Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Analise os trechos a seguir.
E assim todo homem, concordando com outros em formar um corpo político sob um governo, assume a obrigação para com todos os membros dessa sociedade de submeter–se à resolução da maioria conforme a assentar.
(LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 71.)
Ser governado é ser vigiado, inspecionado, compelido pela lei, regulamentado, matriculado, doutrinado, submetido a pregação. É ser, em todas as operações, em todas as transações, anotado, registrado. É, sob pretexto de utilidade pública e em nome do interesse geral, ser colocado na lista de contribuintes, treinado e tosquiado.
(Adaptado de PROUDHON, J.–P. General idea of the revolution in the 19th century. London: Freedom Press, 1983, pp. 283–294.)
Com a implantação do regime social socialista, o Estado se dissolverá por si mesmo e desaparecerá. (...) Enquanto o proletariado ainda necessitar do Estado, não o necessitará no interesse da liberdade, mas para submeter os seus adversários, e tão logo que for possível falar–se de liberdade, o Estado como tal deixará de existir.
(ENGELS, F. Crítica ao Programa de Gotha. In http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/cv000035.pdf)
Podemos definir sociedade civil como aquilo que resta quando delimitamos o âmbito no qual se exerce o poder estatal. A partir dessa definição negativa, a sociedade civil pode ser identificada como pré–estatal, anti–estatal e pós–estatal. Os trechos acima correspondem à sociedade civil como, respectivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282