Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 149 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Abaixo são citados alguns pontos fortes da teoria sociointeracionista de Vigostky, destacados por Silva (s/d), um deles está em DESACORDO com o pensamento desse famoso teórico da educação, assinale-o.

De acordo com Vygotsky (2007), as crianças nascem com poucas funções mentais básicas: atenção, sensação, percepção e memória que são eventualmente transformadas pela cultura em novas e mais sofisticadas funções mentais superiores. A _____________ é uma das funções psíquicas que pos-suem uma contribuição significativa para o processo de aprendizado.

Assinale a alternativa correta, conforme a palavra que preencha  ADEQUADAMENTE a frase:

Em um debate sobre as relações entre processos de aprendizagem e desenvolvimento, foi defendida, entre outras, a seguinte posição:

É necessário esperar a criança apresentar um nível de desenvolvimento particular para começar a educação escolar.

Considerando a noção de zona de desenvolvimento proximal apresentada por Vygotsky, sobre esse posicionamento é correto afirmar que:

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada através do(a):

No capítulo escrito por Javier Onrubia (no livro O construtivismo na sala de aula, de César Coll), o autor defende, a partir da concepção de Vygotski, a importância da relação e da interação com as outras pessoas nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Por essa perspectiva, a Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser definida como

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.

II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.

II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Ao estudar a formação conceitual, Vigotski (2001) chegou à conclusão de que o processo de desenvolvimento do pensamento envolve vários momentos, aos quais ele chamou de periodização do desenvolvimento do pensamento.

Tais momentos abarcam o pensamento:

1. Sincrético.

2. Segmentado.

3. Cartesiano.

4. Por complexos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A teoria da Zona de Desenvolvimento Potencial, decorrente da compreensão vygotskyana da dimensão social do psiquismo humano, deve ser entendida como:

Rego, In: Aquino (1998), na discussão sobre as origens das diferenças entre os seres humanos analisa a perspectiva de Vygotsky de desenvolvimento humano. Com base na análise da autora assinale a alternativa correta.

Considerados como essenciais para qualquer educador, os três saberes da docência são: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência. Desse modo, relacione as informações abaixo:

1. Saberes do conhecimento

2. Saberes pedagógicos (andragógicos)

3. Saberes da experiência

( ) Referem-se àqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são os saberes do “chão de giz", ou seja, os professores adquirem no dia a dia na sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão.

( ) Normalmente são adquiridos na própria formação ou especialização do docente, mas também pode ser aprendido através de estudos, leitura de livros, artigos, dentre outros.

( ) Esses são os saberes que diz respeito ao desenvolvimento da atividade do professor, em sua atividade didática, ou seja, são as técnicas, métodos e ferramentas que se utiliza em sala de aula para conduzir o ensino e a aprendizagem.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

Quanto ao processo de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, assinale a alternativa correta.

Sobre a teoria de Vygotsky, não se pode afirmar que:

Teresa Cristina R. Rego, em seu texto “A indisciplina e o processo educativo: uma análise sobre a perspectiva vygotskiana" (1996), apresenta dados de uma pesquisa realizada por Galvão (1992): “Segundo esta pesquisa, o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado a uma série de aspectos associados à ineficiência da prática pedagógica desenvolvida" (p. 100).

Dos itens listados abaixo, marque a alternativa que NÃO faz parte destes aspectos relacionados pela autora:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282