Em uma organização, recente pesquisa de clima organizacional revelou que determinada equipe de trabalho enfrenta problemas relativos à liderança e ao reconhecimento dos servidores. Com receio de que tais dificuldades possam impactar negativamente as atividades da unidade, estrategicamente importantes para o desempenho do órgão, o setor de gestão de pessoas decidiu intervir.
Nessa situação hipotética,
incentivar a participação dos servidores nos processos de tomada de decisão da área constituirá estratégia gerencial eficaz caso eles não possuam as qualificações e a motivação necessárias à realização das tarefas do setor.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
Entre as práticas de retenção de talentos que manipulam aspectos de natureza ocupacional incluem-se a retribuição variável por desempenho, o enriquecimento de cargos, o planejamento de carreiras e o aconselhamento profissional.
O titular do setor de gestão de pessoas de um órgão público, cujos recursos são despendidos preponderantemente no exercício de funções departamentais, a exemplo da manutenção do cadastro de pessoal e da realização de rotinas de pagamento, pretende fazer que seu setor seja alçado à condição de parceiro estratégico da organização.
Considerando os requisitos para que, na situação hipotética anteriormente descrita, a pretensão do gestor de pessoas seja alcançada, julgue o item seguinte.
As políticas de gestão de pessoas devem ser formuladas a partir dos objetivos dos servidores que constituem o grupo que torna efetivo o desempenho organizacional; os demais stakeholders devem ser consultados em seguida, sob pena de estes suprimirem os interesses daqueles.
Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.
Nessa situação hipotética,
se o órgão adota o conceito de que competência implica mobilização de capacidades cognitivas e afetivas objetivando padrões superiores de desempenho, então o êxito dos programas de capacitação dependerá do estabelecimento de iniciativas formais de suporte à aprendizagem durante e após as ações instrucionais.
A gestão de pessoas, em qualquer contexto institucional, é um processo complexo, pois envolve uma série de fatores que precisam ser gerenciados de forma adequada. Segundo Frederick Herzberg, que instituiu a teoria dos dois fatores, a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores constituem em fator
Julgue o item seguinte, que versa sobre o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e sobre gestão de pessoas e de processos no serviço público.
Por ser uma atividade estratégica das organizações, a gestão de pessoas deve ser de responsabilidade exclusiva do órgão de administração de recursos humanos.
A respeito das tendências relativas ao futuro da gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.
Considerando as responsabilidades da área de Gestão de Pessoas, assinale a opção que NÃO corresponde a uma delas.
Julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que
organização é um sistema social fechado no qual o foco de
análise são os indivíduos e os grupos informais.
Julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Em uma estrutura organizacional, o setor de administração
de recursos humanos compreende atividades essencialmente de
cunho estratégico e tático, tais como promoção de treinamento,
avaliação de desempenho, gestão de sistemas de remuneração
e políticas direcionadas ao comprometimento e à satisfação dos
membros da organização.
Assinale a opção correta, acerca de motivação e liderança, comunicação, descentralização e delegação.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas.
As funções da gestão de pessoas incluem auxiliar o
administrador no desempenho das quatro atividades que
constituem o processo administrativo: planejar, organizar,
dirigir e controlar.
Acerca da conceituação e das funções dos setores de recursos humanos (RH) de organizações, julgue os itens subsequentes.
A administração de recursos humanos visa à produtividade
humana em detrimento das diretrizes organizacionais e das
condições de trabalho a que se sujeitam os empregados; a
gestão de pessoas, por sua vez, direciona a produtividade dos
trabalhadores para a realização dos objetivos organizacionais,
considerando o contexto em que se inserem os trabalhadores.
No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação
e controle, julgue os próximos itens.
A rigidez é um aspecto que deve ser observado em um sistema
eficaz de controle para se evitar um julgamento individual que
promova modificações quanto ao que está definido.
Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área
de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue os itens que
se seguem.
O RH deve primar pela visão sistêmica e capacidade analítica, competências imprescindíveis para a realização do planejamento estratégico e para a observação das variáveis externas que podem afetar a organização.