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Uma organização existe para gerar bens ou serviços, e para isso a produção precisa basear-se em divisão do trabalho, ou seja, a forma como um processo pode ser decomposto em uma série de tarefas menores. O desenho do processo administrativo, no entanto, começa por este princípio e orienta-se pela boa execução das variáveis básicas da Administração, que são:

Os níveis hierárquicos dentro de uma organização são divididos em:
1) intermediário.
2) institucional.
3) operacional.
4) secundário.
5) primário.
Estão corretos, apenas:

Um dos conceitos essenciais e básicos desenvolvidos pelas Teorias da Administração foi o estudo sobre “tempos e movimentos”. Sobre isso é INCORRETO afi rmar.

Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das Necessidades, foi um dos principais estudiosos da motivação humana. Conforme sua teoria, as necessidades humanas são organizadas hierarquicamente e a busca pela sua satisfação motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a necessidade humana e seu respectivo conceito, e indique a sequência CORRETA: (1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras pessoas.

Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:

Cultura e clima organizacional são conceitos fortemente imbricados entre si, o que não impede, contudo, a identificação de elementos e aspectos próprios de cada um deles. Nesse sentido, a literatura enfatiza que

Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública, tenha sido instada por órgão de orientação governamental para adotar medidas de corte de custos, incluindo despesas com pessoal e custeio em geral. Como alternativa à redução do seu quadro funcional, referida empresa propôs ações concretas para aumento de eficiência no desempenho de suas atividades. A solução apresentada pela empresa, do ponto de vista conceitual, é

Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:

A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:

As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a

Teoria das Relações Humanas:


I. A experiência de Hawthorne realizada por

George Elton Mayo, na Western Electric

Company em Chicago, no período de 1927 à

1932 teve quatro fases.


II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o

melhor relacionamento entre o homem, o

trabalho e a empresa.


III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se

propagou a ideia de que os seres humanos,

enquanto operários, exerciam influência no

comportamento organizacional.


IV. A Teoria das Relações Humanas procurou

entender o comportamento do ambiente

organizacional. Assim, contribuindo para o

aumento da produtividade.


V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e

as empresas passaram a ser vistas como um

sistema organizacional.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.

A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.

O processo de planejamento estratégico de uma organização é complexo e, geralmente, estático, pois as variáveis balizadoras da estratégia, após serem definidas, devem permanecer inalteradas, a fim de evitar que a cultura organizacional se torne caótica.

A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.

A matriz SWOT é uma ferramenta que possibilita ao gestor criar análises de cenário e embasar o planejamento estratégico da organização, além de auxiliá-lo na verificação da posição estratégica da empresa, posição essa que, segundo a matriz SWOT, pode ser classificada em manutenção, sobrevivência, crescimento ou desenvolvimento.

A eficiência é um dos critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho das organizações.
“Eficiência” é:
1) cumprir regulamentos internos.
2) fazer corretamente as coisas.
3) fazer as coisas necessárias.
4) preocupar-se com os fins.
5) ser pontual no trabalho.
Estão corretas, apenas:

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