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Em relação ao ensino médio, é INCORRETO afirmar que

Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que o Estado promoverá e incentivará o

desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica.

Para a promoção e o incentivo da ciência e tecnologia pelo Estado, é INCORRETO

afirmar que

Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), é INCORRETO afirmar que

São questões tratadas no regimento escolar, EXCETO:

A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é

INCORRETO afirmar que

Em relação à disputa das experiências sociais para se tornarem objetos de

conhecimentos mencionados por Arroyo (2011), assinale a alternativa INCORRETA.

Como salientam Teixeira e Nunes (2010), as habilidades e competências diferentes são

reforçadas por técnicas de avaliação diversificadas, sendo necessário que essas sejam

colocadas em prática numa perspectiva formativa.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das técnicas de

avaliação inclusiva com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Segundo Ghedin e Franco (2008), a relação sujeito-objeto pode ser explicada segundo a

configuração de três diferentes modelos teóricos: objetivista, subjetivista e dialético.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses modelos

teóricos com os seus respectivos princípios.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),

sistema informatizado do MEC, é INCORRETO afirmar que

Um manual de Língua Portuguesa trata, obviamente, de Língua Portuguesa e não da

Língua Portuguesa, já que, como todas as demais, também a LP é variada, multifacetada,

heterogênea, não monolítica nem uniforme. O fato de todas as línguas serem heterogêneas

e apresentarem variações constitui, talvez, o aspecto mais complexo no ensino da língua.

Ainda não existem sugestões claras a respeito desse tratamento. Sabe-se apenas que se

deve ensinar uma forma de uso da língua, mas é controversa a argumentação a respeito

da seleção dessa variedade. Por isso mesmo é conveniente alertar pelo menos para a

existência da variedade dialetal ou socioletal.

(MARCUSCHI, apud DIONÍSIO e BEZERRA, 2003,160p.)

A diferenciação feita pelo autor no objeto de ensino dos livros didáticos subjaz à

compreensão de que


O fragmento do poema de Drummond revela


O poeta, ao referir-se ao ensino do português padrão, o caracteriza como

Leia este trecho:

“[...] é, em última análise, responsável pela diversidade fisionômica dos ambientes

naturais, pela sua dinâmica de maior ou menor velocidade, e pela maior ou menor riqueza

de vida animal e vegetal na face deste planeta. [...]"

ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. p: 18.

Adaptado.

Esse trecho se refere

Nos últimos decênios, o território brasileiro conhece grandes mudanças em função de

acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao

mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais.

NÃO se incluem nesses acréscimos técnicos

Cada época da história tem uma forma própria de geografia e um perfil próprio de

geógrafo.

Considerando-se esse pressuposto, é INCORRETO afirmar que

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