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A passagem dos trens por uma linha férrea pode provocar deformações que comprometem a qualidade da via, gerando risco de ocorrência de acidentes.

Um tipo de deformação é o desalinhamento, que pode ser combatido por meio da retenção lateral dos dormentes, que é feita:

A fase de construção de uma rodovia gera impactos que comumente são objetos de medidas mitigadoras e cuja implementação deve ser fiscalizada.

Associe as medidas mitigadoras numeradas ao tipo de serviço correspondente.

1. Executar alargamento de aterros.
2. Executar alargamento de cortes.
3. Controle da velocidade dos equipamentos em trechos com movimento de público.
4. Recuperar as áreas utilizadas nas instalações provisórias para seu uso original (pastagens, mata etc.).
5. Execução manual em uma faixa que acompanhe as demarcações implantadas dos offsets.

( ) Terraplenagem
( ) Excesso de desmatamento
( ) Excesso de bota-fora
( ) Necessidade de Empréstimo
( ) Instalação do canteiro de obra

Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

Sobre as placas de sinalização vertical, analise as afirmativas a seguir.

I. As placas devem ser posicionadas com uma pequena deflexão horizontal, entre 3º e 5º (três e cinco graus), em relação à direção ortogonal ao trajeto dos veículos que se aproximam.
II. As placas correspondentes a sinais de advertência utilizam, predominantemente a forma circular, a cor branca em seu fundo e a cor vermelha em sua borda.
III. Os sinais de regulamentação têm seu posicionamento ao longo da via condicionado pela distância de visibilidade necessária para sua visualização e pelo tipo de situação que se está regulamentando.

Está correto o que se afirma em:

Sobre a elaboração do projeto de um porto, analise as afirmativas a seguir.

I. Under Keel Clearance é a folga lateral que deve ter um canal de acesso.
II. A Bacia de Giro deve ficar na Área de Fundeio.
III. A largura do canal de acesso é função da boca dos navios que por lá passarão.

Está correto o que se afirma em:

O dispositivo de drenagem superficial que tem como objetivo evitar que as águas precipitadas sobre a plataforma e sobre os taludes, atinjam, por meio do escoamento superficial, uma velocidade acima dos limites de erosão dos materiais que os compõem é denominado:

No dimensionamento estrutural de uma ponte ferroviária, o trem-tipo corresponde:

Analise os equipamentos listados a seguir.

I. Rolo compactador de pneus autopropelido.
II. Trator agrícola.
III. Vassoura mecânica rebocável.

Na composição de custo do serviço micro pré-misturado a quente com asfalto polímero, faz(em) parte da patrulha mecânica considerada no SICRO:

Considere a classe A de endereços IP v4 e sua máscara de sub-rede padrão para endereços dessa classe.
O número máximo de hosts endereçáveis é:

Os modos de endereçamento do protocolo IP v6 referem-se aos mecanismos aos quais se endereçam hosts em uma rede.
Os modos de endereçamento disponíveis são:

Uma máquina virtual, assim como um computador físico, executa um sistema operacional e aplicativos. O hipervisor de uma serve como plataforma para executar máquinas virtuais e permite a consolidação de recursos de computação.

O hipervisor utilizado pelo VMware vSphere é o:

Um porto pode ser dividido em três áreas que se interconectam harmonicamente para seu bom funcionamento geral: área marítima, área terrestre e área de recebimento e expedição de carga. Uma das subdivisões da área marítima é a área de fundeio.

Com relação à área de fundeio, analise as afirmativas a seguir.

I. Na carta náutica ela é representada por uma boia de sinalização.
II. Encontra-se na área protegida do porto.
III. Faz parte da área molhada de um porto.

Está correto o que se afirma em:

Os CIS Controls v8, editados pelo Center for Internet Security, oferecem práticas recomendadas de segurança cibernética prescritivas, priorizadas e simplificadas.
Um dos aperfeiçoamentos trazidos pela oitava versão foi:

Entre os serviços de rede Microsoft Windows Server listados a seguir, assinale aquele que representa um servidor autônomo, que pode fornecer gerenciamento centralizado de endereços IP e outras definições de configuração de TCP/IP para os computadores cliente em uma rede.

