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Sobre a relação de gênero e educação, leia o texto a seguir:
“Os movimentos sociais nascem da constatação de que as
histórias das sociedades causaram distorções nesse direito a
igualdade e que agora é necessário corrigi-las. Ao falar de
gênero, essas distorções se dão, sobretudo, nos direitos e no
respeito a homens e a mulheres – cis e transexuais. Parte
das pesquisas realizadas por universidades e institutos de
pesquisa observa como o gênero pode influenciar em
diferentes aspectos da vida cotidiana: na renda, na expectativa
de vida, no cotidiano do trabalho, andando na rua, na saúde
mental e assim por diante [...] Um relatório da Unesco mostra
que meninas e meninos ainda enfrentam diferenças nas
provas de diferentes disciplinas. Elas se saem melhor em
leitura e eles, em Matemática. Pesquisas apontam que as
diferenças não se dão por algo natural, mas porque os
meninos são mais encorajados a trabalhar com
conhecimentos relacionados às ciências exatas”.
(SOARES, W. Existe ideologia de gênero na Educação? 07 out 2018.
Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-degenero-
na-educacao).


Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Visando desenvolver melhor atuação no combate ao bullying, um grupo de profissionais atuantes na escola deu início a um curso de capacitação, a fim de compreender quais são os agentes que efetivamente participam das agressões. Espantosamente, chegaram de forma correta, à seguinte conclusão:

Segundo Silva (2010): “Identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas e as famílias dos envolvidos possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying. Cada personagem dessa trama apresenta comportamento típico, tanto na escola como em seus lares." (p. 47).

Faça a relação entre personagem do bullying e sua respectiva característica, conforme a autora: ( V ) Vítimas. ( A ) Agressores. ( E ) Espectadores.

( ) Começam a apresentar diversas desculpas, inclusive sintomas de doenças físicas (que podem de fato existir), com o intuito de faltar às aulas.

( ) Estão sempre se envolvendo de forma direta ou velada em desentendimentos e discussões entre alunos ou entre alunos e professores.

( ) Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares, o que inclui também perdas constantes de seus pertences, especialmente materiais didáticos.

( ) Não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais frequente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo.

( ) Tendem, em ambos os ambientes (na escola e no lar), a se manterem calados sobre o que sabem ou presenciam.

( ) Não respeitam hierarquias, como a diferença de idade ou de força física, entre seus familiares.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a

Segundo Kupfer, em sua obra “Violência da educação ou educação violenta?”, o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam,

Os professores percebem que o bullying prejudica o trabalho em sala de aula, sobretudo porque eles veem uma relação entre bullies, indisciplina e dificuldades de aprendizagem. Mas alguns impasses podem surgir quando eles entendem que ações de combate ao bullying:

Aos diretores, coordenadores e professores das escolas, uma prática importante pode ser efetiva para reduzir o bullying. Trata-se de:

Para SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying".

Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora:

I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo.

II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los.

III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação. IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

“[…] não existe um ser humano igual ao outro. Cada um possui uma biologia própria, assim como suas próprias vivências psicológicas. Cada pessoa é um ser humano especial, com suas habilidades e dificuldades." (SILVA, 2010, p. 75).

Estão listados, a seguir, alguns comportamentos frente ao bullying sofrido, apresentados pela autora, EXCETO a alternativa:

Em novembro de 2015, foi publicada a Lei 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Trata-se de um importante instrumento de proteção às crianças e aos adolescentes no ambiente escolar.

De acordo com o Art. 3º da referida lei, é correto afirmar que uma das classificações de intimidação sistemática é

Leia os textos abaixo:

Texto I

A pressão arterial (PA) é resultado da força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos e depende do fluxo sanguíneo arterial por minuto (débito cardíaco – DC) e da resistência vascular periférica (RVP). A PA, pode ser descrita pela equação: PA = DC x RVP

Texto II

Após o exercício, ocorre redução significativa da capacidade dos vasos para responder às alterações da atividade simpática ou ao aumento das catecolaminas. Além disso, o maior fluxo sanguíneo durante o exercício, com consequente distensão dos vasos, parece induzir ao aumento do estresse de cisalhamento, mecanismo ligado à síntese e liberação do óxido nítrico. Baseando-se nas informações dos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos possíveis efeitos agudos do exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade em pessoas com hipertensão arterial sistêmica é a redução da pressão arterial.

PORQUE

II. O exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade pode reduzir a resistência vascular periférica e o débito cardíaco minutos após o exercício.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções apresentadas.

O consumo de bebidas alcoólicas é comum e considerado como natural em diferentes situações. Porém, enquanto algumas pessoas podem fazer uso recreativo dessas bebidas ao longo da vida, sem nenhum indício de adoecimento, outras pessoas desenvolvem um transtorno conhecido como dependência alcoólica ou alcoolismo. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a resposta comportamental que caracteriza esse transtorno.

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

Em geral, as novas metodologias de abordagem familiar ignoram a diversidade de modelos familiares.

Leia atentamente as asserções abaixo:

I - “Na família contemporânea, a noção de respeito não desapareceu, ela mudou de sentido. Ela marca, doravante, o reconhecimento, não mais de uma autoridade superior, mas do direito de todo indivíduo, pequeno ou grande, de ser considerado uma pessoa" (SINGLY, 2011).

Portanto,

II - “No bojo desse movimento emergem novos valores educacionais, preconizando o respeito pela individualidade e pela autonomia juvenis, o liberalismo nas relações entre pais e filhos. Em suma, os pais tornam-se provedores de bem-estar psicológico para os filhos" (NOGUEIRA, 2006).

Acerca da relação entre as asserções apresentadas acima, é correto afirmar que

A Síndrome de Down é a anomalia genética mais comum, a qual causa comprometimento intelectual de vários níveis, podendo ser mais brandos ou severos. Os portadores da síndrome também apresentam recorrentemente disfunções cardíacas, como a própria cardiopatia congênita, acometendo aproximadamente 50% desse público. Nesse sentido, a atividade física pode ser um fator também de risco, visto que esta pode levar a mais complicações, dependendo do comprometimento, a liberação médica é necessária. Em adição, essa população sofre com preconceito, de forma que eles próprios, por vezes, não se sentem parte da sociedade, impactando negativamente no processo de inserção social. Por outro lado, existem projetos que utilizam da atividade física, lúdica ou mesmo estruturada, para além de benefícios biológicos, visando à inclusão; e proporcionando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para esse público.

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Profissionais de Educação Física especializados devem ser priorizados para trabalhar com portadores de Síndrome de Down, haja vista a precaução e melhor possibilidade de alcance dos benefícios do exercício.

PORQUE

II. O estímulo ao esporte, adaptado ou não, é considerado uma boa ferramenta para a inclusão social dessa população; sempre considerando suas preferências e possíveis contraindicações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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