Em conversa com seu grupo informal na Assembleia Legislativa, um servidor ouviu de um colega que “o modelo de gestão dessa instituição ainda se parece com o dos tempos de Taylor.” Nesse contexto, o fundamento básico da gestão da instituição enfatizava as
Ao processo organizacional, julgue:
É possível considerar o controle como uma função restritiva e coercitiva, mas não é possível o considerar
como um sistema automático de regulação.
Conforme Maximiano (2010), a Teoria Clássica da Administração caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização e na busca pela eficiência, iniciando-se na França, através de Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que apresentou suas ideias através de princípios e técnicas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos princípios defendidos por Fayol.
A teoria clássica da Administração traz em seu arcabouço de pensadores Taylor e Fayol. Taylor destacou-se como alguém preocupado com a administração ao nível de chão de fábrica. Já Fayol preocupava-se em
A evolução do pensamento administrativo está baseada em duas abordagens: a clássica e a contemporânea. No que se refere às abordagens, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Clássica
2) Contemporânea
( ) Burocrática.
( ) Gestão Administrativa.
( ) Teoria da Contingência.
( ) Administração Sistemática.
( ) Teoria da Qualidade Total.
( ) Teoria dos Sistemas.
( ) Reengenharia.
( ) Administração Científica.
( ) Administração Quantitativa.
( ) Comportamento Organizacional.
( ) Organização inteligente.
( ) Relações Humanas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Com relação à compreensão sobre a evolução do pensamento administrativo, assim como suas teorias e abordagens, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: I. A Teoria Clássica da Administração não se aplica aos dias atuais; seu valor é meramente teórico e histórico. II. As condições ambientais são suficientes para induzir o estado de motivação para o trabalho, considerando o papel dos fatores motivacionais. III. O valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associaçãoentre o esforço e o desempenho são os componentes principais da Teoria da Expectativa. IV. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos de líderes autocráticos. V. Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional, identificando um tipo de líder carismático que, além de ser inspirador, oferece recompensas materiais.
Em relação à evolução da administração, julgue o item
A corrente anatomista e fisiologista da organização, em que se inclui Fayol, tinha como preocupação básica aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição dos órgãos componentes da organização, em uma abordagem de baixo para cima (bottom‐up).
Proposto em Maximiano, As competências gerenciais são classificadas em três categorias conhecimentos, habilidades e atitudes. Sobre conhecimentos é CORRETO afirmar:
As funções administrativas são relacionadas com a integração de outras cinco funções (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis). Para Fayol, as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. A divisão mais utilizada das funções administrativas envolve: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é a primeira função administrativa, logo, a que irá nortear as demais. Ele apresenta características essenciais para que o futuro planejado tenha maiores chances de acontecer. São orientações referentes à função planejamento:
O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fa ol e eber.
A linha de autoridade formal de uma organização, que define a estrutura hierárquica entre os membros e unidades da organização, é conhecida como:
De acordo com Maximiano analise o trecho a seguir: É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificalos. O trecho refere-se a:
Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:
Em relação aos Fundamentos Básicos de Administração, analise as afirmativas abaixo: I. Para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais, tais como eficiência e eficácia, que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão, capazes de apoiar a decisão do administrador (gestor ou gerente). II. Os princípios e as técnicas da administração científica procuravam combater o desperdício e aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. III. A teoria clássica está focada em dois alicerces: na definição de uma estrutura e na definição de papéis que precisam ser executados nessa estrutura, com especial atenção para os papéis desempenhados pelos administradores. O número de afirmativas incorretas corresponde a:
Julgue o item que se segue, a respeito das funções da administração.
A autoridade, assim como o poder, refere-se ao potencial para exercer influência e limitar as escolhas dos outros.
Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.
As funções básicas da administração são marketing, produção, vendas e finanças.