“Por que o treinamento é trabalho do chefe


 Um dia desses, minha esposa e eu decidimos sair para jantar. Liguei para fazer uma reserva no restaurante e a atendente me pareceu confusa. Ela contou que tinha acabado de ser contratada e desconhecia todas as regras. Mas tudo bem, conseguimos fazer a reserva. Quando chegamos ao local, fomos informados de que o estabelecimento não podia vender bebidas alcoólicas e que os clientes deviam levar o próprio vinho, se quisessem. Nervoso, o maître me perguntou: ‘Não disseram isso ao senhor quando fez a reserva?’. Durante o jantar, sem vinho, o vimos percorrer todas as mesas dizendo a mesma coisa. Não sei ao certo, mas acredito ser justo supor que ninguém havia instruído a atendente a explicar a situação aos clientes potenciais. Em vez disso, o maître teve de repetir seu pedido de desculpas sem jeito em todas as mesas, e os clientes foram forçados a jantar sem vinho... tudo porque uma funcionária não foi adequadamente treinada.
 As consequências de um funcionário insuficientemente treinado podem ser muito graves. Por exemplo, na Intel, aconteceu de um de nossos sofisticados equipamentos de produção em uma fábrica de wafers de silício – uma máquina chamada implantadora de íons – ter perdido um pouco o ajuste. A operadora, como a atendente do restaurante, era relativamente nova na empresa. Apesar de ela ter sido treinada nas habilidades básicas necessárias para operar a máquina, ninguém a ensinou a identificar os sinais de uma máquina mal ajustada. Assim, ela continuou a operar o equipamento, sujeitando praticamente um dia de wafers de silício aos efeitos daquele problema. Quando a situação foi identificada, mais de 1milhão de dólares de material tinha passado pela máquina... e teve de ser descartado. A fábrica levou duas semanas para compensar essa perda e compor um novo material; com isso, atrasamos as entregas para nossos clientes, agravando ainda mais o problema.
 Situações como essa são muito frequentes no ambiente de trabalho. Funcionários mal treinados, mesmo com as melhores intenções, produzem ineficiências, custos desnecessários, clientes insatisfeitos e, por vezes, situações de perigo. O gestor forçado a enfrentar esse tipo de problema não demora muito a entender a importância do treinamento.
 Para o gestor já sobrecarregado, a questão mais complicada pode ser decidir quem deve se encarregar do treinamento. Muitos chefes parecem achar que treinar funcionários é um trabalho que deve ser deixado aos outros, talvez especialistas em treinamento. Eu, por minha vez, acredito sem sombra de dúvida que o próprio gestor deve se encarregar disso.
 Deixe-me explicar minhas razões, começando com o que eu acredito ser a definição mais básica do que os gestores devem produzir. Na minha opinião, o output de um gestor é o output de sua organização, nem mais nem menos. Desse modo, a produtividade de um gestor depende de sua capacidade de levar sua equipe a aumentar o output.
 Em geral, um gestor tem duas maneiras de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados: aumentando a motivação, ou seja, o desejo das pessoas de fazer um bom trabalho, e aumentando a capacidade das pessoas, onde entra o treinamento. Em geral, todos aceitam que motivar os subordinados é uma tarefa básica dos gestores, que não pode ser delegada a outra pessoa. Por que o mesmo princípio não pode ser aplicado à outra maneira que um gestor tem de aumentar o output de seus subordinados?
 O treinamento é uma das atividades de maior alavancagem que um gestor pode realizar. Pense por um momento na possibilidade de dar quatro aulas aos integrantes de seu departamento. Vamos contar três horas de preparação para cada hora de curso, totalizando 12 horas de trabalho. Digamos que você tenha dez alunos na sua classe. No próximo ano, eles trabalharão um total de mais ou menos 20 mil horas para sua organização. Se seu treinamento resultar em uma melhoria de 1% no desempenho de seus subordinados, sua empresa ganhará o equivalente a 200 horas de trabalho com as 12 horas que você gastou no treinamento.
 Isso pressupõe, é claro, que o treinamento abordará exatamente o que os alunos precisam saber para fazer um trabalho melhor. Nem sempre é o caso, sobretudo no que diz respeito a ‘cursos enlatados’ ministrados por alguém de fora. Para que o treinamento seja eficaz, ele deve estar intimamente relacionado à maneira como as coisas realmente são feitas na sua organização.
 [...]
 Um treinamento eficaz também precisa manter uma presença confiável e consistente. Os funcionários devem poder contar com um treinamento sistemático e programado, não um mutirão de resgate convocado para apagar o incêndio do momento. Em outras palavras, o treinamento deve ser um processo, não um evento.
 Se você entende que o treinamento, juntamente com a motivação, é a melhor maneira de melhorar o desempenho de seus subordinados, que aquilo que você ensina no treinamento deve estar bem alinhado com o que vocês praticam e que esse treinamento precisa ser um processo contínuo em vez de um evento isolado, fica claro que o responsável pelo treinamento é você, o gestor. Você mesmo deve instruir seus subordinados diretos e talvez alguns níveis abaixo deles. Seus subordinados devem fazer o mesmo, bem como os supervisores de todos os níveis abaixo deles.
 Outra razão pela qual você, e somente você, pode desempenhar o papel de professor de seus subordinados é que o treinamento deve ser realizado por uma pessoa que seja exemplo a ser seguido. Nenhum representante, mesmo se dominar o assunto, pode assumir esse papel. A pessoa diante da turma deve ser vista como uma autoridade confiável, que pratica o que está ensinando.”

 

GROVE, Andrew Stephen. Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo: Benvirá, 2020, 272 p. (adaptado).

De acordo com o texto “Por que o treinamento é trabalho do chefe”, do autor Andrew S. Grove, analise as assertivas abaixo.

I. O fato de um funcionário não treinado traz consequências muito graves e isso ocorre reiteradamente no ambiente de trabalho.
II. O treinamento é a atividade de maior aprimoramento dos gestores porque pode aumentar em pelo menos 1% o desempenho de seus funcionários e, consequentemente, o output da empresa.
III. A presença leal e consistente do gestor propicia um treinamento infalível, além da melhoria nos processos da empresa.
IV. O treinamento é trabalho do gestor porque é uma maneira de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados, desde que bem alinhado à prática deles e contínuo.

Está CORRETO o que se afirma em:

Analise o caso concreto. “Bravo”, sócio de um grande grupo empresarial do setor de moda, durante os levantamentos de rotina, constatou que seu parceiro e também sócio “Delta” havia lhe subtraído uma quantia relevante dos lucros de uma de suas lojas. Momentos depois, ao se encontrarem e após intensa discussão, “Bravo”, impelido pelo animus necandi, desferiu duas facadas em “Delta”, sendo uma na perna e outra no ombro. Em ato contínuo, ao se aproximar da vítima caída ao solo e pronto para lhe desferir o último golpe que poria fim a vida dela, o autor “Bravo”, lembrou-se de sua infância pacífica, dos ensinamentos de sua mãe e deixou o local. Diante de toda confusão, outras pessoas ali presentes socorreram a vítima ao Hospital mais próximo, não tendo ocorrido o óbito.

Diante dos fatos narrados acima, de acordo com o exposto no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), marque a alternativa CORRETA:

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