Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e:
A indústria da construção civil é um setor produtivo que possui considerável papel na economia do Brasil. A indústria da construção civil, por conta de sua grandiosidade, é atualmente a maior consumidora de recursos naturais da sociedade, absorvendo de 20 a 50% desses recursos explorados no mundo. Em relação a essa afirmativa, NÃO é possível considerar:
Em A formação social da mente e desenvolvimento de processos psicológicos superiores (1988), Vygotsky confere à imitação um sentido diferente daquele conferido por outros autores do desenvolvimento. Tal diferença para outros autores se dá porque, para Vygotsky, a imitação:
Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:
Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:
Segundo Libâneo (2005), a oferta de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e com as seguintes características:
Ao nascerem, as crianças caracterizam-se por movimentos automáticos, reflexos, que permitem formar e desenvolver seus recursos vitais. Em seguida, passados alguns meses de vida, os movimentos reflexos arcaicos cedem lugar aos movimentos intencionais. Esses dois períodos são denominados, respectivamente:
A avaliação educacional é um momento importante para que todos os participantes possam perceber seus avanços e os possíveis entraves no processo de aprendizagem. A avaliação em Educação Física escolar deve compreender essa possibilidade para além das quantificações e mensurações nas simples atribuições de notas. Avaliar é continuadamente perceber as nuances dos processos de ensino e aprendizagem e, para isso, deve ser realizada de forma continuada e contextualizada. Na área de Educação Física, pode-se perceber que nem sempre isso ocorreu; houve momentos em que os gestos esportivos ou a destreza motora foram paradigmáticos. A seguinte situação está de acordo com as tendências da avaliação na pespectiva crítico-social:
No terceiro parágrafo do Texto I, afirma-se ser um mito a ide ia de que a gramática não deve ser ensinada em sala de aula na abordagem ESP. Esse mito é justificado devido à
Afixos (sufixos e prefixos) são elementos que modificam as palavras e atribuem a elas determinadas classes morfológicas. Os sufixos -/y em "succinctly" (1 o Parágrafo) e -ing em "saying" (3° Parágrafo) atribuem aos termos 'succinct" e "say", respectivamente, as seguintes classes:
João, aluno do 2° ano, aprendeu com a professora, no primeiro bimestre, o conceito da soma. No terceiro mês do ano, mostrou à professora que já sabia fazer contas de multiplicação. Esta lhe perguntou como ele tinha aprendido e ele respondeu: "Com os colegas do meu prédio que já estão no 4° ano." Este episódio demonstra um conceito fundamental de Vygotsky, segundo o qual funções ainda não amadurecidas, mas já em processo de maturação, podem nascer com a ajuda de um professor ou de colegas mais capazes. A este fato Vygotsky (1989) chamou de: