Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3680 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando os aspectos elencados no texto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um assunto por ele abordado.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Analise as assertivas a seguir no que tange ao emprego correto dos sinais de pontuação.

I. Na linha 44, a ocorrência dos travessões indica a inserção de um discurso direto intercalado.

II. Nas linhas 12 e 15, o emprego das aspas indica a reprodução do enunciado de outra pessoa de maneira indireta.

III. Na linha 14, o emprego dos dois pontos indica a ocorrência de uma estrutura explicativa.

Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência: I. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. II. Conselho Nacional de Educação. III. Censo Demográfico. IV. Censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. V. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Quais estão INCORRETAS?

De acordo com Demo, para que se transforme o mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.

Coluna 1

1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.

Coluna 2

( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.

( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.

( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.

( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?

Segundo Moretto, o aluno tem uma vivência que lhe permite construir uma estrutura cognitiva formada por ideias e concepções ligadas ao senso comum de seu meio social e às representações que ele mesmo constrói em função de suas próprias experiências. A esse conjunto de ideais ele chama de concepções:

Os ícones pertencentes ao programa Microsoft Word 2013 são chamados respectivamente de:

Considerando o gráfico da reta que passa pelos pontos (-2/3,0) e (0,2) apresentado abaixo, podemos dizer que a lei da função do primeiro grau que representa a reta é:

Paulo comprou 2 quilos de maçãs e 3 quilos de laranjas por R$ 25,60. Diogo comprou, na mesma fruteira e na mesma hora, 1 quilo de maçã e 4 quilos de laranjas por R$ 23,30. Sabendo que o preço, por quilo, de cada fruta é diferente, podemos afirmar que o preço do quilo da maçã é:

A média aritmética dos salários de 5 funcionários de uma loja é de R$ 1.150,00. Se forem contratados mais dois funcionários, com salários de R$ 1.039,00 e R$ 1.100,00, a nova média salarial dos funcionários da loja será de:

Em contabilidade, segundo Berti e Berti (2011), trata-se de uma estimativa que se faz de uma provável despesa ou perda e que tem dois componentes básicos que a caracterizam: é uma previsão, portanto, o valor é estimado e denomina-se:

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante do processo de?

A maneira como a família vê a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo de adaptação. Os educadores devem acolher:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282