Warning: implode(): Invalid arguments passed in /application/src/Iesde/SiteBundle/Controller/QuestaoController.php on line 204
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8663 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na execução fiscal, o título que deve constar para caracterizar a dívida líquida e certa é denominado

De acordo com o Código de Processo Civil, pode ser suscitado

o incidente de declaração de inconstitucionalidade

vinculado a qualquer processo.

Esse incidente

De acordo com a jurisprudência consagrada, o descumprimento da função social da propriedade sob o aspecto sócioambiental permite a utilização do instituto da

O material condutor de menor resistividade elétrica utilizado em instalações elétricas de baixa tensão é

Uma fonte monofásica ideal, 120 V, 60 Hz, alimenta uma carga com resistência de 8 Ω e reatância de 6 Ω. O valor do módulo da corrente, em amperes, que alimenta a carga é

Duas fontes de tensão contínua alimentam uma carga resistiva

de 40 Ω, através do circuito resistivo mostrado na

Figura a seguir.


Qual a potência elétrica, em watts, dissipada pela carga?

Na Figura abaixo é ilustrado um eixo de comando de válvulas

para um motor de 4 cilindros, onde se pode observar

uma série de cames excêntricos que demarcam as

fases de escapamento e admissão do motor.

Considere que o primeiro came após a engrenagem do

eixo do comando de válvula está na fase de escapamento.

Nessas condições, ocorre admissão no(s) cilindro(s)

Um retificador monofásico, de onda completa, com transformador de tomada central, center tape, com primário ligado à rede de 60 Hz e com filtro capacitivo C alimenta uma carga resistiva R. Os diodos usados no circuito estão dimensionados muito acima das necessidades exigidas pelo circuito e, dentre outras características, suportam corrente de surto e tensão de pico inverso com valores elevados. Considere todos os elementos do circuito como sendo ideais. Que medidas devem ser tomadas por um técnico de manutenção, com o objetivo de reduzir a amplitude da ondulação na tensão desenvolvida na carga?

O esquema abaixo representa um retificador monofásico de meia onda controlado, que usa um SCR (retificador controlado

de silício), no qual todos os elementos do circuito são ideais


O circuito de disparo é feito por um divisor de tensão entre o resistor R1 e o resistor variável R2 que fornece a tensão de

disparo ao terminal G do SCR.

Considere que o ângulo de disparo seja medido a partir do ponto em que a senoide de alimentação passa pelo zero (corta

o eixo horizontal), com inclinação crescente (positiva).

Nessas condições, qual é o valor limite máximo, em graus, do ângulo de disparo permitido com esse circuito?

O custo total de produção (CT) de certa empresa é dado pela expressão CT = 10 + q + 0,1q2 , onde q é a produção da empresa, todas as variáveis e parâmetros sendo medidos nas unidades adequadas.
Se q = 10, o custo

No modelo macroeconômico dos novos clássicos, com expectativas racionais e sem fricções nos mercados da economia, uma expansão monetária esperada acarretaria, a curto prazo, um(a)

A Figura abaixo mostra o custo total médio de uma empresa

como função da quantidade produzida. Essa empresa

vende em um mercado competitivo.


Se o preço no mercado for igual a 10, o exame da Figura

permite concluir que o nível de produção maximizador do

lucro da empresa, medido em unidades, se situará

Um carro, cujo valor à vista é de R$ 20.000,00, pode ser financiado integralmente, utilizando-se uma taxa nominal de juros de 36% ao ano, com capitalização mensal pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).
Como o financiamento deve ser amortizado integralmente em 4 meses, o valor da última prestação, em reais, é de

Um investidor pode aplicar seus recursos à taxa de juros

compostos de 1% ao mês, mas considera a alternativa de

investir em um projeto cujo fluxo financeiro aparece no

diagrama abaixo


As setas para baixo indicam um gasto da quantia junto à

seta; as setas para cima indicam recebimentos da quantia

junto à seta.

Esse fluxo financeiro do projeto mostra que a(o)

Os custos e benefícios privados de um projeto, para um investidor privado, implicam uma taxa interna de retorno real de 2% ao ano. O custo de capital para o investidor é de 4% real ao ano, e a taxa interna de retorno real do projeto seria de 6% ao ano, se se considerassem todos os custos e benefícios sociais que o projeto acarretaria.
O banco governamental de fomento e desenvolvimento decide, então, financiar o projeto desse investidor a uma taxa real que o viabilize.
Tal taxa deveria ser

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282