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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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Alguns hidrocarbonetos aromáticos são essenciais para a síntese de um grande número de substâncias de importância econômica. Estes compostos são obtidos industrialmente por meio da Reforma Catalítica de determinadas frações de petróleo. Os hidrocarbonetos aromáticos são separados dos alifáticos por um processo de extração seletiva e, em seguida, purificados.
A tabela a seguir relaciona os hidrocarbonetos aromáticos produzidos através desse processo e as suas temperaturas de fusão e de ebulição.



Sobre a separação e purificação dos hidrocarbonetos aromáticos produzidos através da Reforma Catalítica, assinale a afirmativa correta.

O correto armazenamento dos reagentes utilizados em um laboratório de química é fundamental para garantir a segurança do professor e dos alunos. A organização dos reagentes deve sempre levar em conta o grau de risco representado por cada um deles, além da sua reatividade.
Um laboratório recém−inaugurado conta com os reagentes relacionados na lista a seguir, que devem ser organizados em armários diferentes.



Assinale a alternativa que indica os códigos dos reagentes que deverão ser colocados em um mesmo armário.

Os equilíbrios químicos explicam grande número de fenômenos naturais e têm papéis importantes em muitos processos industriais. A constante de equilíbrio permite avaliar se a reação é favorável aos produtos ou aos reagentes.
A tabela a seguir apresenta os valores das constantes de equilíbrio em função das concentrações molares, calculadas a 500K, de alguns sistemas.



Em relação aos dados fornecidos na tabela, assinale a afirmativa correta. maior que o produto das concentrações dos reagentes.

Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que governou a Itália depois da queda do Império Romano do Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde, Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se proclamou a última descendente de Eneias. Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus atributos republicanos de potência militar, excelência política e centralismo decisório.
Assinale:

“Ao iniciar a década de 1880, o abolicionismo entrou em uma fase insurrecional. A princípio de forma quase espontânea, depois de modo organizado. Surgiram sociedades secretas cujo fito principal era instigar a rebelião das senzalas e promover a fuga dos escravos. Entre tais organizações estão o Clube do Cupim, em Recife, e os Caifazes, em São Paulo.”
(COSTA, Emília Viotti da. A Abolição. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 111.)

0 As ações e sociedades mencionadas no texto confirmam e reforçam a validade da tese de que a abolição da escravidão no Brasil resultou, entre outros fatores, da

Os trechos a seguir foram selecionados da bula Romanus Pontifex que, em 1455, o Papa Nicolau V emitiu para o Rei Afonso V de Portugal.
4- (...) por outras cartas nossas concedemos ao dito rei Afonso a plena e livre faculdade, entre outras, de invadir, conquistar, subjugar quaisquer sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus descendentes. Por esta mesma faculdade, o mesmo D. Afonso ou, por sua autoridade, o Infante legitimamente a adquiriram mares e terras, sem que até aqui ninguém sem sua permissão neles se intrometesse, o mesmo devendo suceder a seus sucessores (...).
5- (...) vigorando até para quanto foi adquirido antes da data daquela faculdade, como para quanto posteriormente pode ou possa ser conquistado aos infiéis e pagãos províncias e ilhas, portos e mares, incluindo ainda a conquista desde os cabos Bojador e Não até toda a Guiné e, além dela, toda a extensão meridional: tudo declaramos pertencer de direito ‘in perpetuum’ aos mesmos D. Afonso e seus sucessores (...).
8- Poderão fundar nessas terras igrejas ou mosteiros, para lá enviar eclesiásticos seculares e, com autorização dos superiores, regulares das ordens mendicantes (...).
11- Se alguém, indivíduo ou coletividade, infringir estas determinações, seja excomungado, só podendo ser absolvido se, satisfeitos o rei Afonso e seus sucessores ou o Infante, eles nisso concordarem.
(http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/1_Jesuitico/an naes_da_biblioteca.htm)
Nos trechos selecionados, o pontífice estabelece para o reino de Portugal, seu rei e sucessores,

As alternativas a seguir exemplificam formas de inserir o ensino de História da África e da cultura afro–brasileira nas escolas de Nível Fundamental e Médio, com base nos conteúdos e princípios da Lei n. 10.639/03, à exceção de uma. Assinale–a.

