A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio porte quer implantar um método de avaliação de desempenho para o pessoal da área operacional (“chão de fábrica"). A gerente quer um método que seja de fácil utilização, permita comparar os resultados dos funcionários e possibilite fácil retroação de dados aos avaliados.
Tendo isso em vista, um método adequado seria:
Uma empresa que opera em um ambiente estável está passando por uma redefinição da sua estratégia de negócio e quer adotar uma estrutura organizacional que permita maximizar a eficiência operacional, via economia de escala e uso eficiente dos recursos.
Para isso, dentre as opções abaixo, a estrutura mais adequada seria:
Em uma empresa de médio porte, o método de avaliação de desempenho é do tipo escalas gráficas.
Uma desvantagem desse método é a:
De acordo com Ansoff, um negócio pode se aprimorar ao se elaborarem estratégias analisando-se seu mercado e produtos existentes. Nesse sentido, o autor propõe uma matriz com quatro tipos de possíveis estratégias. São estratégias que estão de acordo com a Matriz de Ansoff, EXCETO:
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.
2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.
3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.
4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador, é essencial para a sobrevivência das organizações a existência de uma gestão estratégica. No âmbito empresarial, agir de forma estratégica significa planejar as ações de curto, médio e longo prazo. É saber até onde se quer chegar e quais são os recursos necessários para atingir os objetivos organizacionais. São consideradas os cinco pilares básicos que sustentam a administração estratégica nas organizações:
No processo de comunicação, o produto físico, concreto da codificação da fonte, é chamado de:
Um dos objetivos diretos da área de produção de uma organização é:
A crença na racionalidade técnica, na especialização funcional, na hierarquia e na estrutura formal constitui um ponto de intersecção entre as seguintes abordagens da Teoria das Organizações:
A partir dos estudos de Henri Fayol, restaram melhor explicitadas as atividades próprias do administrador. Entre tais atividades se insere a de controle, que pode ser identificada, exemplificativamente, na(s) seguinte(s) situação(ões) prática(s):
I. comparação dos resultados apresentados com metas preestabelecidas.
II . adoção de medidas corretivas com vistas ao atingimento de objetivos fixados.
III . definição dos rumos do negócio, com fixação de metas e indicadores.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em uma reunião para definição de metas de desempenho individual para 2018, um funcionário declarou ao chefe: “Quero mostrar que dou conta de atribuições complexas; gosto de metas desafiadoras e quero ser o melhor membro da equipe".
De acordo com as teorias de motivação, o funcionário apresenta, como necessidade predominante:
Segundo Mary Parker Follet, citada por Francisco Lacombe, “a administração é a arte de fazer coisas por meio de pessoas”. Acrescenta o autor que “a essência do papel do administrador é obter resultados pelo desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena” (in: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 3). Nesse diapasão, podem ser segmentadas, para fins de sistematização, algumas atividades próprias da função de administrar, entre elas a coordenação, que compreende, entre seus mecanismos
Os conceitos de governança e governabilidade, embora não coincidentes, são indissociáveis e complementares, sendo aplicados, cada qual, em diferentes contextos. Nesse sentido, considere:
I. Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas.
II. Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade.
III. Governança e governabilidade podem ser fundidas em um único metaconceito, correspondente a accountability, própria dos governos democráticos.
Está correto o que consta APENAS em