Os documentos que devem fazer parte da juntada a ser apresentada para aprovação do projeto de construção de uma pista para um aeroporto municipal são o Projeto
A Vistoria ou Inspeção Predial é uma ferramenta eficaz para identificar os pontos mais importantes na Avaliação e Diagnóstico da Manutenção, pois nela residirá a fonte de coleta de informações sobre o real resultado da estratégia de manutenção empregada. As informações coletadas serão utilizadas na confecção do plano de
Usando-se a Técnica de Remendos, o tipo de preenchimento que deve ser aplicado para a recuperação de uma superfície com pavimento asfáltico, o qual apresenta trincas por fadiga, é:
A etapa final de uma estrutura de alvenaria é a colocação do revestimento através de camadas sequenciais, a saber:
- Camada 1 - Responsável pela aderência do revestimento.
- Camada 2 - Responsável pela regularização da superfície.
- Camada 3 - Prepara a superfície para receber o acabamento final.
A respectiva denominação técnica de cada camada é:
Comparando pavimentos de concreto de cimento Portland com e sem acostamentos de concreto, analise as assertivas, segundo o método da PCA/1984:
I. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto têm como principal mecanismo de ruptura a fadiga.
II. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto têm como principal mecanismo de ruptura a fadiga.
III. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto têm como principal mecanismo de ruptura a erosão.
IV. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto têm como principal mecanismo de ruptura a erosão.
É correto o que consta em
Um projeto executivo de pavimento foi concebido na escala 1:250. Sabendo que a extensão total da intervenção é de 2,73 km e considerando que a folha A1 possui área útil de 780 mm de comprimento por 534 mm de largura, para a representação total do projeto, serão necessários, no mínimo, folhas tamanho A1 na quantidade igual a
Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:
O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) ainda é muito utilizado em pavimentos asfálticos, porém, novas propostas de misturas asfálticas têm surgido ao longo dos últimos anos. A camada porosa de atrito (CPA) é uma delas. Em relação à mistura CPA, considere:
I. O CPA possui uma permeabilidade superior ao CBUQ, tornando a superfície do pavimento altamente drenante, removendo rapidamente as águas pluviais e reduzindo o risco de aquaplanagem.
II. A utilização de ligantes modificados nas misturas tipo CPA pode reduzir a permeabilidade da camada, tornando a superfície não drenante.
III. É recomendada a implantação da camada de CPA diretamente sobre camadas granulares visando maximizar as características drenantes da estrutura.
IV. A utilização de uma mistura com granulometria descontínua no CPA está diretamente relacionada com a obtenção de volumes de vazios da ordem de 18% a 25%.
É correto o que consta em
Em um levantamento topográfico de uma poligonal de 4 lados, todos com 10 m de extensão, obteve-se as coordenadas descritas na tabela abaixo. 
Sabendo que a área total do terreno é igual a 50v2 m² , o valor da coordenada X do vértice 3 (A) é igual a:
Em um pavimento de concreto simples, as juntas serradas de retração têm a função de controlar as fissuras devidas à contração volumétrica do concreto. A utilização de barras de transferência de carga nestas juntas tem a função de propiciar certa transferência de carga de uma placa a outra. A profundidade de serragem destas juntas deve ser definida em função
Para identificação dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho, as empresas devem estabelecer seus respectivos Mapas de Risco, utilizando-se de padrões de cores para alertar os usuários. Considerando que, na parte interna de um aeroporto exista uma área para manuseio de produtos químicos em geral, a cor que deverá ser utilizada para identificar tal risco nessa área é a
Quanto ao emprego do indicador de gestão de economicidade aplicável aos dispêndios com serviços terceirizados (Fator K), é INCORRETO concluir:
A modalidade de preço considerada como ideal para contratação de obras que possuem bons detalhamentos, mas que estão sujeitas a alterações na qualidade e quantidade de serviços, numa proporção de até 25% de variação nos custos, corresponde à de preço
Buscando facilitar a fase de planejamento e a definição do custo da execução de uma obra, o setor especializado de uma empresa de engenharia se utiliza do processo de decomposição lógica do projeto, identificado como
Durante a construção de um empreendimento, o processo de gerenciamento de riscos é desenvolvido em atividades interligadas, EXCETO