O planejamento é a função administrativa de maior
importância para o sucesso da organização. Uma
empresa sem planejamento não consegue definir
corretamente as suas metas e nem reunir esforços ou
recursos para conquistar seus objetivos. Por outro lado,
uma organização que consegue elaborar corretamente
o seu planejamento, minimiza os riscos e maximiza o
alcance de seus resultados. Sobre o processo de
planejamento no nível institucional ou estratégico,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as
falsas.
( ) É projetada a longo prazo, focalizando o futuro e o
destino da organização.
( ) Envolve cada departamento ou setor, em separado.
( ) Resulta em ações específicas, pois focaliza o
imediato/presente.
( ) Envolve a organização como um todo e propõe
ações globais.
A sequência está correta em
Todas as organizações necessitam de líderes, seja no
nível estratégico, gerencial ou operacional; entretanto,
apesar da liderança ser uma característica de extrema
importância para o administrador ou gestor, o fato é
que estes profissionais nem sempre possuem as
características de um verdadeiro líder. O líder nasce de
um grupo social e é geralmente dotado de uma
capacidade de influenciar e de agregar pessoas para o
cumprimento de tarefas, de metas, enfim, de ser a
peça-chave em situações de grande importância para
qualquer organização. Sobre a “tomada de decisão” no
âmbito da “Teoria dos Estilos de Liderança”, proposta
por White e Lippit, analise as afirmativas, marque V
para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na liderança autocrática as diretrizes são debatidas
e decididas pelo grupo, que é estimulado e
orientado pelo líder.
( ) Na liderança democrática apenas o líder decide e
fixa as diretrizes sem qualquer participação do
grupo.
( ) Na liderança liberal o líder dá total liberdade ao
grupo para a tomada de decisões, com mínima
intervenção.
A sequência está correta em
É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes
e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia.
Esse sistema organizacional compreende a estrutura
No que se refere às habilidades gerenciais, a habilidade técnica é utilizada no seguinte nível hierárquico:
Comportamento organizacional é um
Alguns autores afirmam que as organizações são verdadeiras coleções de processos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam como planejar e implementar a gestão por processos em suas organizações. A implementação da gestão por processo requer
São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:
Um engenheiro que ocupa um cargo de gerente de projetos ambientais em uma empresa de grande porte completou seu tempo para aposentadoria. Quando indagado pelos membros da equipe se iria se aposentar, o gerente respondeu: “Gostaria de me aposentar, mas não penso nisso agora, porque não poderia deixar a empresa em um momento em que tenho projetos complexos e fundamentais para o sucesso do negócio sob minha responsabilidade".
O comprometimento do gerente com a organização é do tipo:
No desenvolvimento da Teoria das Organizações, um importante marco corresponde aos estudos de Henry Fayol, inseridos na denominada Escola Clássica, que, entre outros postulados, aponta o princípio da cadeia escalar, segundo o qual
As estruturas organizacionais comportam diferentes relações formais em seu âmbito interno. Exemplo de tais relações é aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados, a qual se denomina
A avaliação de desempenho ajuda a reduzir a incerteza do colaborador ao proporcionar retroação a respeito de seu desempenho. Com relação às razões pelas quais as organizações avaliam o desempenho de seus colaboradores, analise e assinale a alternativa CORRETA.
A figura abaixo representa a departamentalização da empresa XYZ.

Entre as vantagens do tipo de departamentalização adotada pela empresa XYZ, está:
O presidente de uma empresa estatal quer aprimorar o controle no nível estratégico. Ele quer utilizar indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos.
É um indicador adequado para isso:
O planejamento é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integrem e coordenem suas atividades. Um dos elementos essenciais do processo de planejamento é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais.
Objetivos eficazes devem ser adequadamente formulados, atendendo a certos critérios, tais como:
Conforme Mintzberg, a estratégia: