Em relação ao ensino médio, é INCORRETO afirmar que
Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que o Estado promoverá e incentivará o
desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica.
Para a promoção e o incentivo da ciência e tecnologia pelo Estado, é INCORRETO
afirmar que
Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), é INCORRETO afirmar que
A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é
INCORRETO afirmar que
Em relação à disputa das experiências sociais para se tornarem objetos de
conhecimentos mencionados por Arroyo (2011), assinale a alternativa INCORRETA.
Como salientam Teixeira e Nunes (2010), as habilidades e competências diferentes são
reforçadas por técnicas de avaliação diversificadas, sendo necessário que essas sejam
colocadas em prática numa perspectiva formativa.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das técnicas de
avaliação inclusiva com as suas respectivas características.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Segundo Ghedin e Franco (2008), a relação sujeito-objeto pode ser explicada segundo a
configuração de três diferentes modelos teóricos: objetivista, subjetivista e dialético.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses modelos
teóricos com os seus respectivos princípios.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),
sistema informatizado do MEC, é INCORRETO afirmar que
Um manual de Língua Portuguesa trata, obviamente, de Língua Portuguesa e não da
Língua Portuguesa, já que, como todas as demais, também a LP é variada, multifacetada,
heterogênea, não monolítica nem uniforme. O fato de todas as línguas serem heterogêneas
e apresentarem variações constitui, talvez, o aspecto mais complexo no ensino da língua.
Ainda não existem sugestões claras a respeito desse tratamento. Sabe-se apenas que se
deve ensinar uma forma de uso da língua, mas é controversa a argumentação a respeito
da seleção dessa variedade. Por isso mesmo é conveniente alertar pelo menos para a
existência da variedade dialetal ou socioletal.
(MARCUSCHI, apud DIONÍSIO e BEZERRA, 2003,160p.)
A diferenciação feita pelo autor no objeto de ensino dos livros didáticos subjaz à
compreensão de que

O fragmento do poema de Drummond revela

O poeta, ao referir-se ao ensino do português padrão, o caracteriza como
Leia este trecho:
“[...] é, em última análise, responsável pela diversidade fisionômica dos ambientes
naturais, pela sua dinâmica de maior ou menor velocidade, e pela maior ou menor riqueza
de vida animal e vegetal na face deste planeta. [...]"
ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. p: 18.
Adaptado.
Esse trecho se refere
Nos últimos decênios, o território brasileiro conhece grandes mudanças em função de
acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao
mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais.
NÃO se incluem nesses acréscimos técnicos
Cada época da história tem uma forma própria de geografia e um perfil próprio de
geógrafo.
Considerando-se esse pressuposto, é INCORRETO afirmar que