De acordo com Eric Hobsbawm, o anarquismo não teve grande importância política nas primeiras décadas após a “Primavera dos Povos”. Contudo, outros historiadores reconhecem que as ideias anarquistas já tinham logrado obter adesões significativas no movimento operário europeu e norte– americano, às vésperas da virada do século.
Um dos fenômenos que evidencia a difusão de ideias e táticas revolucionárias de inspiração anarquista é a visibilidade, cada vez maior, de atentados contra chefes de Estado. Tratava–se de recorrer à “propaganda pelo fato”, a exemplo do assassinato

Um professor de História propõe à turma uma pesquisa a partir de registros documentais que circulam e estão facilmente acessíveis por meio de uma rede social. O objetivo de tal expediente é partir das experiências de vida cotidianas dos alunos como um instrumento para estabelecer o diálogo com os discentes em sua própria historicidade.
Um dos alunos, como resultado de uma breve pesquisa, apresenta ao professor o material a seguir:



A respeito da atividade proposta aos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos temas de pesquisa é o das relações entre os donos dos meios de comunicação e o Estado brasileiro, na Nova República.
II. O estímulo à pesquisa de fontes primárias veiculadas por meio de redes sociais mostra–se, no caso em tela, profícuo em termos da diversidade dos registros documentais encontrados.
III. O recurso à busca de fontes primárias veiculadas pela internet inviabiliza a crítica interna e externa das fontes, condição para realizar a atividade proposta.
Assinale:

Analise os fragmentos a seguir.
I. “(...) tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres”.
(Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789)
II. “Considerando que os povos (...) reafirmaram (...) sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla (...)”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma semelhança entre os fragmentos acima.

Leia o fragmento a seguir.
______ é um conjunto de certa grandeza territorial onde há um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, forma de vegetação e condições climato-hidrológicas. Cada um destes conjuntos é formado por diversos ______. A expressão ______ designa manchas de cerrado e caatinga situadas no interior de conjunto totalmente diferente, podendo revelar a dinâmica paleoclimática brasileira e sua influência sobre a fitogeografia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Costuma-se pensar em uma cidade como uma entidade isolada e fortemente individual. [...] Ocorre que as cidades, muito frequentemente, situam-se tão próximas umas das outras que a interação entre elas vai, à medida que se relacionam mais e mais entre si, sofrendo uma transformação importante.
(Souza, M. L.ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007).

Sobre os conceitos e noções vinculados à intensificação das interações entre cidades próximas, assinale a afirmativa incorreta.

A desconcentração da produção industrial a partir da década de 1970 é uma das manifestações da reconfiguração da divisão territorial do trabalho no Brasil.
Sobre o processo de “descentralização” industrial brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Sobre os objetivos específicos da reforma urbana, segundo SOUZA, M.L, em ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro:Betrand Brasil, 2010, analise as afirmativas a seguir.
I. Coibir a especulação imobiliária.
II. Reduzir o nível de disparidade socioeconômico-espacial intraurbana.
III. Democratizar o planejamento e a gestão do espaço urbano.
Assinale:

Sobre o processo de mediação didática na Geografia Escolar e os conteúdos programáticos dos currículos de Geografia, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação na Geografia Escolar, como parte do processo de mediação escolar, deve priorizar a capacidade de memorização, descrição e análise do espaço conhecido pelos alunos.
II. O conceito de lugar é de especial interesse na mediação didática da Geografia Escolar, devido à sua capacidade de abordagem do espaço vivido dos alunos, cujas experiências se tornam parte do conhecimento construído.
III. Os primeiros anos da escolarização devem ser idealmente o foco da alfabetização cartográfica, valorizando a contínua evolução e complexidade das relações e conceitos espaciais da criança.
Assinale:

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