A Crise de 1929, na Alemanha, agravou os resultados da hiperinflação de 1923, depois de uma “prosperidade” relativamente breve. Dentro da burguesia, só os grandes industriais e banqueiros sobreviveram: a média e pequena burguesia, arruinada pela inflação e deflação alternantes, acabou subproletarizada.
Os camponeses, menos atingidos pela crise, eram uma minoria neste país industrializado. Os trabalhadores industriais sofriam com o desemprego de massa, uma miséria densa, na qual a procura de um emprego parecia interminável. A juventude carecia de qualquer perspectiva de trabalho, ou de vida “normal”: milhões de jovens viraram nômades sem rumo, muitos enchiam os “campos de trabalho”. Fenômenos de decomposição social se desenvolveram em grande escala (droga, alcoolismo, prostituição etc.). O desespero e a cólera se voltavam contra o governo, frequentemente ocupado pelos socialistas (SPD). Toda esperança, todo “bode expiatório”, eram aceitos: o nazismo, em escala maior que o fascismo italiano, foi capaz de mobilizar a pequena burguesia desesperada. Sobre o governo de Hitler na Alemanha, analise as afirmativas a seguir.
Estão corretas as afirmativas
As crises heperglicêmicas agudas requerem ações imediatas dos pacientes, seus familiares e do serviço de saúde. A síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica é uma das descompensações hiperglicêmicas agudas. São características desta descompensação, EXCETO:
Apesar da intubação endotraqueal ser a via aérea inicial de escolha para pacientes com trauma que estão em apneia, apresenta rebaixamento do nível de consciência ou comprometimento iminente das vias aéreas, a cricotireoidostomia é um método rápido e, em geral, realizado com sucesso em ambientes pré e intra-hospitalares por profissionais treinados, quando não há a possibilidade de intubação traqueal. Sobre este método, assinale a afirmativa INCORRETA.
A robotização é a introdução de robôs ou máquinas inteligentes no lugar dos trabalhadores. Ela avança continuamente nas economias desenvolvidas e também em inúmeras economias subdesenvolvidas, embora em um ritmo mais lento. Expressa uma desvantagem para os trabalhadores ao empregar robôs na linha de produção:
Em uma fábrica, um tanque está inicialmente cheio com 250.000 litros de água para produção de refrigerante. Uma bomba retira 20% da água do tanque a cada hora. Depois de 5 horas, a quantidade de água, em litros, que restará no tanque é:
A célula animal é composta por membranas externa e interna que a divide em compartimentos, fornecendo meios diferentes que facilitam as funções metabólicas específicas. Além disso, apresenta três tipos principais de junções intercelulares. Sobre estas junções, analise as afirmativas a seguir.
Quais alternativas se referem às junções comunicantes?
As vitaminas são moléculas orgânicas e necessárias na dieta em quantidades muito pequenas. Elas têm funções diversas e muito importantes para o organismo humano. Em relação à vitamina B12, conhecida também por Cobalamina, sua principal função no corpo humano é:
“O ‘expressionismo’ foi usado pela primeira vez, maneira como entendemos hoje, em 1912, por Herwath Walden (1879-1941), proprietário da Der Sturm (A tempestade), uma progressista revista de arte alemã. Os artistas expressionistas, muitos dos quais trabalhavam na Alemanha, queriam criar uma arte que confrontasse o espectador com uma visão mais direta e pessoal de seu estado de espírito.” Em relação ao expressionismo alemão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O expressionismo era uma forma de arte representativa que incluía certos elementos essenciais: distorção linear, reavaliação do conceito de beleza artística, simplificação radical de detalhes e cores intensas.
( ) Os artistas expressionistas, convencidos do poder expressivo do preto e do branco, trabalharam com a técnica medieval da xilogravura.
( ) O grupo denominado Die Brücke (A ponte) formado por Ernst Ludwig Kirchner, em 1905, refletia a noção de Nietzsche de que a vida para humanidade não era um fim em si mesma, mas uma ponte para um futuro melhor.
( ) Os expressionistas estavam associados a dois grupos de artistas: um baseado em Dresden e outro em Munique, tendo os dois grupos ideias totalmente opostas.
( ) Quando os nazistas chegaram ao poder, em 1933, eles reprimiram a arte expressionista, juntamente com outras vanguardas que consideravam degeneradas.
( ) Os trabalhos de Vincent Van Gogh (1853-1890) e Edvard Munch (1863-1944) também influenciaram os expressionistas.
( ) O expressionismo busca se opor ao positivismo impressionista, trazendo temáticas pessimistas.
A sequência está correta em
Considerando as manifestações populares brasileiras e a sua formação, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Calendário Nacional de Vacinação abrange não só crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea. Assinale a indicação a ser ministrada em dose única.
Muitas pessoas confundem construção de conhecimento com aprendizagem. Entretanto, aprender é algo muito mais amplo, pois é a forma de o sujeito aumentar seu conhecimento. Neste sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência.
(La Rosa, 2003.)
Considerando as teorias da aprendizagem e, de acordo com a sua aplicação em sala de aula, relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) Aprendizagem encontrada no ensino tradicional, pois se baseia em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e os elogios, por exemplo, podem ser entendidos como reforço.
( ) O professor necessita construir a aprendizagem, ou seja, algo novo, a partir do conhecimento prévio dos alunos. O objetivo desta teoria é sempre descobrir coisas novas e promover uma aprendizagem prazerosa.
( ) Cabe ao professor propor situações que estimulem a atividade reequilibradora do educando. Os alunos precisam ser desafiados constantemente, pois, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e, assim, pode assimilar sucessivas vezes.
( ) Diante de uma dúvida do aluno, deve responder com provocações que o conduzam a descobrir a resposta sozinho, agindo como um mediador, um provocador de ideias. O ser humano está em constante desenvolvimento mental e todas as suas relações são conquistadas pela mediação.
A sequência está correta em
Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebê herdados geneticamente, a criança vai criando, progressivamente, estruturas mentais até atingir o pensamento formal. Relacione adequadamente os estágios com as características apresentadas.
( ) Pensamento hipotético-dedutivo.
( ) Noção de permanência do objeto.
( ) Desenvolvimento da função simbólica.
( ) Desenvolvimento do pensamento lógico.
( ) Desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
( ) Domínio das noções de conservação de matéria, peso e volume.
( ) Egocentrismo intelectual – crença no poder ilimitado da reflexão.
( ) Adaptação ao meio que se faz através de esquemas sensório-motores.
A sequência está correta em
Saúde – desafios de integração e convergência
A despeito dos imensos desafios, nas últimas décadas, o Brasil constituiu uma realidade de promoção e atenção à saúde ímpar no mundo e inédita em nossa História. A Constituição de 1988 estabeleceu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e concomitantemente os setores privados, com e sem fins lucrativos, se expandiram.
Os 30 anos do SUS, recém-completados, sugerem uma reflexão. Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional. Citando o professor Eugenio Vilaça, “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”.
O SUS atende 207 milhões de brasileiros. Os serviços vão desde vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, passando por vacinação, transplantes, assistência farmacêutica de alto custo, até programas de combate à Aids e à Hepatite C, entre outros.
Integrado ao sistema filantrópico, o SUS avançou e fez história, apesar de todas as questões que enfrentamos. Seja por sua jornada ainda curta, seja por problemas organizacionais crônicos – especialmente o subfinanciamento da União, além das ineficiências pela estrutura e pela governança fragmentadas,
indicadas em estudo do Banco Mundial –, o SUS apresenta muitos desafios a superar, como o excesso de judicialização, que mina orçamentos e desorganiza planejamentos. Mas não consigo vislumbrar o futuro do Brasil sem esse sistema de saúde.
Também não consigo enxergar o horizonte sem o incremento da integração com os setores privados, tanto os sem fins lucrativos (filantrópicos) quanto os com fins lucrativos (hospitais, clínicas, serviços de diagnóstico, médicos e outros profissionais da saúde). [...]
Como dissemos, a parceria filantrópica foi essencial à consolidação do SUS, conexão que se incrementou com a possibilidade de contratos de gestão com organizações sociais (OSs), a partir de 1998. Em 1999 criou-se a alternativa de ação com as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). Em 2004 foram regulamentadas as parcerias público-privadas (PPPs), que permitem buscar financiamento particular para projetos de interesse público, incluindo a saúde.
[...]
Integração, cooperação, diálogo e intercâmbio entre os mundos público, privado e não governamental são caminhos já comprovadamente bem-sucedidos. Tendo como foco o cidadão e como norte o fortalecimento do SUS e o estímulo à integração desses universos, é preciso pautar discussões e ações acerca do financiamento e regulação do setor; políticas públicas; marco produtivo de desenvolvimento econômico; modelos de gestão, remuneração, organização e assistência; além de recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e tecnologias.
Considerando a mudança no quadro epidemiológico, com a predominância de doenças crônicas, que demandam atenção permanente, sobre doenças agudas, e se quisermos avançar para um sistema brasileiro de saúde inclusivo e qualificado, ético e economicamente sustentável, não há que se desviar
dessa rota colaborativa, mas, sim, investir talento e esforço político para incrementar o intercâmbio de experiências de excelência que o Brasil construiu nos últimos 30 anos, como as inovações em gestão nos setores não governamentais e a estruturação da atenção primária no sistema público. Desafio é
o que não falta, mas caminhos já temos. É só avançar na caminhada da cooperação.
(Paulo Hartung. O Estado de S. Paulo, 07/05/2019. Adaptado.)
“Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional.” (2º§) O trecho anteriormente destacado apresenta duas ocorrências da partícula “se” acerca das quais está correto o seguinte comentário:
O Programa Farmácia Popular do Brasil que, atualmente, trata-se do “Programa Aqui tem Farmácia Popular”, funciona através do credenciamento de farmácias e drogarias comerciais, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção x distribuição x varejo), oferecendo à população mais uma
alternativa de acesso aos medicamentos considerados essenciais. Em relação aos princípios da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, analise as afirmativas a seguir.
Estão corretas as afirmativas
Um paciente em ventilação mecânica invasiva sofre constantemente efeitos sobre o sistema cardiovascular devendo, por isso, ter suas funções cardiovasculares constantemente monitoradas. É uma repercussão cardiovascular da ventilação mecânica: