtivas teremos os nós e

nas destrutivas os ventres.

Todas as afirmações corretas estão em:

A diferencia del texto informativo que trabaja con los conceptos de verdadero (V ) y falso (F ), el texto literario trabaja con los de verosímil (V ) e inverosímil (I ).
De las cinco proposiciones que siguen, indica cuáles con verosímiles (V ) y cuáles inverosímiles (I ).
( ) Asaltar a alguien solamente para sacarle los ojos.
( ) Ser asaltado en un lugar oscuro y solitario.
( ) Un asaltante que trata con respeto y hasta le pide disculpa a la víctima.
( ) Novias que piden ramos de ojos en vez de ramos de flores.
( ) Cielo estrellado en un pueblo de provincia y una noche serena.
La secuencia con las correctas en orden es:

Al fin, el misterioso asaltante, en vez de ojos, le da flores a su novia.
La alternativa correcta, en que las palabras subrayadas son reemplazadas por pronombres, es:

La J es una letra que existe también en portugués, pero con sonido diferente. ¿Cómo se explica fonéticamente la pronunciación de la misma en cada lengua, en la palabra CANGREJO em espanhol e CARANGUEIJO em português?

Observa las frases a continuación y responde a la pregunta:
“Por la mañana Mario acompaña a su hijo a la escuela; por la tarde lleva su perro a pasear”. ¿Por qué en la primera frase la preposición “a” precede al complemento (su hijo) y en la segunda no?

As células eucariontes são aquelas que mantêm seu DNA num compartimento interno separado, o núcleo. Além disso, essas células são providas de compartimentos internos membranosos, cada qual com uma função específica.
Com relação a esse grupo de células, assinale a alternativa correta.

O corpo humano é dotado de um sistema sensorial eficaz que permite captar estímulos externos.
O corpo humano processa tais estímulos e é observada uma reação fisiológica em resposta a esses estímulos. A visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato são importantes estratégias do sistema sensorial humano.
A alternativa correta relacionada a esse tema é:

Os seres vivos são caracterizados por uma série de propriedades que os distinguem de outros conjuntos de matéria. Uma dessas características é um alto grau de complexidade química. Pode-se dizer que a química dos seres vivos é organizada em torno do átomo de carbono, que constitui mais da metade do peso seco das células.
Sobre a composição química dos seres vivos, assinale a alternativa correta.

A chuva ácida, formada por alguns gases que reagem com a água na atmosfera, provoca danos à florestas e, notadamente, às edificações e monumentos históricos.
O tipo da chuva ácida que se forma através dos óxidos de enxofre (SO2 e SO3), reagindo com a água, produz:

Em relação a Parmênides (séc. V a.C.), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) O ser, para este filósofo, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
( ) A continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) O ser é pensável e o não-ser é impensável.
( ) O ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) O ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A lógica tradicional distingue substancialmente a filosofia, cujo objeto é o universal e o imutável, da história, cujo objeto é o particular e o mutável, ao passo que a lógica Hegeliana (do filósofo alemão Hegel) assimila a filosofia com a história, enquanto o ser é vir-a-ser.
Considere essa noção de Hegel e das noções do não ser e do vir-a-ser, o que pensou este filósofo ao ligar a filosofia e a história e analise as afirmações a seguir.
l A lógica Hegeliana coincide com a ontologia, porquanto a realidade é o desenvolvimento dialético do próprio "logos" divino, que no espírito humano adquire plena consciência de si mesmo.
ll Hegel julgou dever deduzir a priori o desenvolvimento lógico da ideia e demonstrar a necessidade racional da história natural e humana.
lll A lógica clássica considera falsa que uma proposição fica demonstrada quando é reduzida, identificada a uma proposição já admitida.
lV Hegel concebe um processo racional original – o processo dialético - no qual a contradição não mais é o que deve ser evitado a qualquer preço. V Para Hegel a lógica vai do idêntico ao idêntico.
A história, ao contrário, é o domínio do mutável. O acontecimento de hoje é diferente do de ontem. Todas as afirmações corretas estão em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282