Sergio passou, a ter exercício em nova sede por determinação
de oficio da autoridade competente, no interesse
do serviço. Realizou a mudança com toda a sua
família, locando imóvel para residir. Tendo em vista a
ausência de propriedade da administração pública para
destinação funcional, requereu o deferimento de ajuda
de custo para instalação, o que foi deferido.
Nos termos da Lei n 8.112/90, o limite máximo para a
referida verba corresponde a
Para o estudo do controle térmico de uma edificação, está sendo utilizada a NBR 15220-1:2005 (Desempenho térmico de edificações Parte 1: Definições, símbolos e unidades).
De acordo com essa norma, para a avaliação do atraso térmico em determinado componente, a unidade a ser considerada é
Considere a NBR 9062:2006 (Projeto e execução de estruturas de concreto
pré-moldado) para responder às questões de nº 27 e 28.
Em um processo construtivo utilizando estruturas de concreto pré-moldadas, o engenheiro está precisando saber qual a diferença entre a medida nominal de dimensão de projeto reservada para a colocação de um determinado elemento e a medida nominal da dimensão correspondente do elemento.
Sendo assim, o engenheiro quer saber qual é o(a)
Ao executar uma rede coletora de esgoto sanitário, o engenheiro observou que determinado trecho da rede sob o passeio (calçada) ficou com recobrimento de 70 cm.
Consultando a NBR 9649:1986 (Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário - Procedimento), ele concluiu que
De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001), além do plano diretor, os municípios devem elaborar um plano diretor de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele integrado.
Esse plano diretor de transporte urbano integrado é obrigatório para cidades com número de habitantes maior que
De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001), dentre as diretrizes gerais da política urbana, um dos instrumentos de política pública é o usucapião especial de imóvel urbano. De acordo com essa lei, aquele que possuir como sua área urbana, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, pode adquirir-lhe o domínio, desde que observadas certas exigências.
Dentre essas exigências, está a área máxima que, em m2, é
Um determinado empreendimento efetivamente poluidor utilizará recursos ambientais.
Estando esse empreendimento localizado entre dois estados da Federação, o órgão responsável pelo licenciamento ambiental é o
A respeito dos BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), verifica-se que
Na celebração de aditivos em contratos de obras públicas e serviços de engenharia, a prática conhecida por jogo de planilha é altamente recomendável como mecanismo para assegurar a economicidade da contratação.
PORQUE
O denominado “jogo de planilha” consiste no estabelecimento de critérios de aceitabilidade de preços unitários, com a fixação de preços máximos, de forma a se evitar a disparidade exagerada entre os preços unitários e o valor global da proposta apresentada pelo licitante vencedor. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Em função das correntes apresentadas, a quantidade total de pontos de conflito é de
Nas especificações de uma instalação hidráulica, tendo como base a NBR 5626:1998 (Instalação predial de água fria), um dos itens é sobre as juntas soldadas de PVC rígido. Nesse item, dentre outras exigências, consta que, após o encaixe das extremidades que receberam a película fina de adesivo plástico para a pega da solda, o conjunto deve ser mantido imóvel.
Por quantos segundos, aproximadamente, o conjunto deve ser mantido imóvel?
Em um determinado serviço de terraplanagem, no qual está sendo realizada a regularização do subleito de uma via, foram executados os procedimentos estabelecidos na NBR 12307:1991 (Regularização do subleito - Procedimento).
Segundo a referida norma, para que o serviço seja aceito, a largura da plataforma executada, em relação à largura especificada no projeto, não deve diferir, em cm, mais do que
Considere a NBR 9062:2006 (Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado) para responder às questões de nº 56 e 57.
Em uma fábrica de elementos pré-moldados de concreto, os elementos estão agrupados em função de suas dimensões, em centímetros, da seguinte maneira:
Grupo I: 8 x 15 x 130
Grupo II: 10 x 20 x 250
Grupo III: 12 x 25 x 210
Grupo IV: 20 x 30 x 300
O engenheiro responsável solicitou que fosse feito um levantamento dos elementos delgados em estoque.
Esse levantamento deve envolver os elementos do(s) grupo(s)
Um projetista está usando a NBR 5410:2004 (Instalações elétricas de baixa tensão) para determinar a quantidade mínima de pontos de tomada que devem ser projetadas para duas salas de uma residência, que são retangulares: a sala 1 tem 4 m x 5 m, e a sala 2, 3 m x 6 m.
Dessa forma, os números mínimos de pontos de tomada para as salas 1 e 2, são, respectivamente,