Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta de acordo com a NBR 8036/83- Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios.
Considere os procedimentos gerais para avaliação de bens estabelecidos na Norma NBR 14653-1/2005 - Avaliação de bens Parte 1: Procedimentos gerais. Analisando os diversos métodos elencados nessa norma para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Após analisar os destroços de um incêndio, percebeu- se que uma viga biapoiada pode ter sida a causa do mesmo. A curva do diagrama de momento fletor dessa viga é dada pela seguinte equação: M (x) = 10 . x - x2 (KN.m)
Para essa condição, o valor do momento máximo, em módulo, que ocorre nessa viga, em quilonewtons.metro, é:
Considere os seguintes instrumentos:
I. Regulamentação do zoneamento ambiental.
II. Criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas.
III. Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental. IV. Elaboração do EIA-RIMA.
V. Instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis IBAMA.
São Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, de acordo com a Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 e suas atualizações apenas:
De acordo com a classificação adotada pelo COSCIP (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico) o fogo em materiais líquidos inflamáveis como óleos e vernizes pertence à classe:
Em uma instalação hidráulica, utilizaram-se tubos flexíveis de cobre, onde as mudanças de direção foram realizadas observando-se o raio mínimo de curvatura recomendado pela NBR 15345/2006 Instalação predial de tubos e conexões de cobre e ligas de cobre Procedimentos. A relação desse raio mínimo de curvatura, medido em milímetros, em relação ao diâmetro externo do tubo flexível, também em milímetros, deve ser de:
Considere os itens I, II, III , IV e V a seguir para responder a questão.
I. política macroeconômica.
II. papel do Estado / marco regulatório / relação interfederativa.
III. gestão, gerenciamento, estabilidade e continuidade de políticas públicas / participação e controle social.
IV. investimentos no setor.
V. matriz tecnológica / disponibilidade de recursos.
No âmbito das discussões do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, foram estabelecidos como condicionantes para os cenários plusíveis selecionados pelo Plansab, os referencias descritos nos itens:
Considere o texto a seguir, relacionado com abastecimento de água, dividido em três segmentos, para responder a questão.
I. Os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos e dos resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribuem sobremaneira para a melhoria da qualidade ambiental nas áreas urbanas e rurais. Contudo, a implantação desses sistemas pode implicar em impactos ambientais sobre o meio ambiente e deve ser submetida ao prévio licenciamento ambiental.
II. Os sistemas de abastecimento de água - constituídos pelas unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição da água - podem ocasionar, entre outros, impactos ambientais sobre os cursos de água devido à remoção de cobertura vegetal na área de captação nos mananciais e inundação de ecossistemas para o reservatório de acumulação.
III. Na adução pode ocorrer degradação paisagística, instabilidade de encostas naturais devido à execução de cortes e interferência com outros usos da área. Na fase de operação, os impactos ambientais negativos estão associados à ocorrência de desequilíbrio entre disponibilidade e usos da água pela alteração do balanço hidrológico, vazamentos e infiltrações na rede, comprometendo a qualidade da água e ocasionando riscos para a saúde pública, dentre outros.
Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:
Atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição dependerão de estudos ambientais para seu licenciamento ambiental. Considere o texto acima, com as respectivas lacunas [X], [Y], [Z] e [W], que considera a legislação federal e a estadual do Rio de Janeiro como referência, para responder a questão.
Considerando o texto citado, respectivamente as lacunas [X], [Y], [Z] e [W] correspondem a:
Águas com salinidade superior a 0,5 % e inferior a 30%, com respeito a Resolução CONAMA nº 357/2005, são classificadas como:
A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental. Nestes termos, admitindo que uma obra de infraestrutura viária (rodoanel) tenha que ser contruída em uma região metropolitana, abrangendo 5 (cinco) municípios, de um mesmo Estado, à luz do que preconiza a Resolução CONAMA nº 237/1997, a responsabilidade pelo licenciamento ambiental é:
Com respeito à Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é correto afirmar que:
Considere o texto a seguir, e as respectivas lacunas, para responder as questões 51 e 52
Considerando o texto citado, respectivamente as lacunas [X],[Y] e [Z] correspondem a:
Para a determinação do volume de árvores, o método do xilômetro é o que oferece resultados mais precisos. Sua utilização não é tão intensiva em virtude da complexidade das operações, pelo fato de ser de difícil construção, difícil transporte e demorado manuseio. Por estes motivos, utiliza- se o emprego de fórmulas. Na fórmula também conhecida como fórmula da secção intermediária, o volume V é o produto a área da secção intermediária g1/2pelo comprimento da tora, sendo que para o volume total da tora, também se deve adicionar o volume do cone da tora final, quando este existir. Quando o diâmetro é tirado na metade do comprimento da tora (d0,5) e o volume é calculado como se a tora fosse um cilindro, a diferença para menos na parte superior é compensada pela diferença a mais na parte inferior. A fórmula em questão se refere a:
Considere o texto a seguir, dividido em três segmentos, para responder a questão.
I. O sistema silvicultural que ocorre quando a totalidade de madeira comercial é abatida em uma só operação,
II. Tem o objetivo de criar uma floresta alta manejada e composta predominantemente por espécies comerciais.
III. As espécies devem ter capacidade de produzir sementes com regularidade e em grande quantidade, e a manipulação do dossel superior deve facilitar a regeneração e ao mesmo tempo evitar a competição pelos recursos entre a regeneração e as espécies indesejáveis.
Com respeito à especificidade do sistema silvicultural monocíclico, está(ão) correto(s) o(s) segmento(s):