Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6724 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.                                                                                                                            O ______ é uma plataforma de código aberto para gerenciamento de identidade e acesso, oferecendo soluções robustas de autenticação, autorização e segurança para aplicações e serviços.

Estruturas de dados são constantemente utilizadas em algoritmos para resolução de problemas, desde os mais simples aos mais complexos, desta forma, estrutura de dados utiliza o princípio “Último a entrar, primeiro a sair”(LIFO):

Texto II
O IBC

  O Instituto Benjamin Constant é uma instituição 
federal da administração direta, ligada diretamente 
ao gabinete do ministro da Educação e 
especializada na educação e atendimento de 
pessoas cegas e com baixa visão.
  O público atendido pelo IBC é formado por 
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos 
atendidos pela educação precoce, passando por 
todas as etapas da educação básica (educação 
infantil, ensino fundamental e ensino médio 
profissionalizante). Desde 2019 a instituição 
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na 
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso 
stricto sensu na área da América Latina. 
  Além da educação formal, o IBC também 
promove a reinserção social das pessoas que 
perderam ou estão em processo irreversível de 
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição 
de pessoas com deficiência visual na sociedade em 
geral e no mundo do trabalho em particular. 
 [...]
  Como centro de referência nesta área, a 
instituição também atua na formação especializada 
na educação de pessoas com deficiência visual e 
assessora instituições públicas e privadas no 
atendimento às necessidades desse público.
  Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um 
centro de pesquisas médicas no campo da 
oftalmologia, possuindo um dos programas de 
residência médica mais respeitados do País. 
Através desse programa, presta serviços de 
atendimento médico à população, realizando 
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em 
11/01/2024)

Em “no atendimento às necessidades desse público” (4º§), considerando-se as relações de subordinação, conclui-se que o termo destacado exerce a função sintática de:

Texto II
O IBC

  O Instituto Benjamin Constant é uma instituição 
federal da administração direta, ligada diretamente 
ao gabinete do ministro da Educação e 
especializada na educação e atendimento de 
pessoas cegas e com baixa visão.
  O público atendido pelo IBC é formado por 
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos 
atendidos pela educação precoce, passando por 
todas as etapas da educação básica (educação 
infantil, ensino fundamental e ensino médio 
profissionalizante). Desde 2019 a instituição 
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na 
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso 
stricto sensu na área da América Latina. 
  Além da educação formal, o IBC também 
promove a reinserção social das pessoas que 
perderam ou estão em processo irreversível de 
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição 
de pessoas com deficiência visual na sociedade em 
geral e no mundo do trabalho em particular. 
 [...]
  Como centro de referência nesta área, a 
instituição também atua na formação especializada 
na educação de pessoas com deficiência visual e 
assessora instituições públicas e privadas no 
atendimento às necessidades desse público.
  Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um 
centro de pesquisas médicas no campo da 
oftalmologia, possuindo um dos programas de 
residência médica mais respeitados do País. 
Através desse programa, presta serviços de 
atendimento médico à população, realizando 
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em 
11/01/2024)

Embora aproximem-se quanto à temática, os dois textos possuem diferenças estruturais. Quanto à tipologia, o segundo pode ser classificado como:

Considere o seguinte fragmento para responder às questões 3 e 4 seguintes. 

“Com o mesmo desembaraço me apontou a cadeira, abriu a cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela mesma.”

A sequência de verbos flexionados no pretérito perfeito contribui para o caráter narrativo do texto e indica ações que:

Em uma escola, há quatro turmas de primeiro ano: A, B, C e D. Cada turma tem 25 alunos. Sabe-se que:
10 alunos da turma A praticam futebol.
8 alunos da turma B praticam vôlei.
12 alunos da turma C praticam basquete.
15 alunos da turma D praticam natação.
Nenhum aluno pratica mais de um esporte.
Assinale alternativa que apresenta a quantidade de alunos do primeiro ano que não praticam nenhum esporte.

Ao optar por utilizar a ferramenta de versionamento Git, em um projeto de software, deve-se criar um repositório Git em um diretório 
local, desta forma, assinale a alternativa que apresenta o comando Git que deve ser utilizado para criar este novo repositório local.

Analise as afirmativas abaixo.

I. É um paradigma de programação que organiza o código em unidades autônomas chamadas objetos, encapsulando dados e 
comportamentos relacionados, promovendo reutilização, modularidade e facilitando a compreensão e manutenção do sistema.
II. É um paradigma de programação que enfatiza o uso de estruturas de controle, como sequência, seleção e repetição, para criar algoritmos organizados e eficientes, promovendo uma abordagem procedural e modular que facilita a compreensão, manutenção e depuração do código-fonte.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta quais são os paradigmas de programação citados.

Leia a afirmativa abaixo.

Os quatro pilares da Orientação a Objetos, ______, ______, ______, e ______, formam a base conceitual que guia o design de sistemas, 
permitindo a criação de código modular, reutilizável e flexível, promovendo a eficiência e manutenção em ambientes de programação orientada a objetos.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com o Art. 2 da Portaria Nº 131 de 05/05/2021 do Conselho Nacional de Justiça: “O Grupo Revisor de Código-Fonte será composto por membros indicados pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI) do CNJ, bem como por representantes indicados pelos tribunais.”, desta maneira, em seu primeiro parágrafo diz:

Sobre Scrum, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Scrum não requer a realização de reuniões específicas, deixando a equipe livre para decidir como se organizar.
( ) Em Scrum, o backlog do produto é uma lista dinâmica de funcionalidades que não precisa ser priorizada.
( ) Scrum é um framework ágil que facilita o desenvolvimento, entrega e manutenção de produtos complexos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Associe as duas colunas da tabela a seguir, tendo como tema o conceito de transação em um banco de dados na plataforma SQL.

Assinale a alternativa correta.

Considera-se o ______ como um conjunto de funções de software que transformam dados NãoASCII em dados ASCII e vice-versa. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Tendo como tema os cenários possíveis para contêineres no Windows Server, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Isolamento de namespace significa que cada contêiner só tem acesso aos recursos queestão disponíveis para ele. Todos os arquivos, 
portas, e processos em execução parecem ser exclusivos do contêiner, mesmo eles sendo compartilhados com o host e com outros 
contêineres.
(  ) Assim como as máquinas virtuais fornecem “o que parecem ser” computadores separados, os contêineres fornecem “o que parecem ser”instâncias separadas do sistema operacional, cada uma com sua própria memória e sistema de arquivos, e executando uma cópia nova e limpa do sistema.
(  ) Ao contrário das máquinas virtuais, no entanto, que executam cópias separadas do sistema operacional, os contêineres compartilham o sistema operacional do sistema host. Não há necessidade de instalar uma instância separada do sistema operacional para cada contêiner.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A virtualização é uma tecnologia que possibilita que uma infraestrutura ou recursos lógicos múltiplos funcionem em uma única infraestrutura física. Assim, é possível virtualizar:

I.Memória   II.Processador   III.Armazenamento   IV.Rede   V.Sistema operacional

 

Assinale a alternativa que contemple as opções possíveis. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282