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Folha de respostas:

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No livro Safári de Estratégia, Mintzberg et al (2000) apresenta a perspectiva de 10 escolas de pensamento sobre formulação de estratégia. Essas escolas foram divididas em três agrupamentos em função de sua natureza. É correto afirmar que:

Nas abordagens contemporâneas, a liderança carismática tem recebido grande atenção de gestores e pesquisadores. Os líderes carismáticos inspiram fortemente seus seguidores, entre outros aspectos, porque têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por ela e apresentam comportamentos não convencionais. No entanto, a liderança carismática apresenta desvantagens e limitações, que precisam ser levadas em conta pela gestão de pessoas, tais como:

No que se refere à cultura organizacional, é CORRETO afirmar que: I. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os membros da organização.
II. Proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e a preocupação com a qualidade do serviço prestado.
III. É o conjunto de organizações que se aglutinam em uma dada cultura e suas formas de relacionamento.
IV. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura organizacional.
V. Os indicadores devem estar ligados aos processos empresariais e focados no cliente interno e externo. Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens

A ZYX é uma empresa de produtos alimentícios de médio porte. A ZYX está crescendo e sua presidente quer aprimorar o controle estratégico da empresa, utilizando-se de indicadores que permitam monitorar o seu desempenho global na realização de sua missão, estratégias e objetivos. São indicadores adequados para tal:

Em tema de poderes administrativos, o vínculo que coordena e subordina uns aos outros os órgãos da Administração Pública, graduando a autoridade de cada um, decorre do chamado pela doutrina de poder:

O mundo do trabalho está em acelerada mutação por um conjunto de fatores que incluem mudanças sociodemográficas, bem como desenvolvimento tecnológico e competição global. Nesse novo contexto, algumas premissas, metas e ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações, tais como:

O planejamento, como função administrativa, pode ser aplicado segundo formas e metodologias distintas nas organizações. Nesse sentido, segundo sua abrangência e temporalidade, pode ser classificado segundo três níveis organizacionais, que são:

Em uma organização pública de grande porte, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é realizado pelo método da pesquisa de campo, envolvendo a área de recursos humanos e as áreas funcionais da organização. Os especialistas se reúnem com os gerentes para avaliações iniciais e complementares de cada funcionário e em seguida planejam ações e acompanham seus resultados. Assim, um dos pontos positivos do método é proporcionar o envolvimento da responsabilidade de linha e da função de staff na avaliação de desempenho. No entanto, o método da pesquisa de campo apresenta a seguinte desvantagem:

O comportamento humano é motivado por

estados de carência, e as pessoas buscam

diferentes formas de supri-la. Com base nessa

afirmação, associe os tipos de carência com

os fatores que podem satisfazê-la, e assinale a

alternativa que apresenta a correlação correta.


Julgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações

Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação.

Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.

Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.

Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.

Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura I.minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. II.reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. III.reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito. Está correto o que se afirma APENAS em

Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador

As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares devem ser implementadas quando da implantação de um novo projeto pedagógico para o Curso. Porque Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares concernentes à pesquisa servem de base para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa contudo não há necessidade de constar em documento especifico para incentivar a prática do pensamento científico, bem como definir seus procedimentos na IES, principalmente, no que se refere a Iniciação Científica. (ANDRADE;AMBONI, 2003:3) Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que

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