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"O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende". A respeito das estratégias e técnicas de leitura, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a Etnomatemática é incorreto afirmar:

Durante a construção da cidadania a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que:

O processo de leitura, para Cagliari, é uma ação que deve ser entendida como:

Uma Escola Municipal, no início do ano letivo, ao montar a grade de horários de suas disciplinas, tendo em vista uma forte rejeição dos alunos e a facultatividade da matrícula, aloca o oferecimento do componente curricular Ensino Religioso após as 17 horas, quando se encerram as atividades regulares da escola. Os alunos matriculados no ensino fundamental nos turnos da manhã e da tarde poderiam frequentar as aulas sem prejudicar a frequência em outras atividades. Na educação infantil, o componente curricular não seria oferecido em virtude do horário em que seria disponibilizado.

A equipe diretiva, em dúvida sobre a legalidade desses atos, procura a Secretaria de Educação, que lhe esclarece que, de acordo com o Art. 210, § 1º, da Constituição Federal de 1988, que trata sobre o Ensino Religioso na escola pública:

A arte exige inspiração, isto é, a centralização de energia para que intelecto e afetivo interajam, no que se chama de “momento da criação”. Com as crianças pré-escolares, esta situação motivadora poderá ocorrer de variadas formas, entre elas a exploração prévia de situações reais ou imaginárias, narrativas literárias, peças musicais, pesquisa de materiais artísticos e através da exploração perceptiva e motora de um determinado recurso, como jornal, tinta, giz, caixa de ovos etc. É da responsabilidade do professor explorar sensorialmente os recursos para a criação artística, pois assim estará preparando o sujeito para a:

“Estar alfabetizado, neste final de século, supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir

representações, para formular e resolver problemas que impliquem o recolhimento de dados e a análise de informações. Essa

característica da vida contemporânea traz ao currículo de Matemática uma demanda em abordar elementos da estatística, da

combinatória e da probabilidade, desde os ciclos iniciais" (BRASIL, 1997).

Observe os gráficos e analise as informações.


A partir das informações contidas nos gráficos, é correto afirmar que:

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

O professor de Matemática do 6º ano propôs ao professor de História da mesma série que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar sobre a origem da Álgebra entre os árabes, propondo um estudo sobre a origem dos números e a história de diferentes povos e culturas. O professor de História que nunca tinha participado desse tipo de atividade perguntou ao colega se, para desenvolver o trabalho, seria necessário abrir mão do objeto de estudo específico de sua disciplina. Com base em sua experiência e nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, o colega de Matemática explicou que o trabalho interdisciplinar

Em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, o professor de

Ciências está ensinando o conteúdo “Natureza cíclica das

transformações da água na natureza". Ao final dos 50 minutos de

aula, o professor recolhe seu material, apaga as anotações do

quadro e se despede. Na aula seguinte, a professora de

Geografia, a partir da leitura do livro didático, inicia o estudo de

um novo tema: “Os rios e as bacias hidrográficas".

Sobre a situação hipotética acima, com base em Hernández

(1998), assinale a afirmativa correta.

A comparação de grandezas é um conteúdo de caráter prático já que frequentemente comparamos objetos e quantidades de mesma natureza. Isso nos leva à ideia de medida e ao desenvolvimento de procedimentos para o uso adequado de instrumentos, tais como balança, fita métrica e relógio.
Desse modo, estruturas conceituais relativas às medidas podem ser desenvolvidas por meio de experiências em que se enfatizam aspectos, tais como as alternativas abaixo, COM EXCEÇÃO DE:

A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.

Considere a figura abaixo.


Calcule a área de cada polígono e marque a alternativa correta.

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I.Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

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