Estruturas de dados são constantemente utilizadas em algoritmos para resolução de problemas, desde os mais simples aos mais complexos, desta forma, estrutura de dados utiliza o princípio “Último a entrar, primeiro a sair”(LIFO):
Texto II
O IBC
O Instituto Benjamin Constant é uma instituição
federal da administração direta, ligada diretamente
ao gabinete do ministro da Educação e
especializada na educação e atendimento de
pessoas cegas e com baixa visão.
O público atendido pelo IBC é formado por
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos
atendidos pela educação precoce, passando por
todas as etapas da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio
profissionalizante). Desde 2019 a instituição
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso
stricto sensu na área da América Latina.
Além da educação formal, o IBC também
promove a reinserção social das pessoas que
perderam ou estão em processo irreversível de
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição
de pessoas com deficiência visual na sociedade em
geral e no mundo do trabalho em particular.
[...]
Como centro de referência nesta área, a
instituição também atua na formação especializada
na educação de pessoas com deficiência visual e
assessora instituições públicas e privadas no
atendimento às necessidades desse público.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um
centro de pesquisas médicas no campo da
oftalmologia, possuindo um dos programas de
residência médica mais respeitados do País.
Através desse programa, presta serviços de
atendimento médico à população, realizando
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em
11/01/2024)
Em “no atendimento às necessidades desse público” (4º§), considerando-se as relações de subordinação, conclui-se que o termo destacado exerce a função sintática de:
Texto II
O IBC
O Instituto Benjamin Constant é uma instituição
federal da administração direta, ligada diretamente
ao gabinete do ministro da Educação e
especializada na educação e atendimento de
pessoas cegas e com baixa visão.
O público atendido pelo IBC é formado por
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos
atendidos pela educação precoce, passando por
todas as etapas da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio
profissionalizante). Desde 2019 a instituição
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso
stricto sensu na área da América Latina.
Além da educação formal, o IBC também
promove a reinserção social das pessoas que
perderam ou estão em processo irreversível de
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição
de pessoas com deficiência visual na sociedade em
geral e no mundo do trabalho em particular.
[...]
Como centro de referência nesta área, a
instituição também atua na formação especializada
na educação de pessoas com deficiência visual e
assessora instituições públicas e privadas no
atendimento às necessidades desse público.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um
centro de pesquisas médicas no campo da
oftalmologia, possuindo um dos programas de
residência médica mais respeitados do País.
Através desse programa, presta serviços de
atendimento médico à população, realizando
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em
11/01/2024)
Embora aproximem-se quanto à temática, os dois textos possuem diferenças estruturais. Quanto à tipologia, o segundo pode ser classificado como:
Considere o seguinte fragmento para responder às questões 3 e 4 seguintes.
“Com o mesmo desembaraço me apontou a cadeira, abriu a cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela mesma.”
A sequência de verbos flexionados no pretérito perfeito contribui para o caráter narrativo do texto e indica ações que:
Um triângulo retângulo tem um cateto de 6 cm e a hipotenusa de 10 cm. Assinale a alternativa que apresenta o comprimento do outro cateto.
Em uma escola, há quatro turmas de primeiro ano: A, B, C e D. Cada turma tem 25 alunos. Sabe-se que:
10 alunos da turma A praticam futebol.
8 alunos da turma B praticam vôlei.
12 alunos da turma C praticam basquete.
15 alunos da turma D praticam natação.
Nenhum aluno pratica mais de um esporte.
Assinale alternativa que apresenta a quantidade de alunos do primeiro ano que não praticam nenhum esporte.
Ao optar por utilizar a ferramenta de versionamento Git, em um projeto de software, deve-se criar um repositório Git em um diretório
local, desta forma, assinale a alternativa que apresenta o comando Git que deve ser utilizado para criar este novo repositório local.
Analise as afirmativas abaixo.
I. É um paradigma de programação que organiza o código em unidades autônomas chamadas objetos, encapsulando dados e
comportamentos relacionados, promovendo reutilização, modularidade e facilitando a compreensão e manutenção do sistema.
II. É um paradigma de programação que enfatiza o uso de estruturas de controle, como sequência, seleção e repetição, para criar algoritmos organizados e eficientes, promovendo uma abordagem procedural e modular que facilita a compreensão, manutenção e depuração do código-fonte.
Assinale a alternativa que apresenta quais são os paradigmas de programação citados.
Leia a afirmativa abaixo.
Os quatro pilares da Orientação a Objetos, ______, ______, ______, e ______, formam a base conceitual que guia o design de sistemas,
permitindo a criação de código modular, reutilizável e flexível, promovendo a eficiência e manutenção em ambientes de programação orientada a objetos.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com o Art. 2 da Portaria Nº 131 de 05/05/2021 do Conselho Nacional de Justiça: “O Grupo Revisor de Código-Fonte será composto por membros indicados pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI) do CNJ, bem como por representantes indicados pelos tribunais.”, desta maneira, em seu primeiro parágrafo diz:
Sobre Scrum, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Scrum não requer a realização de reuniões específicas, deixando a equipe livre para decidir como se organizar.
( ) Em Scrum, o backlog do produto é uma lista dinâmica de funcionalidades que não precisa ser priorizada.
( ) Scrum é um framework ágil que facilita o desenvolvimento, entrega e manutenção de produtos complexos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Associe as duas colunas da tabela a seguir, tendo como tema o conceito de transação em um banco de dados na plataforma SQL.
Assinale a alternativa correta.
Considera-se o ______ como um conjunto de funções de software que transformam dados NãoASCII em dados ASCII e vice-versa. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Tendo como tema os cenários possíveis para contêineres no Windows Server, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Isolamento de namespace significa que cada contêiner só tem acesso aos recursos queestão disponíveis para ele. Todos os arquivos,
portas, e processos em execução parecem ser exclusivos do contêiner, mesmo eles sendo compartilhados com o host e com outros
contêineres.
( ) Assim como as máquinas virtuais fornecem “o que parecem ser” computadores separados, os contêineres fornecem “o que parecem ser”instâncias separadas do sistema operacional, cada uma com sua própria memória e sistema de arquivos, e executando uma cópia nova e limpa do sistema.
( ) Ao contrário das máquinas virtuais, no entanto, que executam cópias separadas do sistema operacional, os contêineres compartilham o sistema operacional do sistema host. Não há necessidade de instalar uma instância separada do sistema operacional para cada contêiner.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A virtualização é uma tecnologia que possibilita que uma infraestrutura ou recursos lógicos múltiplos funcionem em uma única infraestrutura física. Assim, é possível virtualizar:
I.Memória II.Processador III.Armazenamento IV.Rede V.Sistema operacional
Assinale a alternativa que contemple as opções possíveis.