A proposta curricular de Santa Catarina/1998
apresenta a seguinte afirmação:
“A realidade contemporânea rompe o currículo departamentalizado,
de domínio exclusivo de alguns professores
e a privatização do saber. Na Escola tradicional
os professores se sentem donos de uma área do conhecimento.
Daí prevalecer a relação magister dixit: o
que o professor fala é a única verdade! Pela cópia do
quadro negro ou pelo ditado do professor se cultiva a
ilusão de assimilar o conhecimento do mestre. No processo
aberto de ensino-aprendizagem, prevalece o interacionismo
entre professor-aluno e outros agentes da
educação, como os pais, a direção da escola e as pessoas
que vivem na comunidade ou no mundo do trabalho.
O que se deve buscar é criar condições que favore-
çam o aprendizado. Todos são percebidos como sujeitos
de aprendizagem porque se comunicam num processo
de geração de conhecimento, subjetivo e coletivo
ao mesmo tempo. São as pessoas que aprendem e
aprendem individualmente; porém o esforço interativo
de aprendizagem confere caráter social à educação. O
conhecimento se dá em benefício de todos”.
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular acesso
em 15/08/2012
Analise as afirmações a seguir.
l O texto propõe que a dialogia seja estabelecida no
processo de ensino-aprendizagem, superando
aquilo que Paulo Freire chamou de Educação Bancária.
ll Pelo texto depreende-se que atualmente o educando
também participa da construção do seu
conhecimento, mesmo individualmente, sem a
presença do professor.
lll A expressão “magister dixit” está afirmando a necessidade
da interdisciplinaridade como princípio
norteador do processo educativo, onde o professor
detém o conhecimento a ser repassado para o
aluno.
lV A escola é o lugar privilegiado da aprendizagem,
apesar de não ser o único. Esta pode ocorrer em
outros espaços educativos, como a cidade, por
exemplo.
Todas as afirmações corretas estão em: