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A tabela abaixo refere-se às notas de uma turma.

Tendo-se como referência essa distribuição, o valor da mediana é igual a

Em um concurso, a prova de Estatística tem 15 questões, com notas de 0 a 5, de acordo com o número de questões corretas.

Sabe-se que as notas têm distribuição normal com média 7,5 e variância de 2,25.

Sabe-se que F(z) é a função de distribuição acumulada da normal padrão, onde F(1,3) ≅ 0,90, F (1,64) ≅ 0,95, F(1,96) ≅ 0,975, F(2,58) = 0,995

Qual a maior nota entre os 5% que tiraram as menores notas do concurso?

Antônio esqueceu sua calculadora para fazer a prova e vai pedir emprestado para os alunos de sua universidade até que consiga. Suponha que a probabilidade de cada aluno possuir e emprestar a calculadora seja de 10%. Calcule a probabilidade de Antônio conseguir a calculadora, no mínimo, em quatro tentativas.

Adriano está muito interessado em comprar uma moto, mas como tem pouco dinheiro resolveu participar de um leilão de motos, mesmo sabendo que existe outro interessado. Pelas regras da administradora de leilões, quem der o lance mais alto, acima de R$ 5.000,00, ganha. Supondo que o lance do seu adversário seja uma variável aleatória, uniformemente distribuída entre R$ 5.000,00 e R$ 7.500,00. Qual a probabilidade de Adriano vencer, se der um lance de R$ 6.000?

Um estudante deseja estimar a renda média dos estagiários de sua cidade. A renda dos estagiários da cidade segue uma distribuição normal, com desvio padrão de 250 reais e média desconhecida. Quantos estagiários, aproximadamente, deverão pesquisar para garantir que haja um risco de 0,05 de ultrapassar um erro de R$50,00 ou mais na estimação.

Sabendo que F(z) é a função de distribuição acumulada da normal padrão, onde F(1,3) ≅ 0,90, F(1,64) ≅ 0,95 F(1,96) ≅ 0,975, F(2,58) = 0,995

Valdemir, após terminar a faculdade, decidiu estudar para concurso público e fez um estudo para saber o número de anos de estudo que os concursados tiveram até terem sido aprovados. Sabe-se que o tempo de estudo tem distribuição normal com variância de 2,25 anos. Ele tomou uma amostra de 25 concursados e obteve uma média de 3,5 anos. Qual seria o intervalo com 95% de confiança para o tempo médio de estudo da população.

Sabendo que F(z) é a função de distribuição acumulada da normal padrão, onde F(1,3) ≅ 0,90, F(1,64) ≅ 0,95 F(1,96) ≅ 0,975, F(2,58) = 0,995

Leia o texto abaixo para responder à questão

No excerto acima, a sentença linguística “Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.” (linhas 4 e 5) é reproduzida pelo narrador por meio do seguinte mecanismo:

Leia os textos abaixo, retirados do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, para responder à questão.

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é responsável pelo direcionamento de grande parte da Ortografia Oficial. O TEXTO II, excerto de verbete extraído do Dicionário Houaiss, prevê um signo cuja ortografia foi modificada pelo Novo Acordo Ortográfico. Assinale a alternativa em que o signo também foi alterado pelo Novo Acordo.

Leia o texto abaixo, retirado de uma sentença, e responda à questão.

 

 

Nesse excerto de sentença, há predominância do tipo textual

Acerca da acumulação remunerada de cargos públicos e o exercício de mandato por servidor público, assinale a alternativa incorreta

Com base nas disposições da Lei nº 8.112/90, assinale abaixo o que se entende por inassiduidade habitual: 

Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português” e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática” estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa” que

Infere-se do excerto “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos.” (linhas 11 e 12) que o signo “apenas” possui, no texto, caráter predominantemente

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra ''Gramática na escolas'', escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas. com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada ''língua natural'', é possível construir ''gramáticas'' e melhorar a educação do País.

 

Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita.” (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é

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