O Glossário de Termos Técnicos Rodoviários do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens é importante ferramenta para os técnicos e profissionais das diversas áreas da Engenharia Civil. Sobre esse tema, analise as definições a seguir.
I. Faixa de Rolamento ou Faixa de Trânsito Parte de Pista de Rolamento cuja largura permite, com segurança, a circulação, estacionamento e parada de veículos em fila única.
II. Pista de Rolamento Faixas da plataforma destinadas à circulação de veículos
III. Faixa de Domínio Base física sobre a qual assenta uma rodovia, constituída pelas pistas de rolamento canteiros, obras-de-arte, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa do recuo.
Esta(ão) correta(s) apenas a(s) definição(ões):
No processo executivo de alvenarias, as vergas e contra- vergas têm papel importante no combate às trincas. Segundo a NBR 8545/1984 Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos Procedimentos, as vergas e contra-vergas devem atender aos seguintes requisitos:
Após o ensaio em laboratório de uma peça que estavaem ruína, obteve-se o estado plano de tensões esquematizado na figura 6 a seguir.
Os valores das tensões principais máxima (σmax) e mínima (σmin) para este estado plano de tensões são respectivamente:
No laboratório de estruturas de uma universidade seráconstruída uma ponte rolante para ajudar na confecçãoe realização dos ensaios de perícia. A viga por ondepercorrerá o carro com guincho estará apoiada conforme modelo estrutural apresentado na figura 3 a seguir.
Para essa estrutura, deseja-se conhecer o efeito do momento fletor na seção S, situada no meio da viga da ponte rolante, quando o carro com guincho se mover ao longo dela toda. Nesse estudo, o desenho esquemático da linha de influência do momento fletor na seção S é o esquematizado na alternativa:
A Norma NBR 5410/2004 versão corrigida em 2008 - Instalações elétricas de baixa tensão, estabelece critérios referentes a proteção contra choques elétricos - seleção e instalação dos componentes em locais contendo aquecedores de sauna. Ela divide esse ambiente em volumes. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa incorreta.
Segundo a Norma Regulamentadora NR 6, que trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é incorreto afirmar que:
O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) contempla aspectos das Normas Regulamentadoras e outros dispositivos da Engenharia de Segurança do Trabalho. Com relação ao PCMAT assinale a alternativa correta.
Em relação aos projetos no AutoCAD®, considere osquadros abaixo e correlacione corretamente os comandos e seus objetivos.
A correlação correta é a indicada na alternativa:
Para conferir as armaduras de tração e compressão das vigas de um certo projeto, o engenheiro verificou o valor do limite superior do somatório das áreas dessas armaduras. Conforme a NBR-6118/2007 Projetos de estruturas de concreto Procedimento, a soma destas áreas não deve ter valor maior que:
Um engenheiro está designado para vistoriar cinco obras de redes coletoras de esgoto utilizando tubos de PVC. As obras estão na fase de escavação de valas para assentamento das tubulações. Segundo os projetos, todas essas valas têm a profundidade máxima de 1,20m (metros) e largura de 0,70 m (metros). Conferindo esses valores com o estabelecido na NBR 14.486/2000 Sistemas enterrados para condução de esgoto sanitário Projeto de redes coletoras com tubos de PVC, o engenheiro declarou que as medidas estavam adequadas porque, de acordo com a norma, a largura mínima para esses casos é de:
A norma NBR 7198/1993 se aplica às instalações prediais de água quente para o uso humano, cuja temperatura, em graus Celsius, seja, no máximo:
O parcelamento do solo para fins urbanos é regido pela Lei Federal nº 6766/1979, que não impede dos Estados, o Distrito Federal e os Municípios estabelecerem normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto na Lei às peculiaridades regionais e locais. A citada lei indica que o parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposições da mesma e as das legislações estaduais e municipais pertinentes. Nestes termos, considerando a legislação em epígrafe, a infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de:
Um projeto de interpretação de imagens consiste em definir primeiro quais são seus objetivos, ou seja, o tema de mapeamento e o propósito de aplicação, a localização e os limites da área a ser mapeada, a legenda de mapeamento e consequentemente a escala cartográfica e o nível de detalhamento desejado. Com isso, pode-se comparar produtos de Sensoriamento Remoto (SR), dentro das possibilidades acessíveis que melhor atendem ao projeto. Esta escolha passa pela comparação dos recursos disponíveis de cada produto de SR em função das especificações descritas. Os recursos disponíveis de um sistema sensor podem ser definidos por uma expressão, que está melhor representada por:
O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o INEA (Instituto Estadual do Ambiente - Rio de Janeiro) autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos utilizadores de recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidores e aqueles capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. O Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 42.159/2009, e estabelece tipos de licença ambiental. Considere os itens I, II e III a seguir para responder a questão.
I. Licença Prévia LP
Licença de Instalação LI
Licença de Operação LO
II. Licença Ambiental Simplificada LAS
Licença Prévia e de Instalação LPI
Licença de Instalação e de Operação LIO
III. Licença Ambiental de Recuperação LAR
Licença de Operação e Recuperação LOR
São tipos de licença ambiental previstas no SLAM:
Considere o texto a seguir, dividido em três segmentos, para responder a questão.
I. O zoneamento ambiental, como uma ferramenta de planejamento integrado, aparece como uma solução possível para o ordenamento do uso racional dos recursos, garantindo a manutenção da biodiversidade, os processos naturais e serviços ambientais ecossistêmicos. Esta necessidade de ordenamento territorial faz-se necessária frente ao rápido avanço da fronteira agrícola, a intensificação dos processos de urbanização e industrialização associados à escassez de recursos orçamentários destinados ao controle dessas atividades.
II. Uma vez que nem todas as áreas que contribuem para a manutenção da biodiversidade podem ser amplamente protegidas, é recomendável a utilização de critérios técnico científicos claros para a priorização. Vários autores destacam a necessidade de selecionar áreas consideradas importantes seguindo métodos que possibilitem mensurar a contribuição de áreas diferentes, isoladas ou em conjunto, para a proteção da biodiversidade.
III. Na Lei Federal nº 6.938/1981, o zoneamento ambienta aparece como um dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, sendo um tema de grande interesse nacional.
Com respeito à temática zoneamento ambiental, está(ão) correto(s) o(s) segmento(s):