Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.
Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir.
O princípio da divisão do trabalho, estabelecido pela escola clássica, consiste na criação de uma unidade de comando e uma unidade de direção para cada equipe de trabalho.
A estrutura que combina duas formas de departamentalização, funcional com a departamentalização de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional; é uma estrutura híbrida e apresenta duas dimensões, com gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto, é denominada:
Considerando os principais teóricos da gestão da qualidade, a afirmativa “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras” é atribuída a:
O planejamento é a mais importante das funções gerenciais, porque planejar é ao mesmo tempo
A gestão por processos ou administração por processos é uma importante tendência organizacional cujo resultado é
A respeito das habilidades dos Administradores, analise as assertivas.
I - Katz dividiu as habilidades dos Administradores em quatro categorias: inter-relacional, técnica, humana e
conceitual.
II - Para Mintzberg, as habilidades são oito: relacionamento, liderança, resolução de conflitos, processamento
de informação, tomada de decisões, alocação de recursos, empreender e instrospecção.
III - Katz e Mintzberg apontam que os Administradores devem possuir a habilidade inter-relacional.
Está correto o que se afirma em
Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
O processo de mudança organizacional é decorrente de
muitos fatores, e a maioria deles se altera constantemente.
Esses fatores são denominados forças causadoras da
mudança e podem ter origem tanto dentro quanto fora
da organização. Assim, têm-se as Forças Internas de
Mudança e as Forças Externas de Mudança.
Analise as assertivas a seguir:
I. As forças internas de mudança são compostas por: a )
objetivos; b ) políticas; c ) atividades dos funcionários; d )
tecnologias.
II. As forças internas de mudança são compostas por: a )
objetivos; b ) políticas; c ) atividades dos funcionários;
d ) tecnologias; e) condições educacionais.
III. Os fatores externos de mudança são compostos por: a )
fatores políticos; b ) fatores culturais; c ) fatores sociais;
d ) fatores tecnológicos; e ) atividades dos funcionários; f )
condições econômicas.
IV. Os fatores externos de mudança são compostos por: a )
fatores políticos; b ) fatores culturais; c ) fatores sociais;
d ) fatores tecnológicos; e ) condições educacionais; f )
condições econômicas.
Estão corretas apenas as assertivas
São características de uma estrutura organizacional orientada para a gestão por processos, exceto:
São componentes principais da estrutura das organizações, exceto:
Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir
A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar
uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.
Existem quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste sentido, Daft (2007, p. 7. cita que “... significa monitorar as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas...”. Este conceito refere-se à função:
Para Boone e Kurtz (1985. há três fatores ou influências interpessoais fundamentais que determinam o comportamento do consumidor. De acordo com esta afirma, assinale estes três fatores:
Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional: