O Conselho Escolar, constituído por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola, tão defendido nas propostas de gestão democrática, tem diversos propósitos. É uma função que esse Conselho assume no contexto escolar:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

“Metalinguagem” pode ser definida como linguagem sobre linguagem, discurso sobre um sistema de signos por meio desse próprio sistema. Por exemplo: a língua falando sobre si mesma (a gramática, a linguística), um poema falando sobre si mesmo, uma narrativa falando sobre si mesma, um filme falando sobre si mesmo etc.
(Adaptado de: LUFT, Celso Pedro. ABC da língua culta. São Paulo: Globo, 2010)
Considerando-se a definição acima, ocorre metalinguagem no seguinte trecho:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O termo que qualifica o substantivo na expressão “sorte geral” (4o parágrafo) tem sentido oposto ao termo que qualifica o substantivo em:
Atenção: Para responder às questões de números 11 e 12, examine a tirinha do cartunista André Dahmer.

Na tirinha, está empregado em sentido figurado o seguinte termo:
O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que
Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá
Em alguns organismos de água doce, como algas, por exemplo, podem ser encontrados, dentro das células, diversos íons em concentrações maiores do que no meio aquático. Essas concentrações são mantidas
O daltonismo caracteriza-se pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, sendo causado por um alelo recessivo situado no cromossomo X. Casais em que o homem é daltônico e a mulher é normal e sem histórico de daltonismo na família poderão ter, entre seus descendentes,
Considere as seguintes estruturas responsáveis pelas trocas gasosas em diferentes animais:
I. associada ao sistema circulatório e também a mecanismos que promovem a circulação de água em sua superfície para otimizar a difusão dos gases.
II. associada ao sistema circulatório e a mecanismos de ventilação que promovem a movimentação do ar para otimizar a difusão dos gases.
III. composta por invaginações muito ramificadas da parede externa do corpo e que terminam próximas às células onde ocorrem diretamente as trocas gasosas.
As estruturas descritas em I, II e III estão presentes, correta e respectivamente, em
No tipo mais tradicional de vacinação, são introduzidos em nosso corpo formas atenuadas das toxinas ou dos próprios microrganismos causadores da doença para que possa ser gerada a memória imunológica, que pode ser explicada como a capacidade do sistema imunológico de
Diz-se que um número natural é um palíndromo quando seus algarismos lidos da esquerda para a direita são os mesmos quando lidos da direita para a esquerda. Por exemplo, 5, 33, 131 são palíndromos. A quantidade de palíndromos que estão entre 100 e 10.000 é:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 5, baseie-se no texto abaixo.
Flores
Minha terra, o Recife, é fraca de flores, de maneira que as poucas que nascem são guardadas para os enterros – minha terra é forte de enterros. Ninguém fazia essa coisa romântica de dar uma rosa à namorada ou despertar a mulher bonita (que se viu na véspera, pela primeira vez) com uma caixa de orquídeas e aquele cartão astucioso, dizedor de poucas e boas palavras. Passei anos, já no Rio, associando cheiro de flor aos muitos enterros da minha família.
Meus tios, meu pai, minha irmã de olhos azuis, à medida que Deus chamava, eles iam e o cheiro da sala onde a gente chorava me acompanhou até meses atrás. Cheiro úmido, abafado, de flores de uma cidade que se chama Garanhuns, depois de umas dez horas de trem da Great Western. Devo mesmo confessar uma certa malquerença por tudo que era flor fora do talo – sentia nelas uma espécie de cumplicidade nos enterros que saíram da minha casa.
Mas com o tempo fui me habituando à presença e ao perfume das flores. As tristes lembranças não resistiram aos caminhos de Teresópolis, tampouco às quaresmeiras, que têm sido tantas, neste verão de passeios compridos. Agora mesmo a empregada mudou as rosas do jarro do escritório. São cheirosas. Eu olho para trás e não morreu ninguém.
(Adaptado de: MARIA, Antônio. Vento vadio. As crônicas de Antônio Maria. Org. de Guilherme Tauil. São Paulo: Todavia, 2021, p. 317)
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Atenção: Para responder às questões de números 6 a 10, baseie-se no texto abaixo.
Estamos todos nos fanatizando?
O que separa alguém de convicções firmes de um fanático? A resposta não é fácil e pode mesmo ser impossível, ou antes subjetiva, dependente de crenças tão enraizadas em cada um de nós que mergulham no visceral, no irracional. Em resumo, fanatismo é a convicção firme dos que discordam de mim e portanto estão errados; convicção firme é o fanatismo de quem pensa como eu,
logo está certo. As palavras não são inocentes.
Mas será só isso? Estaremos condenados a esse estranho oxímoro, o relativismo absoluto, e à morte do diálogo? Ou haverá um modo menos cínico de lidar com visões de mundo divergentes? Em outras palavras, será possível recuperar um solo comum em que adversários negociem, firmem pactos em torno de certos – talvez poucos, mas cruciais – objetivos compartilhados?
A palavra fanatismo tem duas acepções no Houaiss. A primeira é “zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância”. A segunda, derivada daquela por extensão, “facciosismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão”. A palavra passou ao português (em fins do século 18) como versão importada do adjetivo latino derivado de “fanum”, lugar sagrado, campo santo. O “fanaticus” tinha conotações positivas a princípio – era o inspirado pela chama divina –, mas não demorou a ganhar acepções como furioso, louco e delirante.
(Adaptado de: RODRIGUES, Sérgio. Folha de S. Paulo. 24.nov.2021)
No primeiro parágrafo busca-se distinguir entre uma pessoa de convicções firmes e a pessoa de um fanático. Tal distinção
Considere que um método de ordenação tenha seu desempenho baseado no número de comparações que realiza para ordenar um vetor com N elementos em ordem crescente. Este método apresenta o seguinte resultado no melhor caso (NCmelhor), no caso médio (NCmédio) e no pior caso (NCpior):
Com base nestes resultados, é correto afirmar que o método
Considere que, no ambiente de mensageria da Plataforma Digital do Poder Judiciário PDPJ-Br, os serviços se comunicam entre si por meio de troca de mensagens, fazendo uso de um Message Broker. Neste ambiente, em condições ideais, um Analista, dentre as ações necessárias, está escrevendo o código para envio de uma mensagem usando Java. Ele utiliza Spring Boot como framework de sua aplicação Java e Maven como gerenciador de dependências. Dentre as ações para viabilizar o envio da mensagem, ele adicionou no arquivo POM.XML da aplicação:
A lacuna I deve ser corretamente preenchida com