Para efeito da Resolução CONAMA nº 10/1993 são estabelecidos os seguintes estágios de regeneração da vegetação secundária:
Com respeito ao que preconiza a Lei Federal nº 12.651/2012, são entendidas como atividades de interesse social:
A escolha dos métodos e práticas de prevenção à erosão é feita em função dos aspectos ambientais e socioeconômicos de cada propriedade e região. Cada prática aplicada isoladamente, previne apenas de forma parcial o problema. Para uma prevenção adequada à erosão, faz-se necessária a adoção simultânea de um conjunto de práticas. A prática que objetiva manter o solo coberto no período chuvoso, diminuindo os riscos de erosão e melhorando as condições físicas, químicas e biológicas do solo é conhecida como:
Atualmente a preocupação com a conservação e a manutenção dos padrões de qualidade mínimos nos recursos hídricos ultrapassa as esferas de cada ciência, exigindo que o tema seja tratado a partir de uma ótica multidisciplinar . A partir da necessidade de preservar os recursos hídricos, desenvolvem- se meios para quantificar e delimitar possíveis áreas de risco que, identificadas em um processo de planejamento ambiental, devem receber um manejo diferenciado. As diversas formas de interação da bacia hidrográfica e o ciclo hidrológico possibilitaram o surgimento de múltiplos conceitos relativos aos processos e subprocessos decorrentes dessas ações recíprocas. Sendo assim, surge a noção de área variável de afluência (AVA) como um aporte ao planejamento ambiental e à manutenção de padrões mínimos de qualidade e de disponibilidade de água, processo observado frequentemente em áreas onde o escoamento superficial por saturação é dominante, tratando o escoamento de retorno e a precipitação incidente nas áreas saturadas como elementos chaves na geração de escoamento. Considerando que as AVAs possuem uma clara importância na bacia hidrográfica referente à preservação e conservação ambiental e dos recursos hídricos, salienta-se também a possibilidade de comportarem uma microfauna e uma flora adaptadas às variações das condições de saturação do solo nessas áreas. Desta maneira, surge a possibilidade de uma intervenção pontual, através de práticas de manejo restritivas a usos do solo diretamente nas AVAs, que venham comprometer a qualidade dos recursos hídricos. Neste contexto surge o conceito de área hidrologicamente sensível (AHS). Consideram-se como AHSs determinadas áreas da bacia hidrográfica que apresentariam uma maior probabilidade de saturação do solo, servindo como um aporte ao planejamento ambiental e à manutenção de padrões mínimos de qualidade e disponibilidade de água. Considerando o texto acima, é correto afirmar que a(s) definição(ões) de:
Ao serem definidas, as unidades de solo são agrupadas em classes de capacidade. Considere a seguinte definição: "Terras apropriadas para cultivos intensivos, mas que necessitam de práticas complexas de conservação; os solos desta classe, normalmente têm declives mais pronunciados, são suscetíveis às erosões aceleradas, tendo, portanto, mais limitações edáficas". Essa definição se refere à classe:
Uma árvore de futura colheita possui 48cm de dap e uma árvore sem valor comercial possui um dap de 32cm. A distância medida entre elas no campo é de 7 m. Considere essas condições e assinale a alternativa correta.
Considere as figuras a seguir, com as respectivas indicações de posições identificadas pela letraX, para responder a questão. 
No que diz respeito à composição da macroestrutura, observada em uma lâmina de madeira, a posição indicada por X representa:
No planejamento da amostragem de águas contaminadas, deve ser considerada a capacidade analítica do(s) laboratório(s) quanto à quantidade de amostras que podem ser processadas e os tipos de parâmetros a serem investigados, limites de detecção, métodos de ensaio, disponibilidade de padrões e cronograma de atendimento. Considere a definição a seguir para responder a questão.
"É um dado fundamental para a seleção de métodos analíticos que devem ser empregados em um planejamento. Normalmente é definido(a) por legislação ou publicada como padrão internacional, e serve de orientação para a definição das técnicas de coleta e dos limites de quantificação aceitáveis para os métodos analíticos que serão utilizados para a tomada de decisão ambiental"
A descrição acima refere-se ao conceito de:
gráfico acima indica tipos de impactos ambientais em relação à escala temporal. A linha contínua decrescente representa a provável evolução da qualidade ambiental da área, independente do projeto em análise (e é representada por uma reta para simplificar o desenho). Nestes termos, os traçados indicados com as letras X, Y e Z, indicam, respectivamente:
Qualquer incêndio envolvendo combustíveis energizados, que pode ser tornar outra classe, caso seja desligado da rede elétrica, é a definição correta de incêndio classificado como:
Um texto não é um conglomerado de ideias soltas. As frases articulam- se interna e externamente, formando uma espécie de teia de significados que compõem um todo articulado e significativo a isso chamamos coesão. Sendo assim, assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o elemento coesivo implícito mais adequado para relacionar os períodos a seguir:
Foi então que leu sobre a relação entre lágrimas de mulher e a testosterona, o hormônio masculino. Foi uma verdadeira revelação. (Texto I 3º parágrafo)
Sobre a relação temática existente entre os textos I e II, é possível afirmar que:
Em relação às contas do Ativo Circulante, pode-se afirmar que constituem despesas pagas antecipadamente, as contas abaixo, EXCETO:
Em relação à conta Ajustes de Avaliação Patrimonial, pode- se afirmar que:
I. Recebe contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos somente do Ativo.
II. Deve ser considerada quando do cálculo do limite referente à proporção das reservas de lucros em relação ao capital.
III. Não corresponde a uma conta de reserva.
Assinale abaixo a opção correta:
Ao analisar determinada operação de venda de mercadorias, o perito contador observou a ocorrência de vendas no montante de $ 200.000,00, com incidência de ICMS à alíquota de 20% e custo dos produtos vendidos no montante de $ 90.000,00. Em seguida, constatou que 50% dessas mercadorias vendidas foram devolvidas. Segundo a administração da entidade, o lucro bruto obtido ao final da operação (venda e posterior devolução de parte das mercadorias) na operação foi de $ 20.000,00. Considerando apenas as informações acima, o perito- contador constatou em relação ao Resultado Bruto com essa operação que: