Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6724 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Texto I
Mirtes Aparecida da Luz


  Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir 
a porta, no mesmo instante em que eu dava as 
primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela, 
que cheguei a duvidar de que a moça não 
enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo 
desembaraço me apontou a cadeira, abriu a 
cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me 
passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela 
mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela 
qual ela gosta de ser chamada) não estava me 
enxergando do mesmo modo como eu a via, 
quando pediu licença para tocar o meu rosto e 
segurar as minhas mãos, para saber realmente 
com quem estava falando. E, depois de suaves 
toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha 
boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos, 
concluiu que eu estava tensa. Não era ainda, 
portanto, a hora de começar a trocar nossas 
histórias. Aceitei as considerações dela. Era 
verdade, eu estava muito tensa. A condição de 
minha interlocutora me colocava em questão. 
Como contemplar os olhos dela encobertos por 
óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda 
mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho 
no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido 
sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da
depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de 
virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que 
a narradora não me contemplava, eu podia 
acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando 
ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar 
estava dirigido para a foto da filha. Como 
acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para 
onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as 
minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento, 
horas depois de me mostrar toda a casa, de me 
chamar para um passeio pelas redondezas, de 
fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos, 
do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da 
Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela, 
deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e 
me perguntou se eu me incomodava de 
conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me 
distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas 
mãos caminharam para o meu rosto, procurando 
suavemente os meus olhos. E, com gestos mais 
delicados ainda, seus dedos tocaram minhas 
pálpebras, em movimentos de cima para baixo. 
Levei um breve instante para entender as intenções 
de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos. 
Fechei. [...]


(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de 
Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)

O primeiro período do texto é composto por várias orações. Na passagem “que cheguei a duvidar”, o vocábulo destacado cumpre papel coesivo apresentando valor semântico de:

Texto II
O IBC

  O Instituto Benjamin Constant é uma instituição 
federal da administração direta, ligada diretamente 
ao gabinete do ministro da Educação e 
especializada na educação e atendimento de 
pessoas cegas e com baixa visão.
  O público atendido pelo IBC é formado por 
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos 
atendidos pela educação precoce, passando por 
todas as etapas da educação básica (educação 
infantil, ensino fundamental e ensino médio 
profissionalizante). Desde 2019 a instituição 
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na 
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso 
stricto sensu na área da América Latina. 
  Além da educação formal, o IBC também 
promove a reinserção social das pessoas que 
perderam ou estão em processo irreversível de 
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição 
de pessoas com deficiência visual na sociedade em 
geral e no mundo do trabalho em particular. 
 [...]
  Como centro de referência nesta área, a 
instituição também atua na formação especializada 
na educação de pessoas com deficiência visual e 
assessora instituições públicas e privadas no 
atendimento às necessidades desse público.
  Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um 
centro de pesquisas médicas no campo da 
oftalmologia, possuindo um dos programas de 
residência médica mais respeitados do País. 
Através desse programa, presta serviços de 
atendimento médico à população, realizando 
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em 
11/01/2024)

O termo que introduz o terceiro parágrafo, contribui para a progressão textual estabelecendo, com a informação que o antecede, um sentido de:

Quatro irmãos: Karina, Lucas, Marcelo e Natália, têm idades diferentes e gostam de cores diferentes: azul, verde, vermelho e amarelo. 
Sabe-se que:
Karina é a mais velha e gosta de azul.
Lucas é mais novo do que Marcelo, mas mais velho do que Natália.
Marcelo gosta de verde.
Natália não gosta de amarelo. 

Assinale a alternativa que apresenta a idade e a cor preferida de cada irmão.

Certa disciplina em um curso superior tem três avaliações, A1, A2 e A3, sendo que A1 tem peso 2, A2 tem peso 3 e A3 tem peso 5. A média para aprovação na disciplina é 6,0 e todas as avaliações têm nota máxima igual a 10,0. Um aluno que tirou 4,5 na A1 e 2,0 na A2 precisa obter na avaliação A3, para ser aprovado, nota mínima igual a:

Com base nos dados apresentados na Tabela 1 – Distribuição das idades (em anos) dos sócios do Clube Juvenil de Recreação e       Bem-Estar, assinale a alternativa incorreta.

Tabela 1 – Distribuição das idades (em anos) dos sócios do Clube Juvenil de Recreação e Bem-Estar.

O versionamento de código é fundamental hoje para o desenvolvimento de sistemas, ainda mais quando estamos trabalhando em equipe, desta forma, o Git se popularizou como uma das ferramentas de versionamento mais utilizadas no dia a dia dos desenvolvedores. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o comando Git utilizado para criar uma nova branch e mudar para ela.

Sobre Estruturas de Repetição, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Em linguagens de programação, não é possível aninhar estruturas de repetição, ou seja, ter uma dentro da outra.
(  ) A estrutura de repetição foreach é utilizada somente para iterações em que a ordem dos elementos não é importante.
(  ) A utilização excessiva de instruções break e continue em estruturas de repetição é geralmente considerada uma boa prática de 
programação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Sobre Programação Orientada a Objetos,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) A herança em POO permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, promovendo a reutilização de código.
(  ) Objetos em POO não podem ser considerados entidades do mundo real, mas apenas representações abstratas no código-fonte.
(  ) Em POO, o conceito de encapsulamento protege os detalhes internos de uma classe, permitindo que somente métodos específicos acessem seus atributos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Considerando a utilização de contêineres com Docker, em um projeto, assinale a alternativa que apresenta o comando utilizado para remover um contêiner.

Sobre definição de Schema XML, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)                                                      (  ) XML Schema Definition (XSD) é uma linguagem utilizada para definir a estrutura e o conteúdo de documentos XML.
(  ) Elementos em um schema XML não podem ter atributos associados a eles.
(  ) Schemas XML fornecem uma maneira formal de definir a hierarquia e a cardinalidade dos elementos em um documento XML.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

 No Oracle Database o tipo de dados conhecido por armazenar um número de ponto flutuante de 64 bits e precisão dupla tem a notação ______.

Assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente.

O sistema ______ é muito usado para o mapeamento de objetos Java para relações, eleoferece uma implementação do Java Persistence API (JPA). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna, tendo como tema a arquitetura de soluções em banco de dados para Web.

A figura abaixo apresenta um posicionamento dos protocolos de rede em seus diversos níveis. A figura apresenta o nível 3 do modelo 
OSI. Com base no exposto e com base na proximidade às camadas, assinale a alternativa correta que coloque os quatro protocolos na mesma ordem que aparecem #1, #2, #3 e #4.

O protocolo ______ é considerado um protocolo da camada de aplicativo, o que significa que o cliente e o servidor podem estar em redes diferentes. Por se tratar de um protocolo cliente/servidor o mesmo foiprojetado para fornecer as quatro informações a um computador sem disco ou a um computador inicializado pela primeira vez. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Tendo como base o tema processos e threads de um Sistema Operacional, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Um thread é a unidade básica para a qual um sistema operacional aloca tempo do processador. 
(  ) Apenas um thread pode ser executado no contexto de um processo.
(  ) Cada thread tem uma prioridade de agendamento e mantém um conjunto de estruturas que o sistema usa para salvar o contexto do mesmo quando sua execução é colocada em pausa.

Assinale a alternativa que apresenta a correta de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282