Assinale a alternativa correta sobre qual é o órgão diretivo superior e estratégico, que tem por finalidade planejar, dirigir, executar, avaliar, deliberar e controlar as atividades da Polícia Militar da Bahia nos termos da Lei estadual nº 13.201, de 09 de dezembro de 2014 (Reorganização a Polícia Militar da Bahia).
Assinale a alternativa correta considerando os preceitos normativos e doutrinários básicos sobre imputabilidade penal, quanto ao agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
Assinale a alternativa INCORRETA considerando as previsões da Lei federal n° 9.455, de 07 de abril de 1997 (Crimes de tortura).
Assinale a alternativa correta quanto às previsões da Lei Federal n° 7.716, de 05/01/1989 no tocante aos resultantes de preconceito de raça ou de cor.
Considerando a prática de conspiração, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre a conduta que consiste no crime de deserção após analisar os itens a seguir.

A preposição destacada poderia ser substituída por todos os elementos abaixo, sem alteração de sentido, EXCETO:
Numa pesquisa sobre o uso entre três produtos A, B e C, o resultado foi:
150 dos entrevistados usam o produto A, 120 usam o produto B, 80 usam o produto C, 40 usam A e B, 50 usam B e C, 45 usam A e C e 25 usam os três produtos. Se 70 entrevistados não utilizam os três produtos e todos opinaram uma única vez, então o total de pessoas entrevistadas foi:
Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
“Estamos, segundo inúmeros teóricos, na plenitude da ___________ e a afirmação definitiva de um único modelo econômico/político. Fala-se, inclusive, no fim da história e a instauração definitiva do último “ismo" (__________). Estamos, também, na iminência de um novo século e de um novo milênio e, mesmo assim, boa parte da humanidade aguarda ainda por uma resposta ética/política/ social, capaz de lhe garantir uma vida digna e plena de paz. Apesar disso, muitos ainda insistem na ideia de que o espaço da política é um espaço reservado apenas para alguns, os denominados “políticos". há ainda um amplo movimento de _______________ e descrença na política e nas possibilidades que a ação política pode produzir em termos da construção de uma sociedade mais justa (ética) e adequada ao bem-viver humano".
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A relação capitalista da produção, que aparentemente parece livre, não passa de uma relação servil. Uma relação servil em que o capital está subordinado ao trabalho e o sujeito humano aos objetos por ele produzidos. O domínio do capital sobre o trabalho converte o produtor real em meio de produção de riqueza e esta não lhe pertence, mas lhe aparece como riqueza estranha. Quanto mais o trabalhador produz, mais objetos contrapõem-se a ele com poder hostil, os quais não lhe pertencem, mas o subordinam.
II. Uma segunda característica da alienação na sociedade capitalista está ligada à própria atividade produtiva do homem. A riqueza resultante da atividade produtiva pertence ao trabalhador, mas se contrapõe a ele como riqueza estranha e que o domina, a própria atividade vital do homem surge como uma atividade estranha. O estranhamento também resulta do fato de não ser o homem que emprega os meios de produção, mas os meios de produção empregarem o homem.
III. Quando o trabalhador chega à fábrica, defronta-se com os meios de produção como uma força estranha que dele independe e que o domina. Um meio pelo qual a atividade vital do homem se converte em atividade estranha é a própria divisão do trabalho. Pela divisão do trabalho a atividade humana transforma-se em atividade maquinal, unilateral; uma atividade separada do pensamento e idêntica ao agir animal.
IV. A atividade maquinal não oferece satisfação ao trabalhador, mas, ao contrário, o trabalho lhe aparece como atividade estranha, que não o realiza, mas que o nega, desgasta suas energias físicas e mentais. O trabalhador que vende sua força de trabalho por um salário não se afirma no trabalho, não desenvolve livremente suas energias físicas e mentais, mas as esgota. O trabalhador se sente em si, livre, fora do trabalho, e quando trabalha sente-se estranho, fora de si.
Estão corretas as afirmativas:
“O curto primeiro subperíodo, de 1964 a 1967 é marcado por uma política de certa maneira ambígua, já que muitos municípios foram extintos, mas muitos outros foram criados. O estado do Amazonas criou 212 municípios em 1963, mas em 1964 viu extintos 252 [...]" (Cataia, Márcio Antonio.) Durante a ditadura do regime militar no Brasil novas politicas e programas sociais foram implementados, visando o desenvolvimento e integração da nação.
A respeito destas afirmações assinale a alternativa correta:
O desafio envolvido na atuação do professor de artes está em adquirir formação específica em determinada área (Artes Visuais, Teatro, Dança e Música) e atuando no dia-a-dia escolar ter de exibir polivalência. Dentro dessa complexidade, o professor deve:
Assinale a alternativa correta.
“Descripção verdadeira de um paiz de selvagens nús, ferozes e canibais, situado na terra de Hessen antes e depois do nascimento de Christo, até que há dois anos Hans Stade de Homberg em Hessen, por sua própria experiência o conheceu e agora a dá á luz pela imprensa e pela segunda vez diligentemente augmentada e melhorada.". (STADEN, Hans. Suas viagens e captiveiro entre os selvagens do Brasil,p,13).
A antropofagia relatada seria retomada como conceito metafórico sobre um ponto-de-vista de formação “ antropofágica" para a cultura brasileira.
I. Pela equipe de comunicação de Getúlio Vargas durante o estado novo.
II. Pelos anarquistas na década de 30 em São Paulo.
III. Nas idéias de Oswald de Andrade em manifesto modernista.
IV. Pela política educacional aplicada durante o regime militar.
V. Nas performances de Paulo Brusky.
Assinale a alternativa correta.
A construção de Brasília, a Bienal de Arte de São Paulo, num Brasil em desenvolvimento na década de 50 do século XX , mostram uma arte brasileira criando identidade própria. Em 1952 um grupo formado por Haroldo e Augusto de Campos, e Décio Pignatari, publica a revista Noigandres e apresenta uma poesia de capacidade verbal e visual:
I. A Poesia Concreta.
II. Action Painting.
III. Arte Gestual.
IV. O Grupo Impacto.
V. O Trovadorismo.
Assinale a alternativa correta:
Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937 - 1980). Artista performático, pintor e escultor , produziu uma obra em 1967 que chamou de Parangolé. “Trata–se de uma espécie de capa (lembra ainda bandeira, estandarte, tenda) que não desfralda plenamente seus tons, cores, formas, texturas, grafismos ou as impregnações dos seus suportes materiais (pano, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, esteira) senão a partir dos movimentos — da dança — de alguém que a vista." diz Antonio Cícero citando o artista e a obra.
O crítico ressalta uma relação do trabalho de Oiticica com idéias que estavam servindo de motivo para diversos artistas na segunda metade do século XX.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Construtivismo, como nas esculturas de Max Bill
II. Surrealismo, como as colagens de Max Ernest
III. Futurismo como pinturas de Giacomo Balla.
IV. Nova Figuração como os retratos de Francis Bacon
Estão corretas as afirmativas: