Analise a definição de expressão idiomática proposta pela linguista Cláudia Xatara, na revista Alfa (n. 42, 1998, p. 149).
“Expressão idiomática é uma lexia [unidade lexical constituída por uma palavra ou por palavras associadas (dicionário Aurélio, versão eletrônica 7.0)] complexa, indecomponível, conotativa e cristalizada pela tradição cultural".
A seguir, assinale o trecho que contém uma expressão idiomática de acordo com essa definição.
Análise a planilha gerada pelo Excel.
Qual é o resultado da célula D1=MAIOR(A1:B5;3)?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a função utilizada no MS Excel para calcular o número de células, em um intervalo, que não estão vazias.
Levar de volta às salas de aula as crianças que foram delas afastadas pela miséria, problemas familiares e falta de preparo da escola constitui exigência dos princípios constitucionais a seguir indicados:
I. Universalidade, todos têm direito à educação sem preconceitos de raça, de cor e de credo.
II. Equidade de condições para acesso e permanência na escola.
III. Qualidade, construção de conhecimentos e formação de atitudes e valores.
IV. Liberdade respeitada e apreço à tolerância.
Estão corretas as afirmativas:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal com o objetivo principal de orientar os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais concernentes à cada disciplina. Esses parâmetros abrangem tanto a rede pública, como a rede privada de ensino, conforme o nível de escolaridade dos alunos.
Em relação aos PCNs, é correto afirmar que:
Os “Jogos de Inteligência e Criatividade Tática" fazem parte do processo de aprendizagem tática, configurando como mais um pilar que deve ser oportunizado ao aluno a partir dos oito anos de idade. Nele, procura-se apresentar aos educandos jogos que tenham muita dinâmica, grande variabilidade de situações (táticas), alternância constante dos processos cognitivos de atenção–percepção–decisão, constituindo assim o conhecimento tático do jogo.
Analise as afirmativas a seguir.
Os “Jogos de Inteligência e Criatividade Tática":
I. são jogos em que é necessário que o professor tenha presente as características das modalidades, em relação, por exemplo, às fases do jogo de basquetebol, como defesa / ataque e retorno defensivo ou contra-ataque. Na fase de compreensão tática, com o objetivo de defender ou de atacar, devem ser encontradas formas de criar ou diminuir o espaço de jogo.
II. enfatizam as exigências nos processos cognitivos de atenção, percepção, tomada de decisão, memória e reconhecimento de padrões.
III. são jogos que exigem do participante recorrer às formas de pensamento divergente e convergente, base da criatividade tática para encontrar soluções às situações do jogo.
Estão corretas as afirmativas:
A capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore, desenvolvidos dentro de rituais e fundamentos que formam o conjunto de regras que devem ser obedecidas por seus praticantes. Tais rituais e fundamentos, arraigados na história de luta pela liberdade do povo negro escravo no Brasil como também na formação sociopolítica de nosso povo, dão um forte caráter cultural a essa manifestação.
A base para a realização dos movimentos da capoeira encontra-se na parte instrumental e no canto.
Uma das principais estruturas do jogo é:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno, como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
Uma avaliação abrangente do processo de ensino e aprendizagem ao final de cada etapa letiva deve considerar aspectos como:
( ) conhecimento de jogos, brincadeiras e outras atividades corporais, suas respectivas regras, estratégias e habilidades envolvidas.
( ) aptidão física, avaliação padronizada que espera o mesmo resultado de todos.
( ) o grau de independência para cuidar de si mesmo ou para organizar jogos e brincadeiras.
( ) a forma de se relacionar com os colegas.
Assinale a sequência CORRETA.
O último quadrinho da tira é consequência da construção de sentido estabelecida de forma diversa por Calvin e por sua professora.
Essa divergência aconteceu devido ao fator de textualização:
Humor pode ser definido como comicidade em geral; graça, jocosidade, expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade, (HOUAISS, 2005, p. 1.555); e é construído no texto acima porque:
Releia o trecho a seguir.
“Em meio à crise da ciência no Brasil, sete pesquisadoras receberam, na última terça-feira, o Prêmio Para Mulheres na Ciência, criado em 1998 para estimular a presença de mulheres em áreas da pesquisa em que elas foram, historicamente, preteridas."
Esse trecho não pode, mantendo seu sentido original e de acordo com a norma padrão, ser reescrito da seguinte forma:
Multiplicando-se o seu algarismo das unidades por 4 e somando-se o resultado ao seu algarismo das dezenas, obtém-se 17. Repetindo-se esse processo algumas vezes, chega-se ao ponto de partida, como mostrado nesta sequência:
14 → 17 → 29 → 38 → 35 → 23 → 14.
Observe que, nesse caso, a regra foi aplicada seis vezes.
Aplicando-se essa regra aos números 7, 13 e 39, é correto afirmar que:
Carlos propôs a João a seguinte questão: “Pensei em um número e, em seguida, multipliquei esse número por 5 e, depois, adicionei 7, obtendo como resultado 57."
Em qual número Carlos pensou?
Analise o seguinte texto redigido no MS Word.
Qual será o tema da redação do ENEM em 2017?
Quais os estilos das fontes utilizados para destacar “tema da redação"?