Em seu texto “A vingança de Capitu: DNA, escolha e destino na família brasileira contemporânea”, publicado em 2014, a
antropóloga Claudia Fonseca afirma:
“No final dos anos 1980, os testes de DNA para a verificação de laços de paternidade passaram do mundo da fantasia ao dos fatos, trazendo consigo o potencial de uma nova ‘mudança profunda’ em nossa conceituação de família, relações de gênero
e parentesco. Embora essa forma de tecnologia ainda não tenha recebido muita atenção acadêmica, estou convencida – baseada em experiência etnográfica em favelas brasileiras – que suas consequências são mais instantâneas e abrangentes do que as rupturas e transições anteriores marcadas pela ciência. Em apenas quinze anos desde a sua primeira descoberta no outro lado do mundo, tanto membros da elite como homens e mulheres da classe trabalhadora incorporaram testes de DNA em seu modo de ver laços e responsabilidades familiares.”
Segundo a autora, a popularização da tecnologia de DNA para rastrear vínculos sanguíneos produziu efeitos nas relações
João pretende enriquecer a documentação do banco de dados registrando o propósito das tabelas e as descrições de suas colunas. Isso é crucial para facilitar a compreensão e a manutenção do seu esquema.
Para tanto, o comando em Oracle que ele deverá usar para alcançar seu objetivo, em relação à tabela “Processo”, é:
Observe o seguinte trecho de um código Python:
a = (1, 2, 3, 4, 5)
print(type(a))
O resultado da execução do código apresentado é:
O analista Júnior está realizando cargas na tabela TAB_CADASTRO a partir do arquivo cadastro.csv. Após
realizar a primeira carga, ele verificou que os dados foram carregados com diversos erros.
Para apagar os dados da tabela, mantendo a sua estrutura, Júnior deve executar o comando
Em uma obra com blocos de fundação próximos à divisa do terreno e cercada por outras construções, foi projetado o uso de estacas Strauss. O engenheiro fiscal da obra acompanhou o procedimento executivo da primeira estaca de 38 cm de diâmetro programada para ser executada. Após a abertura do pré-furo no terreno, foi introduzido o tubo de revestimento, dando-se prosseguimento à escavação com a piteira. Foram rosqueados ainda outros tubos, até que se atingiu a profundidade prevista no projeto. Após a limpeza do fundo da perfuração, foi introduzida a gaiola de armadura e realizada a concretagem da ponta da estaca, com apiloamento. Por fim, concluiu-se a execução da estaca lançando-se e apiloando-se o concreto com a simultânea retirada do revestimento. Após o encerramento da atividade, o engenheiro fiscal aprovou o processo construtivo e autorizou o prosseguimento do serviço.
A conduta do engenheiro foi:
A pintura é amplamente utilizada na construção civil com o propósito de proteger e dar acabamento às superfícies. Além disso, ela contribui para a higienização dos ambientes, o controle da luminosidade e a sinalização. As tintas formam uma película protetora aderente ao substrato, tornando-se a primeira camada a enfrentar choques, ataques químicos, umidade do ar, luminosidade e variações de temperatura.
Considerando a terminologia e a preparação das superfícies para as tintas da construção civil, é correto afirmar que:
O prefixo peta aplicado a qualquer unidade significa 250 vezes essa unidade. Sabe-se que o Google processa cerca de 24 petabytes de informação por dia.
Utilizando a aproximação 210≅103, o número de bytes de informação que o Google processa por dia possui:
Um terreno tem a forma de um quadrilátero ABCD em que os ângulos de vértices A e D são retos. São dadas as medidas de três lados: AB = 30 m, BC = 20 m e CD = 18 m.
A área desse terreno em metros quadrados é igual a:
Em um encontro de 57 Policiais Militares, há apenas sargentos, cabos e soldados. Para cada cabo, há 5 soldados, e para cada sargento, há 3 cabos.
O número de soldados nesse encontro é igual a:
Os disjuntores ligados aos circuitos terminais têm a finalidade de proteger os circuitos diante de sobrecorrente ou corrente de curto-circuito. Também é possível realizar a proteção dos usuários diante de choques elétricos.
A opção que apresenta os esquemas que permitem essa proteção do usuário é:
Um equipamento elétrico monofásico residencial de 4.400 W e fator de potência de 0,8 é alimentado por um circuito de 10 m de comprimento com uma queda de tensão unitária de 10 V/(A.km). Considerando que a tensão de alimentação é de 100 V, a queda de tensão no circuito é de:
A respeito da segurança em instalações e serviços em eletricidade, de acordo com que está preconizado na NR 10, é correto afirmar que:
Um gerador de 250 kVA, 1,0 kV e reatância de 0,01 p.u alimenta um motor de potência 250 kVA, 1,0 kV e reatância de 0,02 p.u.através de uma linha de reatância igual a j 0,04 Ω. Foram adotadas as grandezas de 250 kVA e 1,0 kV como bases. No momento em que a tensão de linha nos terminais do motor era de 800 V, ocorre um curto-circuito trifásico.
O módulo da corrente de curto-circuito é igual a:
Uma subestação industrial abaixadora é composta de um transformador na configuração delta-estrela de 500√3 kVA com níveis de tensão de 20 kV na entrada da subestação e 1,0 kV no lado da instalação. A corrente de curto-circuito na entrada da subestação é igual a 2,5 kA.
A reatância do sistema até a subestação, considerando que as bases adotadas são iguais aos dados do transformador, é:
Um motor de indução trifásico com 4 polos e escorregamento de 2% é alimentado por uma fonte na frequência de 50 Hz.
As velocidades síncrona e do rotor a plena carga são, respectivamente: